Publicidade:

Bicarbonato de sódio: 50 usos possíveis

Certamente já ouviu falar em bicarbonato de sódio, mas será que sabe tudo o que pode fazer com este super produto? Descubra connosco 50 usos possíveis.

Bicarbonato de sódio: 50 usos possíveis
Conheça este produto multi-usos

bicarbonato de sódio é, sem dúvida, um ingrediente milagroso que pode ser utilizado para os mais variados fins, revelando-se um produto eficaz, natural, seguro e, também, económico. Fique a saber mais sobre ele e sobre a grande maioria dos seus usos. Tome nota!

Bicarbonato de sódio: o que é?


O bicarbonato de sódio é um composto químico natural, classificado como um sal e cuja fórmula molecular é NaHCO3. Ele funciona como agente neutralizador, ou seja, tanto atua na na redução da alcalinidade, como da acidez. É esta dupla capacidade que faz do bicarbonato um composto com tantos usos, desde receitas, a higienização e, até, medicamentos.

Descubra meia centena de usos do bicarbonato de sódio


10 formas de usar bicarbonato de sódio nas limpezas da casa

1. Lavar os dentes

Experimente juntar um pouco de bicarbonato de sódio à sua pasta dentífrica e consiga uma limpeza extra e com leve efeito abrasivo. Isto, de forma 100% natural e sem aditivos.

2. Combater o mau hálito

Se está com mau hálito ou com um odor desagradável na boca por ter comido cebola, por exemplo, dissolva uma colher de chá de bicarbonato em ½ copo de água e bocheche. Este é o melhor antissético natural: barato e eficaz!

3. Lavar placas dentárias e aparelhos

Não desperdice dezenas de euros em produtos específicos para lavar dentaduras ou aparelhos dentários. Dissolva duas colheres de chá de bicarbonato num copo de água morna e mergulhe nessa solução as placas e os aparelhos dentários. Conseguirá uma limpeza 100% eficaz, que pode aperfeiçoar com o uso da escova de dentes.

4. Esfoliar o rosto e o corpo

Poupe também em esfoliantes, preparando um caseiro. Junte três partes de bicarbonato numa parte de água e utilize essa solução para esfoliar no rosto e/ou no corpo. Massaje suavemente a pele, com movimentos circulares, e enxágue com água morna.

5. Servir de desodorizante

Sabia que o bicarbonato pode ser um excelente desodorizante caseiro e natural para pés e axilas. Aplique-o assim mesmo nos dedos ou dissolva duas colheres de chá num copo de água. Deixe repousar por 24 horas e aplique usando um recipiente spray.

6. Tomar como digestivo e antiácido

Quando as refeições são bem pesadas e apuradas, nada como ajudar na digestão e eliminar o ácido do estômago, dissolvendo para tal uma colher de chá de bicarbonato num copo de água com o sumo de ½ limão. Evitará ainda o inchaço e a sensação de enfartamento.

7. Proteger de picadas de insetos e irritações

Faça uma mistura cremosa e alivie o comichão provocado pelas picadas de insetos. Para isso, misture uma colher de chá de bicarbonato com um pouco de água e aplique nas áreas afetadas.

8. Limpar as mãos

Para eliminar odores desagradáveis nas mãos, nada como esfregá-las numa mistura feita com três partes de bicarbonato de sódio para uma parte de água. Pode, também, adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio no seu sabonete líquido habitual e, assim, ficará sempre com as mãos sem maus cheiros, nem sujidade.

9. Aplicar como champô

Sim, é verdade. Pode mesmo juntar uma colher de chá de bicarbonato de sódio ao seu champô habitual, misturar bem e aplicar. Verá como o seu cabelo vai ficar leve e bem limpo.

10. Higienizar pentes e escovas de cabelo

Para fazer uma melhor limpeza das suas escovas de cabelo e pentes, experimente mergulhar numa bacia com água morna uma colher de sopa de bicarbonato de sódio os utensílios e verá como todos os resíduos e sujidade se libertarão, facilmente.

11. Usar no banho

Para uma pele mais macia e suave, junte ao seu banho de imersão ½ copo de bicarbonato de sódio e consiga resultados espetaculares.

12. Cuidar dos pés

Se tem os pés cansados e a pele seca, coloque numa bacia com água morna duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e mergulhe os pés nessa solução. Para amolecer a pele dos calcanhares e/ou os calos, faça uma pasta com um pouco de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Esfregue nas áreas mais afetadas e enxagúe, em seguida.

13. Lavar o WC

Para limpar a banheira, o lavatório, os azulejos e a sanita, polvilhe nas superfícies a lavar um pouco de bicarbonato de sódio e, depois, esfregue com um pano ou esponja húmida. Para as manchas difíceis, prepare um creme abrasivo misturando um pouco de detergente da loiça com um pouco de sal e de bicarbonato de sódio.

14. Limpar panelas e pratos

Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num bacia com água e deixe de molho nessa solução os pratos e panelas mais sujos. Isso vai simplificar e muita a remoção de manchas e gordura. Pode, ainda, juntar uma colher de chá de bicarbonato de sódio no detergente da loiça e verá que a sua lavagem será mais fácil e os efeitos finais melhores.

15. Desinfetar esponjas

Para desinfetar e eliminar os odores das esponjas, por exemplo, de lavar a loiça, mergulhe-as numa bacia com água morna e quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio para cozinhar: 6 usos

16. Limpar microondas

Para limpar o microondas, mergulhe um pano numa solução de água e bicarbonato de sódio. Lave o exterior e o interior do eletrodoméstico, esfregue bem e enxagúe com um pano humedecido em água limpa.

17. Polir prata

Para polir talheres e objetos de prata, faça uma pasta de polimento com três partes de bicarbonato de sódio para uma de água. Esfregue suavemente com um pano húmido, enxagúe com água morna e seque bem.

18. Remover manchas em chávenas e chaleiras

Para retirar manchas e odores desagradáveis em chaleiras e chávenas, mergulhe estes objetos numa solução de água morna com bicarbonato de sódio. No caso das manchas mais resistentes, deve limpar usando diretamente a pasta de polimento descrita atrás.

19. Limpar o forno

Polvilhe o interior do forno com um pouco de bicarbonato de sódio, junte água quente e deixe a mistura atuar, durante a noite. Na manhã seguinte, limpe com uma esponja húmida, própria para remover manchas e gorduras. Enxagúe e seque. Saiba mais sobre como limpar o forno >>

20. Limpar pisos e pavimentos

Para a limpeza do chão, substitua os detergentes comuns por um copo de bicarbonato diluído num balde de água morna. De seguida, limpe normalmente. Para as manchas mais persistentes, coloque um pouco de bicarbonato de sódio numa esponja húmida e esfregue nas áreas afetadas.

21. Retirar manchas dos móveis

Para remover manchas dos móveis lacados, nada como polvilhar a superfície suja com bicarbonato de sódio e usar uma esponja húmida para esfregar suavemente. Enxagúe e secar com um pano limpo.

22. Desinfetar as cortinas da banheira

Para limpar e desinfetar as cortinas de plástico da banheira, polvilhe o bicarbonato sobre elas e limpe, usando um pano ou esponja húmida. Enxagúe e deixe secar.

23. Juntar à máquina de lavar

Para aumentar o efeito de lavagem do detergente de lavar roupa, adicione uma colher de sopa de bicarbonato na gaveta onde se coloca o detergente e prepare-se para resultados finais bem melhores.

24. Proteger roupas das crianças

Para tirar as nódoas difíceis das roupas dos mais novos, sem usar detergentes muito fortes, nem danificar a roupa, nada como juntar ½ chávena de bicarbonato juntamente com o detergente de lavar roupa.

25. Pré-lavar as fraldas laváveis

Para fazer uma pré-lavagem das fraldas de pano com nódoas de leite ou sopa, por exemplo, dissolva numa bacia de água morna ½ copo de bicarbonato de sódio e deixe de molho por alguns minutos.

26. Lavar equipamentos de desporto

Faça uma solução de água com bicarbonato para limpar e eliminar maus odores das mochilas, malas e restante equipamento de ginástica.

27. Remover manchas de óleo e graxa

Para remover as manchas de óleo e graxa do chão e pavimentos, polvilhe a mancha com bicarbonato de sódio e, em seguida, esfregue com uma escova molhada.

28. Limpar o carro

Sabia que pode usar bicarbonato para limpar as luzes, as partes revestidas de cromo, os tapetes e as janelas do carro? Coloque o produto num recipiente spray com uma solução de 1l de água para 50g de bicarbonato. Depois, é só aplicá-la com um pano macio.

29. Lavar frigorífico

Basta colocar um recipiente com bicarbonato numa das prateleiras do frigorífico e ele irá absorver e neutralizar todos os odores.

Saiba mais sobre como limpar o frigorífico >>

30. Limpar tábua de corte

Para remover os odores e manchas que ficam nas tábuas de corte de alimentos, polvilhe-as com bicarbonato e deixe atuar por alguns minutos, antes de lavar normalmente.

31. Desinfetar balde do lixo

Polvilhe bicarbonato de sódio dentro do balde do lixo e acabe com os maus odores.

32. Desentupir canalizações

Para eliminar os maus cheiros dos ralos e tubos e/ou possíveis entupimentos, verta ½ copo de bicarbonato de sódio nos lavatórios e banheiras e deixe a água correr. Repita a operação de 10 em 10 dias.

33. Utilizar na máquina de lavar loiça

Use água e bicarbonato de sódio para limpar e desinfetar a máquina de lavar loiça. Só tem de juntar o bicarbonato ao detergente de lavagem e terá uma loiça mais limpa e sem maus odores.

34. Tirar odores das marmitas

Retire os maus odores das marmitas ou outros recipientes, deixando-os de molho numa solução de água morna e bicarbonato, antes de lavá-los normalmente.

35. Limpar tapetes

Para limpar e eliminar odores dos tapetes – como o cheiro a tabaco ou a cão -, espalhe abundantemente o bicarbonato e deixe-o atuar durante a noite. No dia seguinte, retire o bicarbonato com uma vassoura ou aspirando (e, assim, também conseguirá melhorar o odor do seu aspirador).

36. Fazer sachês

Encha pequenos recipientes com bicarbonato e distribua por armários e gavetas, para afastar os maus odores.

37. Limpar o interior do carro

Remova os maus odores dos assentos e tapetes, espalhando sobre eles bicarbonato e deixe atuar por 15 quinze minutos, antes de limpar.

38. Afastar o chulé dos sapatos

Coloque dentro das sapatilhas um pouco de bicarbonato, quando não os estiver a usar. Retire, antes de calçar. Assim, evitará a formação de maus odores.

39. Lavar roupa de cama e toalhas

Para lençóis e toalhas mais frescos e lavados, junte ½ chávena de bicarbonato ao ciclo de lavagem da máquina e prepare-se para um resultado final único.

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt bicarbonato de sodio

40. Limpar peluches

Para limpar os peluches da miudagem e conseguir um efeito refrescante, faça uma lavagem a seco com bicarbonato. Para tal, polvilhe com bicarbonato os peluches e deixe atuar por 15 minutos. Depois, escove.

41. Limpar a caixa do gato

Polvilhe o fundo da caixa do gato ou de outros animais com um pouco de bicarbonato de sódio, antes de colocar a areia limpa, conseguirá um excelente efeito anti-odor.

Tudo sobre os cuidados que deve ter com a areia do gato >>

42. Limpar cobertores

Para limpar cobertores, especificamente dos animais de estimação, adicione simplesmente duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio na água da lavagem ou, a seco, polvilhe os utensílios com o bicarbonato, deixe atuar por 15 minutos e retire o excesso.

43. Lavar os brinquedos

Mergulhe os brinquedos de plástico dos mais novos em água quente com bicarbonato de sódio e use uma esponja e sabão neutro para aperfeiçoar a limpeza. Quanto aos brinquedos de pano, pode polvilhá-los com bicarbonato, deixar atuar e passar uma escova suave.

44. Tratar do pelo do cão

Para manter o pelo do cão limpo e brilhante, junte bicarbonato de sódio em água ou sobre o pelo do animal, antes de o escovar.

Conheça 7 truques de limpeza para quem tem animais em casa >>

45. Complementar o fermento

Ao fazer doces e bolos com fermento, junte uma colher de chá de bicarbonato para um efeito final melhor, ou seja, para bolos maiores e mais fofos.

46. Descongestionar vias aéreas

Se está constipado e com dificuldade em respirar, experimente ferver água numa panela e juntar uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, é só inspirar os vapores libertados por essa solução, durante 10 minutos, cobrindo a sua cabeça com uma toalha para que os vapores não se dispersem

47. Acabar com as estrias

Faça massagens regulares com uma solução composta por 3 colheres de bicarbonato e sumo de ½ limão nas áreas afetadas.

Saiba como evitar e tratar as estrias >>

48. Curar unha encravada

Se tem uma unha encravada faça, duas vezes por dia, imersões da unha numa solução de bicarbonato, sal e água morna, durante 15 a 20 minutos.

49. Cozer feijão

Se vai cozer feijão e quer acelerar o processo ao máximo, então junte uma pitada de bicarbonato à panela e consiga cozer o feijão em muito menos tempo.

50. Aliviar queimaduras solares

Se foi à praia e apanhou um escaldão, saiba que o bicarbonato pode ajudá-lo. Para tal, tome um banho de imersão, onde dissolva ½ colher de bicarbonato em água fria para aliviar o ardor. Depois, prepare uma solução de bicarbonato com água morna para aliviar a dor.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação