Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
20 Out, 2018 - 13:00

Arrumação garagem: dicas e truques para colocar tudo no devido lugar

Teresa Campos

Tratar da arrumação na garagem é, não só organizar esse espaço de sua casa, como libertar o seu lar de objetos que não usa diariamente. Tome nota das dicas!

Arrumação garagem: dicas e truques para colocar tudo no devido lugar

Fazer uma arrumação na garagem não tem de ser uma tarefa árdua, nem de lhe tomar muito tempo. Se seguir o nosso passo-a-passo, verá como de forma rápida e simples vai conseguir fazer uma arrumação garagem prática e funcional que se manterá por muito tempo.

Adote as soluções acessíveis e criativas que lhe vamos deixar e tenha uma garagem de fazer inveja a toda a vizinhança. Liberte os móveis de sua casa de tudo aquilo que não usa diariamente e transfira todos esses objetos para a garagem, cujo espaço vai render e até sobrar!

Arrumação da garagem: indicações e soluções úteis

vista de uma garagem bem organizada, com prateleiras e estantes funcionais.

Principais etapas

Passo #1

A arrumação deve começar por uma limpeza a fundo que deve assentar, essencialmente, em desfazer-se de todas as coisas de que já não precise e que já não têm utilidade, função ou interesse para si. Claro que quando falamos em desfazer-se, referimo-nos desejavelmente a oferecer, a doar ou, em último caso, a reciclar. Coloque no lixo apenas o que já não funciona nem tem conserto possível. Nunca se esqueça que algo que já não tem uso para si, pode ser muito útil para outra pessoa.

Passo #2

Organize tudo por categorias, utilizando caixas e identificando-as. Crie pilhas com os acessórios de jardinagem, os itens da praia, o material desportivo, as ferramentas de bricolage e daí em diante. Este é um passo essencial na arrumação da garagem e na garantia de que essa arrumação será funcional e se manterá durante algum tempo.

Passo #3

Depois de feita a eliminação do que já não interessa e de ter tudo organizado por categorias, é preciso passar à fase de armazenar tudo dentro do espaço da garagem. O primeiro raciocínio a fazer é determinar quais os itens que usa com mais frequência e quais é que utiliza esporádica ou sazonalmente.

De seguida, há que ponderar também quais os objetos mais frágeis e os que, por outro lado, precisam de menos cuidados. Há que também ter em conta quais os produtos que não devem ficar ao alcance de crianças ou animais e quais os que estão mais sujeitos ao ataque de insetos ou outros animais. Todos estes raciocínios irão ajudá-lo a definir o que deve ficar mais acessível, o que deve ficar mais escondido. Enfim, no fundo, o que deve ficar mais à frente e atrás, mais em cima e em baixo.

Passo #4

Agora que já conseguiu estabelecer categorias e prioridades, deve começar a arrumar os seus pertences, de acordo com as premissas anteriores, nunca se esquecendo de tirar partido do máximo de espaço disponível. Deve sempre considerar o espaço vertical disponível, ou seja, além do chão, aproveite as paredes e, mesmo, o teto.

Soluções arrumação garagem

Pegboards: com estes quadros, apenas precisa de ter alguns ganchos e conseguirá pendurar tudo o que quiser, tendo sempre tudo à mão. Tal é muito prático no que respeita, por exemplo, à organização das ferramentas de bricolage que, assim, ficam bem visíveis e acessíveis.

Caixas de plástico: neste caso, a oferta é ampla e variada. A sugestão é que opte por itens fortes, resistentes e transparentes, já que assim não há dúvidas sobre o que está guardado no seu interior. Além disso, elas permitem organizar tudo e são facilmente empilháveis, podendo criar uma coluna de caixas que vá até ao teto.

Estantes: claro que a forma mais prática e eficaz de usar as paredes para arrumação é distribuir por elas várias prateleiras. Porém, estas devem ser bem fixas à parede e suficientemente resistentes para suportar o peso que tenciona colocar sobre elas. Além disso, deve sempre colocar os objetos mais pesados nas prateleiras inferiores e os itens mais leves nas superiores.

Suportes de teto: para aproveitar ao máximo todo o espaço, nada como investir em alguns suportes de teto – bons e resistentes, claro – para armazenar objetos a bicicleta, a prancha de surf ou ainda malas de viagem. Assegure-se, contudo, se tudo está bem acondicionado e não há risco de os suportes cederem ao peso dos itens.

Armários com fechadura: os armários são sempre bem-vindos em qualquer divisão, sobretudo numa garagem que funcione como espaço de armazenamento. São vários os modelos disponíveis em materiais próprios para estes ambientes mais húmidos e, muitas vezes, disponíveis a preços bem acessíveis. Optar por um móvel com fechadura pode ser uma boa ideia se tiver crianças em casa e quiser aproveitar estes elementos para guardar, por exemplo, produtos tóxicos ou materiais perigosos.

Suportes com divisórias: sabe aqueles suportes que podem ser colocados atrás das portas para guardar sapatos ou produtos de higiene. Pois eles podem ser de grande utilidade nas garagens, sobretudo para guardar peças mais pequenas que, assim, estarão facilmente acessíveis e não se perderão.

Frascos: aqui, não precisa gastar um cêntimo. Reutilize todos os frascos que tenha vazios aí por casa, como o frasco do café, por exemplo. Eles são ótimos recipientes para guardar itens mais pequenos, como pregos, parafusos, elásticos ou até agulhas e linhas.

Etiquetas: compre ou faça você mesmo, mas o essencial é que todos os recipientes de arrumação estejam devidamente identificados, de modo a saber precisamente o que está guardado em cada um deles. Isso irá fazer com que encontre com mais rapidez aquilo que procura.

Prateleiras com encaixes: tem muitas chaves de fendas? Por que não fazer furos numa prateleira ou tábua e encaixar nesses buracos as suas chaves de fendas? Ou, então, crie aberturas onde possa encaixar os seus acessórios de jardinagem.

Tubos de PVC: recorte e fixe à parede tubos de PVC que se tornaram muito práticos e úteis para albergar as mais variadas ferramentas que tenha ter por perto.

Ímans: os ímans atraem grande parte das ferramentas, por isso, ter uma barra de íman é uma ótima solução para fixar vários dos seus itens de bricolage.

Consiga uma arrumação na garagem prática e funcional e tenha sempre à mão aquilo que precisa. Não faça deste espaço de sua casa apenas um lugar para estacionar o seu carro e tire o máximo partido de todas as suas potencialidades que, como viu, são muitas.

Mantenha-o organizado e limpo e afaste as pragas e outros animais, mantendo os seus pertences seguros e em bom estado. Faça pequenas arrumações regulares e verá que terá sempre tudo no devido sítio, sem nenhum esforço.

Veja também