Patrick Antunes
Patrick Antunes
07 Set, 2018 - 10:45
As 17 melhores apps para estudantes

As 17 melhores apps para estudantes

Patrick Antunes

Seja no regresso às aulas ou na época de exames, é útil conhecer as melhores apps para estudantes, para organizar o estudo e aprender de forma lúdica.

O artigo continua após o anúncio

O mês de setembro é sinónimo do início das aulas, o que, para alguns estudantes, significa algumas dores de cabeça para organizar e planear os estudos, os trabalhos de casa, os trabalhos de grupo, apresentações e/ou atividades extracurriculares. Já o final de cada período (ou semestre), é marcado pela época de testes e exames. Felizmente, existem algumas aplicações que os podem ajudar nesses momentos. Reunimos as 17 melhores apps para estudantes.

Melhores apps para estudantes: as nossas sugestões

melhores apps para estudantes

1. iStudiez Pro

Se gosta de planear e organizar todas as suas tarefas, iStudiez Pro é a app indicada. A aplicação permite controlar o horário das suas aulas, os contactos dos professores, datas de testes e trabalhos e outras atividades. É um calendário dedicado especificamente ao universo escolar com as vantagens de ser uma lista “a fazer”.

Está apenas disponível para iOS ou Mac com um preço de 3,49€. Pode também fazer o download da versão Lite para testar a aplicação antes de comprar.

2. Documents

A Documents é uma aplicação excelente para quem gosta de organizar e aceder a todos os ficheiros num só lugar. No início das aulas pode não ser complicado saber onde guardamos todos os documentos, mas quando a reta final se aproxima pode ser difícil recordar onde temos aqueles resumos de Matemática A que escrevemos no segundo sumário.

Esta app é compatível com quase todos os serviços de alojamento de ficheiros, tais como a Dropbox, o Google Drive, o iCloud e o OneDrive. Documents reúne todos os ficheiros num só lugar para ser fácil aceder aos tais resumos de Matemática.

A aplicação está disponível para iOS e é totalmente grátis.

3. Wunderlist

Esta aplicação foi criada para ser usada com uma to-do list mas não de uma forma simplista. É das melhores aplicações de planeamento simplesmente por algumas das funcionalidades das quais pode tirar partido no próximo trabalho de grupo.

Com a Wunderlist pode criar várias listas e permite colaborar com outros utilizadores em diferentes projetos. Também pode criar lembretes, para aquele membro do grupo que se esquece sempre do que fazer.

O artigo continua após o anúncio

A app é grátis e está disponível para iOS, Android e Windows.

4. Scanner Pro

É comum terminarmos o ano letivo com centenas de papéis numa só capa. Resumos, testes, matéria ou apontamentos em papel que acabam por se deteriorar ou até perder. Com esta aplicação consegue deixar de usar o papel de vez.

Como o próprio nome da app indica, a Scanner Pro consegue digitalizar qualquer papel e transformá-lo num documento PDF ou JPEG e depois salvá-lo em serviços de armazenamento, como o Google Drive. Com a app também pode transformar em PDF’s editáveis aqueles documentos que fotografou há algum tempo.

É certo que existem apps gratuitas que fazem o mesmo, mas o Scanner Pro é incomparável em criar PDF’s sem esforço algum. Pode comprar a app por 4,50€ na AppStore, para iOS.

5. Duolingo

Está com dificuldades em aprender Inglês, Francês, ou outra língua que tem este semestre? A resposta é Duolingo. A app transforma o processo de aprender uma nova língua em vários mini-jogos.

No catálogo tem Espanhol, Francês, Italiano, Holandês, Sueco, Inglês e muito mais. A aplicação é totalmente gratuita e pode fazer o download na AppStore ou na Google PlayStore.

6. iTunes U

A Apple criou a iTunes U para ser uma espécie de sistema de trabalhos de casa digital. Da mesma forma que outros serviços como o Coursera, pode aceder a milhares de vídeo-aulas ou cursos inteiros das melhores escolas do mundo.

Aprender a programar com Stanford ou Cálculo com Harvard? Sim, é possível. A app é gratuita e pode fazer o download na AppStore, para iOS.

O artigo continua após o anúncio

7. Google Inbox

Esta aplicação experimental da Google transforma a sua caixa de entrada do Gmail numa lista “a fazer” que é organizada por categoria. É totalmente integrada nos serviços da Google, como o Google Calendar ou Drive e faz com consiga ser mais produtivo.

É grátis para iOS e para Android. Saiba como utilizar o Google Inbox.

8. RefMe

Quando chega a altura de fazer aqueles trabalhos de investigação intensivos, a citações e as referências bibliográficas podem ser das partes mais chatas de se fazer, ou até de fazer da forma correta.

APA, MLA, Harvard são apenas algumas das formatações que existem para as referências. “Se houvesse uma app que tornasse tudo mais fácil….” Essa aplicação existe e é esta mesmo: RefMe. Basta fotografar o código de barras do livro e a aplicação criará a referência ou citação em qualquer formatação que pretender. É grátis para iOSAndroid.

9. SoundNote

A SoundNote é uma app fabulosa para iOS e ideal para iPad, pois permite usar o seu dispositivo como bloco de notas e gravador de áudio. A partir de agora, é possível tirar todos os apontamentos de que precisa e, ao mesmo tempo, gravar aquilo que é partilhado na sala de aula para que não falte nada na hora de estudar. Pense só na quantidade de resmas de papel que vai poupar. E a organização que vai conseguir ao criar um grande repositório digital de fácil acesso?

10. MyScript Calculator

A app ideal para os estudantes de matemática. Para além de reconhecer números e diversas expressões matemáticas – como raízes quadradas, expoentes, entre outras – realiza também a operação introduzida apresentando o resultado final.

Não é por acaso que é considerada uma app essencial pela Apple. Se quer perceber porquê, basta experimentar! Disponível para iOS e para Android.

11. Timetable

A Timetable vai facilitar imenso a vida de qualquer estudante. Com esta app pode organizar os seus dias da semana, introduzindo as diversas aulas e tarefas que vai ter. Pode colorir as várias disciplinas de diferentes formas de maneira a organizar-se melhor e, por fim, sincronizar com os vários dispositivos que utiliza.

O artigo continua após o anúncio

Nunca mais vai perder uma aula, um exame ou qualquer trabalho de casa. Organização e gestão do tempo são palavra de ordem na Timetable, disponível para Android.

12. My Class Schedule

Outra opção, também bastante boa, é o My Class Schedule. O objetivo é o mesmo da Timetable, apesar da diferente formatação das duas apps. Esta última oferece-lhe a opção de colocar o seu smartphone automaticamente em silêncio durante as horas de aulas. Para não passar por situações desconfortáveis.

13. Class Timetable

Que não se chateiem os aficionados do iOS porque andámos à procura e encontrámos a Class Timetable. E as críticas não poderiam ser melhores: cinco estrelas. Merece um teste, certo?

14. StudyBlue

O material de estudo disponível é imenso. Segundo a página da StudyBlue, esta app tem mais de 350 milhões de apontamentos gerados digitalmente por diversos estudantes do mundo. Tudo com um único objetivo: estudar cada vez melhor.

As disciplinas de estudo são imensas e o desafio é mesmo encontrar uma área de estudo que a StudyBlue não possua. Há apontamentos, há vários quizz para poder por os seus conhecimentos à prova… Está disponível para iOS e Android. Asseguramos-lhe que vale a pena espreitar.

15. Attendance Tracker

Estudante que é estudante falta às aulas de vez em quando. E depois há aqueles que gostam de faltar até ao limite. Mas como manter o registo de faltas e de presenças para saber quando não pode ultrapassar? A Attendance Traker pode ajudá-lo. Assim, sempre que faltar, basta abrir o programa e registar.

16. Busuu

Aprender línguas estrangeiras não é a sua praia? Experimente a Busuu, uma app que o vai ajudar a falar inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, mandarim e muitas outras línguas, em apenas 10 minutos de estudo por dia.

Pode aprender onde e quando quiser, o que dá imenso jeito para quem tem longas viagens para fazer e ainda precisa de se entreter. Está disponível para iOS e Android.

17. Khan Academy

A Khan Academy pretende disponibilizar educação gratuita a quem estiver interessado. Há exercícios, vídeos educacionais e matéria, muita matéria para quem quiser aprender algo sobre determinado assunto.

Está na nossa lista de melhores apps para estudantes porque pode fazer toda a diferença na hora de estudar aquela matéria ou aquele assunto específico. E a diferença entre um 19 e um 20! Também está disponível para Android e iOS.

Veja também