Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
22 Jun, 2018 - 11:11

Álvaro: uma aldeia de fé pintada de branco

Isadora Freitas

Álvaro é uma Aldeia do Xisto em Oleiros com uma albufeira aos pés e um vasto património religioso.

Álvaro: uma aldeia de fé pintada de branco

Aninhada na albufeira do Cabril, numa encosta sobranceira ao Rio Zêzere, Álvaro é uma Aldeia do Xisto com um vasto património religioso. Com a maioria das fachadas rebocada e pintada de branco, é uma das chamadas “aldeias brancas” da rede de aldeias cujo material de construção predominante é o xisto.

Álvaro: uma aldeia branca com um vasto património religioso

Álvaro

Fonte: ADXTUR-Foge Comigo

Outrora uma importante povoação para as ordens religiosas, nomeadamente a Ordem de Malta, em Álvaro são sete as capelas que irá encontrar – Santo António, S. Sebastião, Nossa Senhora da Nazaré, Igreja da Misericórdia, S. Gens, Nossa Senhora da Consolação e S. Pedro –, das quais cinco estão situadas dentro da povoação e duas nos seus arredores. Nelas, poderá testemunhar manifestações importantes de arte sacra, desde pinturas a artefactos únicos. São ainda várias as alminhas que irá vislumbrar pelos caminhos da aldeia.

Praia Fluvial de Álvaro

Álvaro

No concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, a aldeia, onde se estende a albufeira da Barragem do Cabril e as suas infraestruturas fluviais, é o sítio perfeito para se refrescar por entre paisagens ondulantes de montes e serras. Na praia fluvial que aí se encontra, um espaço recolhido e inserido num cenário de uma beleza singular, terá à sua disposição uma piscina flutuante, um parque infantil, um local para merendar e ainda um bar de apoio. Para uma tarde mais activa, poderá ainda abraçar diversas actividades desportivas e de lazer, como canoagem, passeios de barco e pesca.

Loja Aldeias do Xisto de Álvaro

Álvaro

Entre as várias causas sociais, ambientais e económicas que levaram à criação da rede das Aldeias do Xisto, encontra-se a promoção do saber-fazer artesanal, tornada palpável na rede de Lojas Aldeias do Xisto, onde produtos genuínos e de qualidade seleccionada são celebrados e vendidos. Álvaro acolhe uma destas lojas, onde irá encontrar sabores típicos, como aguardente, licor e compota de medronho, e também cortiços, mantas, bonecas de trapos e alguns trabalhos em xisto.

Caminho do Xisto de Álvaro – Mui Nobre Villa

ÁLvaro

Com pouco mais de sete quilómetros de extensão, este Caminho do Xisto tem início no miradouro da Igreja Matriz ou Igreja de S. Tiago Maior e passa pelo vale da Ribeira de Alvelos, onde, rodeado de oliveiras com séculos de História, poderá avistar uma ponte de origem romana que ainda hoje é local de passagem dos habitantes de Álvaro. Por entre pinheiros, eucaliptos, sobreiros e carvalhos, o caminho continua em direcção a Longra, terminando com uma descida pela rua principal da aldeia com o Rio Zêzere como pano de fundo.

Onde ficar?

Hotel Santa Margarida, Oleiros

Álvaro

Situado na vila de Oleiros, junto à ribeira com o mesmo nome, o Hotel Santa Margarida é um espaço moderno onde a prioridade é dada ao conforto dos hóspedes. Com um design contemporâneo e, ainda assim, inspirado nos usos e costumes da região, o Hotel, com piscina e sauna, é o refúgio ideal para quem procura abraçar a tranquilidade da vila. Aqui, realizam-se também eventos temáticos, workshops e aulas de cozinha onde são celebrados os sabores regionais.

Preço por noite (2 hóspedes, pequeno-almoço incluído): desde 99€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Veja também: