Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
18 Mar, 2020 - 15:57

Tenha cuidado! Não instale a aplicação Covid-19 Tracker

Ekonomista

Nos últimos dias tem sido partilhada nas redes sociais a aplicação para telemóveis Android “Covid-19 Tracker”. Não instale, é um esquema de burla.

Homem a instalar apps no telemóvel

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a apelar aos cidadãos para não instalarem a aplicação COVID-19Tracker. A app, que tem sido partilhada em mensagens de correio eletrónico e nas redes sociais, é afinal um esquema de ransomware e não uma ajuda para esclarecer os cidadãos sobre a pandemia de Covid-19, como se apresenta.

Através de comunicado, publicado na página de Facebook do CNCS, o organismo esclarece que tudo começa através de um convite que é feito ao utilizador para fazer o download do COVID-19 Tracker fora da loja Google Play (equipamentos Android). Após a sua instalação, o malware bloqueia o dispositivo e exige um resgate de cerca de USD 100 em bitcoin. Ou seja, é pedido que seja pago um resgate de cerca de 90 euros para recuperar os dados do telemóvel.

O Centro Nacional de Cibersegurança pede ainda que os cidadãos reportem qualquer incidente relativo à instalação desta aplicação. Devem fazê-lo através do email [email protected] e alertar as autoridades criminais.

A acompanhar o alerta, o CNCS divulgou um conjunto de cuidados a ter com os conteúdos digitais. Um deles passa por não instalar qualquer aplicação móvel (Android ou IOS – Apple) que não seja disponibilizada pelas lojas oficiais dos fabricantes: Google Play e a Appstore.

Para evitar eventuais aproveitamentos pelo cibercrime, o CNCS aconselha “extrema prudência no acesso, receção e partilha de conteúdos digitais associados ao novo coronavírus”.

Veja também