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9 alimentos proteicos para incluir na sua dieta

A ingestão de proteína é essencial para o bem-estar físico, pelo que optar por estes alimentos proteicos pode ter um impacto positivo na sua saúde.

9 alimentos proteicos para incluir na sua dieta
Uma seleção de alimentos proteicos para todos os gostos

Não é difícil encontrar alimentos proteicos para incluir na sua dieta. Seja proteína animal ou vegetal, existem opções para todos os gostos.

A proteína é um importante componente de todas as células do corpo humano. Isso nota-se, por exemplo, no cabelo e nas unhas. O corpo também utiliza a proteína para reconstruir e reparar os tecidos do organismo, fabricar enzimas, hormonas, ossos, músculos, cartilagem, pele, sangue e outros componentes químicos. Juntamente com a gordura e os hidratos de carbono, a proteína é considerada um macronutriente.

Contudo, o corpo não consegue armazenar proteína, por isso é tão importante incluir alimentos proteicos na dieta. Ao contrário do que possa pensar, a lista de alimentos proteicos vai muito além da carne vermelha e inclui um número considerável de vegetais.

9 alimentos proteicos que deve conhecer


Espinafre

espinafre

Popeye estava certo: os espinafres pode deixar-nos mais fortes. Uma chávena cheia contém, em média, 5 gramas de proteína e a melhor forma de consumi-lo é na sua forma original, sem cozinhar.

Feijão

feijoes

Preto, vermelho, branco ou castanho: qualquer tipo de feijão é uma boa fonte de proteína. Meia chávena de feijão preto cozido contém, em média, 7,5 gramas de proteína. Aposte nas leguminosas em geral como alimentos proteicos.

Salmão

salmão

O “queridinho” de todos aqueles que procuram alimentos cheios de ómega 3 e boa gordura, o salmão, na sua versão mais natural, é também uma excelente fonte de proteína.

Couve

couve

Um copo de couve pode conter 2,5 gramas de proteína. Além disso, este vegetal é rico em vitaminas A, C, ferro, potássio e fósforo. É, sem dúvida, um dos alimentos proteicos a consumir de forma regular.

Ovos

ovos

Muito apreciado por todos aqueles que querem trabalhar os músculos e aumentar a massa magra, os ovos são uma boa opção enquanto alimento proteico por serem fáceis de encontrar e não serem caros.

Brócolos

brocolo

Versáteis e saborosos, os brócolos podem ser cozidos a vapor, salteados, assados e até consumidos como snack, quando acompanhados de húmus, por exemplo. Neste último caso, a dose de proteína é dupla, pois o grão de bico também é uma fonte de proteína vegetal.

Lentilhas

lentilha

Da mesma família do feijão e tão saborosa como este, esta leguminosa possui até 9 gramas de proteína em cada meia chávena. Ficam deliciosas quando são utilizadas em sopas ou misturadas com quinoa ou grão de bico.

Iogurte grego

greek

O iogurte grego tornou-se muito popular por conter duas vezes mais proteína do que os outros iogurtes. Rico em probióticos e cálcio, prefira sempre a versão sem açúcar adicionado para um lanche mais saudável.

Alcachofra

alcachofra

Boas para acompanhar pratos com inspiração mediterrânica, como saladas, massas ou até como entradas, cada alcachofra média contém em média 4 gramas de proteína.

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