David Afonso
David Afonso
04 Jul, 2019 - 09:32
Apps para pagar combustível? Sim, já existem.

Apps para pagar combustível? Sim, já existem.

David Afonso

Já imaginou como seria se os telemóveis tivessem apps para pagar combustível? E se lhe dissermos que já existem apps para isso? Conheça-as e saiba como funcionam.

O artigo continua após o anúncio

Embora a Via Verde tenha há vários anos a funcionalidade para fazer o pagamento nos Postos Galp de forma automática usando o identificador dentro do automóvel, até agora nunca tinham existido no nosso país apps para pagar combustível. Já no panorama internacional, Austrália, Reino Unido e Brasil, foram os primeiros países a dar passos nesse sentido. Primeiro a Austrália, BPme (2016); Brasil, Shell Box (2016); e Reino Unido, Esso App (2017).

Para ajudá-lo a entender este aparente novo mundo, vamos fazer uma breve análise às apps que citámos no parágrafo anterior. Como funcionam, o que incluem e as suas vantagens e desvantagens.

Apps para pagar combustível

pagar o combustivel atraves de uma app

Reino Unido – Esso App

A aplicação Esso App está disponível desde 2017, tanto para iOS como para Android. A sua utilização é grátis e para além de ajudar a localizar as bombas de gasolina da marca também permite fazer o respetivo pagamento. Este foi um grande passo para a gasolineira Esso, permitiu chegar a outro tipo de público e permitiu que as transações de combustível se tornassem mais fáceis.

Objetivo: A principal função da aplicação é que o utilizador não tenha de se deslocar à caixa de serviço para fazer o pagamento. Através do PayPal ou do Apple Pay, consegue com o seu telemóvel realizar o pagamento do combustível que acabou de colocar no seu veículo.

Método de Funcionamento

1º Passo – Realizar o download e configurar o aplicativo Esso App no telemóvel.

2º Passo – Dirigir-se a uma bomba de gasolina Esso, ativar o Esso App e deixar o GPS encontrar a localização. Em seguida, selecionar a respetiva bomba de gasolina onde se encontra.

3º Passo – Proceder à colocação de combustível. Mediante a quantia colocada, a Esso App notifica para escolher qual o método de pagamento que prefere, PayPal ou do Apple Pay. À distância de um toque tem o combustível pago. Nota: A aplicação permite definir um valor por defeito que será gravado para futuras utilizações.

4º Passo – Quando terminar, a Esso envia um recibo por e-mail com os detalhes do pagamento. Ah, e não tem de se preocupar em ir à caixa de serviço e dizer ao funcionário, a Esso App faz essa comunicação.

O artigo continua após o anúncio

Vantagens e Desvantagens

Sem dúvida, que a comodidade, facilidade de utilização e controlo de custos são as principais vantagens. Contudo, também existem desvantagens, não da própria aplicação em si, mas de toda a rede de serviço. Destacamos duas: nem todas as bombas de gasolina Esso estão incluídas e os métodos de pagamento podem não ser utilizados pelos utilizadores.

Austrália – BPme

A aplicação BPme, tal como a Esso App, também está disponível tanto para iOS como para Android e é gratuita. Lançada em 2016, foi pioneira neste tipo de apps para pagar combustível.

Objetivo: A principal função da aplicação é trazer ao condutor comodidade na hora de pagar o seu combustível, através do seu telemóvel consegue fazê-lo. Contudo, tem um extra. Caso o condutor não tenha dinheiro, a aplicação oferece créditos de combustível que depois são reajustados quando o condutor carregar a sua conta BPme.

Método de Funcionamento

O método de funcionamento não difere da Esso App. O princípio e a finalidade é o mesmo.

Vantagens e Desvantagens

Quando falamos de vantagens e desvantagens da BPme falamos das mesmas vantagens da Esso App. Contudo, o facto de ser possível aceder a crédito da marca, torna a BPme uma app mais ambiciosa na hora de chegar ao consumidor. Relativamente a desvantagens, apesar de oferecer outro tipo de método de pagamento, o facto de se recorrer a crédito, coloca sempre o condutor numa situação de possível incumprimento com a marca BP.

Brasil – Shell Box

Lançada em 2016, a Shell Box foi um dos booms no mundo das aplicações no Brasil. Com a premissa de tornar o pagamento de combustível ainda mais fácil, foi o ponto de partida para ligar as bombas de gasolina Shell no Brasil.

Objetivo: Através da aplicação pode acumular pontos, ganhar quilómetros no programa de fidelização Shell ou até ganhar descontos. Contudo, o mais importante e tal como as duas aplicações anteriormente referidas, é a comodidade do serviço.

Método de Funcionamento

O método de funcionamento igual ao da Esso App e BPme.

O artigo continua após o anúncio

Vantagens e Desvantagens

Relativamente ao valor que acrescenta ao consumidor, a Shell Box é muito semelhante à BPme. Resta referir ainda que o seu programa de fidelização e recompensas por utilização são fatores diferenciadores que realmente são verdadeiras vantagens para os consumidores.

Com efeito, já imaginou se em Portugal existissem apps para pagar combustível? Quais seriam as vantagens e as suas desvantagens? Será que seguiriam os moldes destas 3 que destacámos? As respostas para estas perguntas foram dadas pela Prio.

A Prio acaba de lançar uma aplicação, a Prio.go, para iOS e Android que para além de ajudar a localizar as bombas de gasolina da marca também permite fazer o pagamento.

colocar gasolina

Portugal – Prio.go

A ideia da Prio.go é facilitar ao utilizador a hora de realizar o pagamento do combustível. No caso, tal como nas outras apps para pagar combustível que referimos, basta o telemóvel e a aplicação, para identificar o consumidor e a viatura, e fazendo a conexão ao pagamento por cartão de crédito ou por MB Way.

Objetivo: A Prio.go é assim a primeira aplicação móvel em Portugal a permitir o pagamento de combustível sem sair do carro. Foi desenvolvida pela portuguesa Prio em colaboração com a Bliss Applications, Easypay e Gasodata e tem como principal objetivo melhorar a experiência de abastecimento de combustível e que esta seja mais rápida e cómoda.

Método de Funcionamento

1º Passo – Depois de realizar o download da aplicação, os utilizadores têm de configurar a conta, introduzir a matrícula e o NIF, identificando também o método de pagamento (Cartão de Crédito ou MB Way).

2º Passo – Para utilizar a app na bomba de gasolina é necessário ter a geolocalização ativada. Identificado o posto da Prio e depois o número da bomba de abastecimento onde o serviço está disponível, o tipo de combustível e o valor, o utilizador tem apenas de colocar a mangueira no depósito. Nota: Mantenha o telemóvel dentro do carro devido ao perigo associado em bombas de gasolina.

3º Passo – Pagamento consoante o que definiu, Cartão de Crédito ou MB Way.

4º Passo – Depois de abastecer é feita a cobrança e enviada a fatura por e-mail, no valor do abastecimento.

O artigo continua após o anúncio

Vantagens e Desvantagens

As vantagens e desvantagens associadas à Prio.go são em tudo semelhante às que referimos nas outras apps para pagar combustível. Sendo que a limitação de bombas de gasolina iniciais pode ser um entrave à utilização da app. Contudo, deixamos um resumo mais detalhado do que pode “ganhar” com a Prio.go:

  • Gratuita (iOS e Android);
  • Está disponível em 21 postos da rede Prio (objetivo é chegar mais de 40 bombas de gasolina Prio);
  • Histórico dos abastecimentos fica registado e pode monitorizar os seus gastos;
  • Permite consultar sobre todos as bombas de gasolina Prio, de norte a sul do País (filtrar ainda por tipo de combustível, disponibilidade de carregadores elétricos ou até mesmo serviços e horários);
  • Sistema GPS integrado para planear a viagem do local onde se encontra a qualquer uma das bombas de gasolina Prio.

Dizer ainda, que a escolha dos métodos de pagamento foi para facilitar a experiência do utilizador, porque desta forma oferece liberdade de escolha na hora da gestão dos gastos em combustível.

Em suma, com a Prio.go esperam-se tempos de experiências! Como se comporta a aplicação, a reação dos utilizadores ou quais os updates necessários. Na nossa opinião será sempre uma oposta ganha, porque explora a comodidade e o conforto de fazer um simples clique numa operação que é tão comum no nosso dia-a-dia. Por outro lado, temos a certeza de será a porta a outras apps para pagar combustível!

Veja também