Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
05 Jul, 2018 - 19:00

11 alimentos que hidratam o corpo e que deve incluir nas suas receitas

Márcio Matos

Se bebe pouca água, saiba que há alimentos que hidratam o corpo. Confira quais e integre-os na sua dieta diária através das suas receitas.

11 alimentos que hidratam o corpo e que deve incluir nas suas receitas

A água é fundamental ao bom funcionamento do nosso organismo. Em média, recomenda-se a ingestão de 1,5l de água por dia, por pessoa, mas a verdade é que muitas vezes não chegamos nem perto desta meta. Por essa razão, é importante complementar a ingestão de água com a ingestão de alimentos que hidratam o corpo. Frutas e legumes estão no topo da lista como os alimentos que ajudam a hidratar o corpo com maior aporte de água. Ora, consulte a lista.

11 alimentos que hidratam o corpo: lista para incluir nas receitas

Arroz integral

arroz integral

Quando cozido, este alimento apresenta aproximadamente 70% de água, além de hidratos de carbono, fibras, manganês, cobre, zinco, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B, como a piridoxina e a tiamina. Por isso, use-o como acompanhamento das suas refeições de verão, mas não se esqueça de comprar a versão integral.

Fique a saber mais sobre o arroz integral >>

Feijão

feijao

Cozido possui cerca de 80% de água, além de proteínas, hidratos de carbono, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina – vitamina também do complexo B. Por que não aliá-lo ao arroz e confecionar um belo arroz de feijão, super hidratante?

Aprenda a fazer receitas com feijão >>

Curgete

Com uns impressionáveis 93% de água, ela oferece ainda fósforo e potássio e, para além das sopas e saladas, pode fazer alguns pratos deliciosos com ela, como por exemplo courgette recheada.

Banana

banana

Contém 71% de água e a sua composição conta também com hidratos de carbono, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C, piridoxina e riboflavina (vitamina B2). Todos sabemos o aporte energético que este fruto oferece, por isso o ideal é que coma uma bana por dia, pelo menos no verão.

Confira mais de 20 receitas com banana >>

Abacate

abacate

Cru oferece 83% de água, além de cobre, zinco, cálcio, magnésio, manganês, lípidos, hidratos de carbono, fibras, fósforo, potássio, riboflavina e vitamina C. Abuse dos guacamoles, pois afinal além de deliciosos, são ainda uma importante fonte de água.

Conheça 8 benefícios do abacate >>

Couve galega

Crua tem 90,9% de água e também vitamina C, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, niacina e potássio. Esta, assim como a grande maioria das couves, é um poderoso hidratante e, por isso, deve usá-la como acompanhamento dos seus pratos cozendo-a e, depois, salteando-a para que fique com uma textura mais crocante. Claro que pode sempre incluí-la na sopa, juntamente com outros legumes ricos em água.

Cereja

cereja

Rica em água, a cereja é excelente para ajudar a hidratar o corpo e possui nutrientes valiosos para o nosso organismo, como a Vitamina C, o ácido fólico, o betacaroteno, além de ser fonte natural de cálcio, magnésio, potássio, fósforo e também flavonoides.

A fruta também é fonte de zinco, ferro, potássio, manganês e cobre. O potássio é um mineral saudável para o coração e um importante componente que regula a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Espinafres

A “bater o record” com 94% de água, os espinafres têm proteínas, hidratos de carbono, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C. Salteie-os numa frigideira com um pouco de alho e terá um petisco delicioso e super hidratante.

Adote 5 receitas saudáveis com espinafres >>

Cenoura

cereja

Crua possui igualmente 90% de água! Este legume possui também hidratos de carbono, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Por isso, há que usá-lo e muito nas suas saladas de verão.

Tome nota de 4 receitas com cenoura >>

Agrião

Cru apresenta cerca de 93,9% de água, além de potássio, vitamina C, fósforo e cálcio – fundamental para uma boa saúde óssea. Inclua nas suas sopas e saladas e beneficie de todas as suas propriedades e componentes.

Abóbora

abacate

Tem cerca de 86% de água e, quando cozida, é rica em fósforo, fibras e potássio, o que melhora a frequência dos batimentos cardíacos e o bom funcionamento dos músculos. Pode utilizá-la em algumas sopas frias, mais apetecíveis nos dias de calor.

Experimente 10 receitas com abóbora >>

Agora, já não há dúvida de que deve mesmo dar primazia a estes alimentos que hidratam, sobretudo aos legumes e às frutas – certo? Habitue-se a usar os legumes como acompanhamento e a fruta como um delicioso pequeno almoço e lanche, de preferência optando por este alimentos que a hidratam o corpo. Assim, estará não só a ingerir uma série de vitaminas e mineras, como estará a hidratar o seu corpo e a garantir que ele funciona nas melhores condições e a 100%.

Veja também: