Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
15 Set, 2018 - 11:00

Como afiar facas corretamente: principais utensílios e técnicas

Teresa Campos

Siga as nossas indicações para afiar facas e recupere aquele corte único e super eficiente que julgava perdido. Métodos simples para facas bem afiadas.

Como afiar facas corretamente: principais utensílios e técnicas

Fique a conhecer 3 maneiras de afiar facas e prepare-se para resultados excelentes. Sempre com todos os cuidados e precauções, não desista de ter facas afiadas, seguindo estas técnicas muito práticas que garantem cortes limpos e precisos. Se acha que afiar facas não é tarefa para si, desengane-se. Há formas muito simples e fáceis de o conseguir e recuperar o uso das suas facas, mesmo das mais velhinhas e gastas.

Aprenda a afiar facas com 3 métodos distintos

Mulher a cozinhar para o seu gato

Pedra de amolar

  1. Escolha a inclinação certa para afiar a faca. Dê um ângulo entre os 10° a 30° para cada lado. Quanto mais inclinada ficar a faca, mais afiada ela ficará, embora por menos tempo. Já se usar um ângulo entre os 17° e os 20°, conseguirá uma faca menos afiada, mas mais durável.
  2. Antes de começar a afiar as facas, lubrifique a pedra de amolar com um óleo mineral. Use um óleo de consistência leve, para facilitar o deslizar da lâmina sobre a pedra. Além disso, este produto evita que as partículas se desprendam do metal.
  3. Para manter o ângulo certo para afiar, use uma guia ou, se não tiver, controle a inclinação manualmente. Para ajudar no processo, passe uma caneta em ambos os lados da lâmina e, conforme afia, vá verificando se a tinta está a sair.
  4. Comece sempre a afiar, usando o lado mais áspero da pedra.
  5. Para um fio de corte simétrico, amole a faca arrastando-a pela pedra na direção oposta à usada para cortar uma fina camada de pedra. Isto criará uma rebarba e contribuirá para prolongar a resistência da pedra.
  6. Continue a amolar até alcançar por volta da metade do aço.
  7. À exceção das lâminas de um gume – que não devem seguir este procedimento -, vire agora a faca e amole o outro lado da lâmina até criar um novo corte.
  8. Vire a pedra para o lado menos áspero e afie o outro lado da lâmina. Isso é fundamental para o fio da lâmina ficar mais afiado.
  9. Agora, vire a faca e continue a afiar com o lado menos áspero da pedra.
  10. Alterne os lados, passanfo a faca uma só vez sobre a pedra e, depois, virando a lâmina e fazendo o mesmo do outro lado.
  11. Repita o processo as vezes necessárias, até o fio ficar bem liso e sem rebarbas, para um corte mais eficaz.

Afiador de aço

  1. Use um afiador de aço para manter o corte. O seu uso regular poupa o fio da lâmina, aumentando a sua vida útil. Isto, porque o afiador realinha o metal na lâmina, mantendo o formato. Além disso, ao contrário da pedra amoladora, o afiador não remova uma grande quantidade de metal da lâmina.
  2. Incline ligeiramente o afiador e afaste-o do seu corpo. A ponta deve estar mais alta do que o cabo. Com a mão, segure firmemente a faca, enquanto os dedos seguram o cabo.
  3. Mantenha a faca num ângulo de cerca de 20° em relação ao afiador. Nunca altere o ângulo, durante o processo. Deslize a lâmina pela metade superior do afiador. Comece o movimento pela parte da faca que fica mais próxima da sua mão e acabe de deslizar com a ponta da lâmina passando pelo afiador.
  4. Mantendo o ângulo de cerca de 20°, deslize agora a lâmina pela metade de baixo do afiador, usando a mesma técnica. É importante que não aperte a faca contra o afiador.
  5. Repita este ciclo 6 a 8 vezes.

Fundo de uma chávena

  1. Para resultados mais rápidos e imediatos, volte uma chávena de “cabeça para baixo”.
  2. Mantenha um ângulo de cerca de 20° e deslize várias vezes o lado da lâmina pelo fundo da chávena.
  3. Mantenha o mesmo ângulo e afie agora o outro lado da faca.
  4. Alterne os lados da lâmina, deslizando um lado da faca pela chávena, virando a lâmina e repetindo o processo do outro lado.
  5. Após 6 a 8 passagens, deve estar pronto.

Dicas importantes

  • As pedras de amolar elétricas devem ser operadas com muito cuidado, pois o calor gerado no processo de afiação pode suavizar o aço, fazendo com que a faca perca o seu corte rapidamente.
  • As facas de cozinha mais baratas perdem o corte rapidamente. Porém, elas são fáceis de afiar, devendo usar um ângulo mais acentuado para melhores resultados.
  • A maioria das pedras de amolar carecem de um lubrificante que pode ser um óleo mineral ou mesmo água.
  • Para experimentar o corte, nunca passe o dedo pela faca. Segure um pedaço de papel e tente cortá-lo com a faca e avalie se está ou não suficientemente afiada.
  • Uma faca bem afiada não deve ter pontos brilhantes no seu fio, se a segurarmos diretamente sob a luz.
  • Manuseie sempre com cuidado as facas, nomeadamente as recém-amoladas, por serem potencialmente mais cortantes.

Já sabe como afiar facas, agora só tem de escolher o método que prefere e reunir aí em casa todas as facas que já não estar a cortar devidamente. Depois, é só seguir o nosso passo-a-passo para afiar facas, sem esquecer as preciosas dicas que lhe deixámos e que são, igualmente, da máxima importância e utilidade.

Veja também