Márcio Matos
Márcio Matos
23 Abr, 2018 - 08:50
Discos pedidos: 7 álbuns que precisa conhecer antes dos 30 anos

Discos pedidos: 7 álbuns que precisa conhecer antes dos 30 anos

Márcio Matos

Há álbuns icónicos. Selecionámos 7 deles e decidimos que estes os álbuns que precisa conhecer antes dos 30 anos. Acredite que se vai surpreender.

O artigo continua após o anúncio

A proposta que lhe fazemos é simples: descubra os 7 álbuns que precisa conhecer antes dos 30 anos – e ouça, ouça muito. Se já ultrapassou esta idade, partilhe estes discos com todos os seus amigos com menos de 30 anos. Se ainda não completou 30 primaveras, corra já para a loja mais próxima e adquira estes álbuns. Sim, estes álbuns merecem ser comprados na sua versão CD, pois acredite que o formato material vale, também, a pena. Dedique cada um deles a um dia da semana e maravilhe-se.

Há 7 álbuns que precisa conhecer antes dos 30 anos

albuns que precisa conhecer antes dos 30 anos

1. The Beatles, Revolver (1966)

Este é o 7º álbum do grupo de rock inglês The Beatles. Considerado ainda mais inovador do que seu antecessor (Rubber Soul, de 1965), neste álbum pode encontrar clássicos como “Love You To”, “Got to Get You into My Life”, “Eleanor Rigby”, “Tomorrow Never Knows” e o icónico “Yellow Submarine”. Com os Beatles e esta música, todos embarcámos num submarino amarelo cheio de fantasia, vivendo ao máximo os anos loucos da década de 60 do século passado. Sem dúvida, um essencial.

2. David Bowie, Heroes (1977)

Heroes é um álbum de David Bowie, o segundo da “Trilogia de Berlim” que contou com a participação de Brian Eno. Gravado no Hansa Tonstudio, na Berlim Ocidental, este álbum reflete o zeitgeist da Guerra Fria, simbolizada pela cidade dividida. Toda essa ambiência ficou patente no disco: para muitos uma obra de arte, uma expressão artística positiva e apaixonada!

3. Kate Bush, The Sensual World (1989)

The Sensual World é o 6º álbum de estúdio da cantora e compositora inglesa Kate Bush. O disco foi um sucesso de vendas e nomeado para diversos prémios. É considerado um dos melhores álbuns da década de 80 do século XX.

4. Jeff Buckley, Grace (1994)

Grace é o 1º e único álbum de estúdio de Jeff Buckley. O disco teve grande repercussão no meio artístico, influenciando artistas como Radiohead, Muse, Coldplay, Travis, Jamie Cullum, entre outros. É considerado por muitos um dos melhores álbuns da década. Aí pode encontrar a maravilhosa revisitação do clássico Hallelujah de Leonard Cohen.

5. The Verve, Urban Hymns (1997)

Urban Hymns é o 3º álbum de estúdio da banda The Verve e é um indispensável, não fosse este disco conter faixas como “The drugs don’t work” ou a deveras famosa “Bittersweet Symphony”. Sem dúvida, um bom exemplo do rock alternativo internacional.

6. Nick Cave and The Bad Seeds, The Boatman’s Call (1997)

The Boatman’s Call é o 10º album de Nick Cave. Integralmente acompanhado ao piano, ele apresenta uma ambiência sombria e romântica e é, até hoje, considerado como o melhor disco da carreira de Nick Cave.

7. Moby, Play (1999)

Play é o 5º álbum de estúdio do cantor de americano Moby. Foi um sucesso e um fenómeno comercial. Tornou-se no álbum mais comercializado do seu género musical, com mais de 10 milhões de cópias vendidas mundialmente. Neste disco, ele soube combinar os ritmos clássicos do gospel e da música folclórica com o estilo moderno da house music. Em 2003, o álbum ficou na posição 341 da lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, pela prestigiada revista Rolling Stone.

O artigo continua após o anúncio

Numa viagem musical, dos anos 60 até aos anos 90, do rock à música eletrónica, não há barreiras, nem limites quando falamos de arte. O elemento comum entre estes 7 álbuns que precisa conhecer antes dos 30 anos é mesmo a sua qualidade inequívoca e a sua marca eterna na história da música mundial. Por isso mesmo, não deixe de conhecer cada um deles e faça destes álbuns a sua banda sonora diária.

Veja também: