Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Ramos
Sofia Ramos
25 Ago, 2017 - 08:29

10 imagens que provam que os Açores são uma maravilha da natureza

Sofia Ramos

Quem consegue resistir à beleza dos Açores? Veja as imagens que provam que este é um destino abençoado pela natureza.

10 imagens que provam que os Açores são uma maravilha da natureza

Neste artigo, mostrámos-lhe 10 imagens que são a prova de que os Açores são uma maravilha da natureza. Mas esta é apenas uma pequena amostra da imensa riqueza das terras açorianas, donas de paisagens incríveis.

Desde lagoas de sonho a formações vulcânicas imponentes, passando por montes e vales verdejantes e pela fauna única da ilha, não faltam atrações para o nosso olhar neste excelente destino de férias.

10 imagens que provam a beleza natural dos Açores

Lagoa do Fogo

placeholder-1x1

Classificada como Reserva Natural, a estonteante Lagoa do Fogo é a segunda maior lagoa de São Miguel, com 3 km de comprimento e 2,5 km de largura. Faz parte do maciço vulcânico da Serra de Água de Pau e dista 27 km do centro de Ponta Delgada. É possível descer por um trilho até à sua margem e banhar-se nas suas águas límpidas.

Lagoa das Sete Cidades

placeholder-1x1

É o maior reservatório de água doce do arquipélago e a mais famosa das lagoas açorianas. A dupla coloração das suas águas está na base de algumas lendas, que reforçam o caráter mágico deste local, de uma beleza ímpar. Mede 4,2 km de comprimento máximo.

Lagoa de Santiago

placeholder-1x1

Situada igualmente na ilha de São Miguel, não muito longe da Lagoa das Sete Cidades, este é um tesouro escondido da maior parte dos turistas, mas proporciona-nos uma visão de tirar o fôlego. Com vegetação cerrada a toda a volta, a Lagoa de Santiago pode ser apreciada a partir do mais espetacular miradouro da ilha: o Miradouro da Grota do Inferno.

Pico

placeholder-1x1

Sabia que o Pico é a segunda maior ilha dos Açores? E é aqui que se ergue o ponto mais alto de Portugal, a 2351 metros acima do nível do mar. As encostas imponentes da montanha vulcânica marcam a paisagem de toda a ilha e dizem que a aventura de subir ao “Piquinho”, o seu cume, para ver o pôr e o nascer do sol é uma experiência inesquecível.

Cachalotes e Golfinhos

placeholder-1x1

E porque natureza é mais do que a rica vegetação e os verdes vibrantes, os Açores são o habitat de espécies de animais pouco comuns, mas que preenchem o nosso imaginário. Falamos dos cachalotes e dos golfinhos, por exemplo, sendo possível participar em passeios de barco para poder avistá-los.

Plantações de Chá

placeholder-1x1

Atualmente, só há uma plantação de chá na Europa e fica nos Açores. Se um dia for a São Miguel não deixe de visitar a Gorreana, incluindo os campos de cultivo de chá preto e verde, a fábrica onde as folhas são secas, transformadas e embaladas e o interessante museu. Uma história aromática que se escreve desde 1883.

Prados férteis

placeholder-1x1

E o que dizer das pastagens únicas dos Açores? A fertilidade das terras vulcânicas dá origem a um pasto de excelente qualidade que permite as vacas produzirem leite de elevado valor nutricional. Não é à toa que o leite, a manteiga e os queijos dos Açores são aclamados pelos consumidores. E ver as vaquinhas a pastar livremente na erva verdejante é um cenário inspirador.

Ribeira dos Caldeirões

placeholder-1x1

Empolgantes quedas de água e moinhos antigos são duas das atrações desta Área Protegida da freguesia da Achada, no concelho do Nordeste, em São Miguel. Não muito longe, encontra-se o Jardim Botânico da Ribeira do Guilherme. Se visitar este local, esteja atento às aves e tente avistar o Priolo, um pássaro endémico da ilha.

Algar do Carvão

placeholder-1x1

Vamos agora até à Ilha Terceira, para nos deslumbrarmos com o Algar do Carvão. Trata-se de uma gruta no interior de um cone vulcânico, a maior atração deste género do arquipélago. O cenário parece saído da saga do Senhor dos Anéis: vegetação densa em redor do cone e, a 100 metros de profundidade, uma lagoa de águas transparentes.

Furnas

placeholder-1x1

Neste grupo de imagens que são a prova de que os Açores são uma maravilha da natureza, não nos podíamos esquecer das Furnas. Esta freguesia do concelho de Povoação, na Ilha de São Miguel, deve o seu nome ao calor que emana do seu solo e que permite, entre outras coisas, que se cozinhe no interior da terra.

Mas nas Furnas há mais do que o célebre “cozido”. Há lagoas, há piscinas naturais de água quente, há fumarolas e há o fabuloso jardim botânico do Parque Terra Nostra, considerado um dos mais bonitos jardins do mundo pela conceituada revista Condé Nast Traveller.

Veja também: