Nuno Margarido
Nuno Margarido
03 Mai, 2018 - 10:06
Armazenamento em nuvem: os 3 melhores serviços

Armazenamento em nuvem: os 3 melhores serviços

Nuno Margarido

Conheça as vantagens e as desvantagens do armazenamento em nuvem e descubra os melhores serviços que podem ser utilizados para guardar os seus ficheiros.

O artigo continua após o anúncio

O armazenamento em nuvem possui várias vantagens e, também, desvantagens. Se, por um lado, permite o acesso aos ficheiros mais importantes a qualquer momento, por outro, exige que o utilizador tenha Internet para poder aceder aos mesmos.

Mas estes são apenas dois dos diversos exemplos de prós e contras. Descubra as restantes e os melhores serviços de armazenamento em nuvem do mercado.

Armazenamento em nuvem: vantagens e desvantagens

drive

Fonte: Google/Divulgação

Vantagens do armazenamento em nuvem

1. Facilidade de uso: a maioria dos serviços de armazenamento em nuvem possui uma pasta virtual que pode ser colocada no ambiente de trabalho – como se de uma pasta normal se tratasse – para facilitar o armazenamento de ficheiros.

2. Acessibilidade: é possível aceder aos ficheiros guardados em qualquer altura e em qualquer lugar, basta ter Internet.

3. Partilha de ficheiros: é possível enviar um ou mais ficheiros para diversos utilizadores. Basta guardar tudo numa pasta e permitir que os outros utilizadores acedam à mesma.

4. Cópia de segurança: os serviços de armazenamento em nuvem podem servir para guardar cópias de segurança de alguns ficheiros para prevenir a perda dos mesmos caso aconteça algum desastre.

Desvantagens do armazenamento em nuvem

1. Possibilidade de erros: a facilidade de uso faz com que os utilizadores mais descuidados movam os ficheiros para a pasta virtual do serviço. Ao mover, o ficheiro deixa de existir no computador para passar a existir apenas no próprio serviço.

O artigo continua após o anúncio

2. Necessidade de ligação à Internet: se o utilizador não tiver acesso à Internet, também não terá acesso aos ficheiros.

3. Limite de armazenamento: os serviços existentes possuem planos com limites de armazenamento. Quem quer ter muito espaço, tem de investir para isso.

4. Menor segurança: apesar de os serviços alegarem que são completamente seguros, é possível que alguém mal intencionado tenha acesso aos ficheiros se estes não estiverem bem protegidos.

Os 3 melhores serviços de armazenamento em nuvem

armazenamento em nuvem

Dropbox

O Dropbox foi o grande percursor dos serviços de armazenamento em nuvem e continua a ser um dos serviços mais utilizados em todo o mundo. Possui 2 GB de espaço livre para quem quer um plano grátis e uma app para utilizar nos dispositivos móveis.

Google Drive

O Google Drive também assumiu um papel relevante entre os serviços de armazenamento em nuvem, uma vez que se apresentou disponível de imediato para qualquer utilizador Gmail. Há 15 GB de armazenamento grátis e uma app para aceder aos mesmos em qualquer lugar.

OneDrive

A Microsoft não quis ficar para trás neste mundo dos serviços de armazenamento em nuvem e também disponibilizou o OneDrive, com 15 GB de espaço grátis. E uma app para os dispositivos móveis, claro.

Veja também: