Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
25 Jan, 2019 - 12:10

10 apps para manter um diário

Luísa Santos

Guardar registos dos seus momentos no telemóvel é divertido. Conheça algumas apps para manter um diário, seja pessoal, de viagem ou até mesmo gravidez.

10 apps para manter um diário

Em adolescente, quem foi a pessoa (sobretudo, as mulheres) que não manteve um diário? Ter um sítio onde se descrevia o dia e se guardava segredos era algo muito comum. Se não quer perder esse hábito, conheça algumas apps para manter um diário no seu smartphone.

10 apps para manter um diário

apps para manter um diario

1. Day One Journal

Uma das mais famosas apps para manter um diário é a Day One Journal, onde pode escrever, na verdade, em diferentes diários que vai criando consoante a sua vontade. É um verdadeiro diário portátil, sempre pronto para o “ouvir” e à distância de um clique.

Esta aplicação deixa-o escrever, claro está, mas também acrescentar fotografias para ilustrar os seus melhores momentos. Pode utilizar cores diferentes e até associar momentos a locais específicos, uma vez que inclui uma funcionalidade de mapas para que possa localizar, especificamente, aquilo que escreve.

Pode até exportar as suas anotações em forma de PDF e guardar em diferentes dispositivos. Existe uma versão paga, mas a standard é gratuita e está disponível para Android e iOS.

2. Momento

Ainda que seja exclusiva para iOS, esta aplicação é uma das melhores da atualidade, tendo mesmo recebido dois importantes prémios: o “Editors’ Choice & App of the Day” em 2015 e 2017 e o “App of the Year Runner-Up” em 2011.

A sua interface é muito intuitiva e simples de utilizar e, para além de permitir a convencional introdução de texto, deixa-o também fazer gravações diretamente na app e incluí-las em diferentes momentos das suas notas pessoais. Na Momento pode ainda marcar pessoas (que usem também a app), adicionar fotografias e vídeos.

3. Diaro

Entre a versão gratuita e a pro, o difícil será escolher graças à quantidade de funcionalidades que a Diaro oferece – sendo uma delas a possibilidade de sincronizar com a sua Dropbox, por exemplo. Escreva os seus textos mais importantes, adicione fotografias e vídeos e categorize as suas notas com etiquetas personalizáveis.

No final, se quiser partilhar o seu dia, pode fazê-lo através de e-mail, mensagem, Facebook, Twitter ou outras plataformas. O download é gratuito para Android e iOS.

4. Daylio

Esta app é ainda mais intuitiva e, sobretudo, interativa dos que as restantes desta lista, orgulhando-se de não precisar de lhe pedir qualquer tipo de texto escrito para que anote todos os momentos do seu dia. Ao invés disso, a Daylio vai-lhe dando opções relacionadas com as atividades que fez ao longo do dia, que vai selecionando conforme entender.

Pode ainda introduzir o seu estado emocional ao longo do dia e, no final da semana ou de cada mês, comparar as oscilações que teve através de gráficos. Uma das grandes vantagens que tem é a integração com o Google Drive, onde pode fazer um backup automático de tudo aquilo que introduzir na app, gratuita para Android e iOS.

5. Journey

Se procurava a aplicação ideal para manter um diário de viagem, não procure mais, porque a Journey é a sua melhor opção. Pode optar por incluir só texto ou apenas imagens que ilustrem os melhores momentos das suas viagens.

Tudo o que precisa de fazer é criar uma conta, criar a sua própria password (para que ninguém tenha acesso indevido às suas memórias) e usufruir desta plataforma que, para além de app, oferece também a versão desktop onde pode, também, consultar todas as notas feitas até então. Esta app é gratuita para Android e iOS.

escrever diario numa app

6. Five Minute Journal

Uma das apps para manter um diário que aqui destacamos é a Five Minute Journal, uma das melhores do género atualmente. É que, para além de diário, esta aplicação é um autêntico melhor amigo, já que lhe apresenta frases motivacionais todas as manhãs para que comece o dia com a energia certa.

Pode definir, diariamente, as atividades que vai fazer e, no final do dia, selecionar aquelas que, efetivamente, aconteceram e aquelas que não. Esta app é verdadeiramente inteligente e ainda lhe sugere temas de conversa se precisar de uma ajuda urgente durante um encontro.

Como o próprio nome indica, esta é uma aplicação que permite uma utilização mais rápida, não lhe exigindo que escreva grandes textos para descrever o seu dia. Pode instalá-la gratuitamente em iOS e Android.

7. Grid Diary

Esta app é exclusiva de iOS e uma das mais originais nesta categoria. Na verdade, esta funciona com base numa grelha que, ao invés de lhe pedir que introduza textos e fotos, “guia-o” de acordo com os momentos chave que julga serem mais importantes de destacar.

A sua principal desvantagem é o facto de apenas permitir a inclusão de até 5 fotos em todo o diário na sua versão gratuita, pelo que quem realmente tiver interesse deve adquirir a versão paga (1,31€/mês ou 13,15€/ano, aproximadamente).

8. Daybook

Esta aplicação é mais do que um diário, permitindo que a use apenas para tirar notas. De uma forma ou de outra, tudo aquilo que nela inserir será protegido por uma palavra-passe definida por si. A Daybook é muito fácil de utilizar e oferece uma visualização mais prática de registos anteriores (quando comparada com os restantes exemplos desta lista).

Para além de poder fazer backup de tudo aquilo que escrever nesta app numa cloud, pode ainda usá-la para gerir o seu tempo, nomeadamente aquele que passa a cumprir determinada atividade. Está disponível sem custos em iOS e Android.

9. Penzu

Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas utilizam esta app e isso quer, certamente, dizer alguma coisa. Esta app orgulha-se de ser 100% personalizável, podendo ser criados desde diários de gravidez a diários de viagem. Pode usá-la no smartphone ou no computador, já que todas as suas informações estarão sincronizadas. Esta aplicação é gratuita e exclusiva para Android.

10. Universum

Por último, encontramos a Universum, outra app muito útil para manter um diário pessoal, de dieta, viagem ou outros. Oferece imensas opções de personalização e faz um backup diário de todas as informações no seu telemóvel ou no Google Drive, tendo ainda a possibilidade de exportar tudo em formato PDF. É gratuita e exclusiva para Android.

Veja também: