Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
03 Mai, 2018 - 09:15

7 alimentos que provocam gases

Inês Pereira

Barriga inchada? É um problema comum, mas há formas de evitá-lo. Descubra aqui uma lista com 7 alimentos que provocam gases e fique longe do desconforto.

7 alimentos que provocam gases

Certamente, já ouviu dizer que há determinados alimentos que provocam gases. Este é um incómodo mais frequente do que pode imaginar, especialmente após as refeições, mas apesar de comum, não é nada agradável e fácil de lidar.

Sente-se inchado e o desconforto gástrico não o larga? E se lhe dissermos que a culpa é das suas escolhas alimentares? Não há um truque mágico para resolver a questão, mas existem formas de a controlar. O melhor é evitar, ou não consumir em excesso, refeições que contenham estes alimentos que provocam gases. Toma nota de todos.

Conheça 7 alimentos que provocam gases

Antes de mais, importa saber que os gases intestinais se formam no estômago e no intestino, ao longo do processo de digestão dos alimentos.

Ora, os produtos com elevada quantidade de fibras e hidratos de carbono fermentam bastante durante a digestão e é por esse motivo que existe uma maior tendência para o aparecimento de gases. Por outro lado, alimentos ricos em gordura e proteínas produzem menos gases. Assim, será relativamente fácil compreender quais os alimentos que provocam gases e que, portanto, deve evitar se sente um desconforto relacionado.

Ainda que existam regras gerais, vale a pena lembrar que a verdade é que a tolerância do organismo aos vários alimentos varia de pessoa para pessoa, pelo que nem toda a gente tem flatulência ou uma sensação de inchaço ao ingerir a mesma refeição. Mesmo assim, há uma lista de ingredientes a evitar para tentar afastar o problema.

1. Leite e derivados

leite

A lactose é o açúcar natural presente no leite e em vários alimentos de consumo comum que dele derivam, como o queijo ou a manteiga. Este açúcar é um dos principais causadores de gases, já que pode causar dificuldades na digestão.

Este problema agrava-se no caso das pessoas que são intolerantes à lactose e, portanto, não possuem as enzimas necessárias para a digerir.

Em alternativa pode optar por bebidas vegetais, como o leite de soja, de amêndoa ou de arroz. Atualmente, estas bebidas encontram-se à venda em qualquer supermercado ou loja de alimentos saudáveis.

2. Vegetais crucíferos

Na categoria dos vegetais crucíferos incluem-se alimentos como os brócolos, a couve de bruxelas, a couve-flor e o repolho. São reconhecidos pela riqueza em fibras, vitamina C e ácido fólico, bem como pelas suas propriedades anticancerígenas.

Porém, contêm um tipo de açúcar complexo, rafinose, que o organismo tem dificuldades em digerir. Por esse motivo, é fermentado por bactérias, o que resulta no surgimento de gases e inchaço.

3. Cereais

cereais

Alguns cereais, como o centeio e o trigo, contêm frutano, um hidrato de carbono difícil de digerir. Assim, pode causar inchaço e, consequentemente, flatulência.

4. Melancia

Pode parecer estranho, uma vez que melancia é maioritariamente constituída por água, mas a verdade é que pertence à lista de alimentos que provocam gases. Esta fruta contém frutose, que, apesar de ser um açúcar de origem natural, pode ser de difícil absorção.

5. Refrigerantes

refrigerantes

Grande parte dos refrigerantes contêm gás na sua composição, que, muitas vezes, não é totalmente eliminado durante a ingestão. Resultado? Chega aos intestinos e provoca flatulência.

6. Leguminosas

As leguminosas, como ervilhas, lentilhas e feijão, são muito ricas em fibra e proteína. Assim, apesar dos seus benefícios, trazem um problema: o organismo tem dificuldade em absorver estes alimentos.

7. Doces

doces

A ingestão de alguns açúcares, adoçantes, gomas e doces hipercalóricos pode resultar no aumento da flatulência devido à elevada quantidade de hidratos de carbono. Também o sorbitol, utilizado para adoçar doces sem açúcar, aumenta a produção de gases.

Agora que já conhece a lista completa de alimentos que provocam gases só tem de tentar adaptar a sua dieta de modo a controlar melhor este problema. Uma boa dica é beber muita água ou chás, já que ajudam a reduzir os gases.

Veja também: