Publicidade:

Os 8 melhores cães para apartamento

Cães e apartamentos, uma conjugação que se pode tornar complicada. Saiba quais os melhores cães para apartamento e conheça também a legislação aplicável.

Os 8 melhores cães para apartamento
Saiba quais os aspetos a ter em conta na escolha de um cão

Quando pensamos em cães para apartamento é normal que consideremos cães mais pequenos. Deste modo, o pinscher, o chihuahua e o pequinês parecem ser opções viáveis. Mas será que focarmo-nos no tamanho como caraterística primordial para a escolha de um amigo de quatro patas não é redutor?

Na verdade, há vários aspetos que deve ter em conta para além do porte, entre os quais: a tendência ou a frequência com que ladram; a necessidade de exercício; a relação com os demais, etc. Conheça algumas raças que se adaptam facilmente a viver num apartamento.

Cães para apartamento: quais os mais adequados?


1. Buldogue francês

buldogue francês

Este é, atualmente, o “cão da moda”. De tal modo que sair à rua sem que peçam para fazer uma festa ao seu buldogue francês pode revelar-se um desafio!

Uma das principais razões que faz dos buldogues franceses cães para apartamento não tem a ver com o facto de serem de cães de pequeno porte, mas não precisarem de fazer muito exercício.

2. Galgo inglês

galgo ingles

Caraterizado pelo seu porte atlético, alto e esguio, o galgo inglês é um cão particularmente dócil. Contudo, não é grande adepto de exercício, bastando-lhe apenas 5 minutos de passeio. Depois, deixe-o desfrutar da tranquilidade e das sestas de que tanto gosta.

Por ser bastante delgado é um cão que exige alguns cuidados relativamente ao frio; por esta razão, é comum vermos os galgos a usarem capas para o frio.

3. Pug

pug

Os pugs são outra raça de cães para apartamento. O facto de serem pequenos, divertidos e relativamente calmos faz com que estes cães possam e gostem de acompanhar os seus donos em muitos programas. Contudo, são cães com tendência a desenvolver problemas de saúde, sobretudo a nível respiratório.

4. Buldogue

buldogue

À semelhança do buldogue francês, ainda que este seja consideravelmente maior, esta raça entra também na listagem de cães para apartamento. Não sendo apreciador de exercício, o buldogue gosta de desfrutar do sossego do lar, de preferência na companhia do seu dono.

Contudo, a sua saúde inspira alguns cuidados extra, sobretudo no que diz respeito a variações de temperatura. Como tal, deve ter especial atenção nos dias de maior calor, sendo recomendado o uso de ar condicionado.

5. Mastim inglês

mastim inglês

O seu porte consideravelmente grande não faz transparecer, mas a verdade é que o mastim inglês é um cão extremamente calmo e afável, sobretudo com crianças. Porém, deve-se ter algum cuidado quando se tratam de estranhos.

Apesar de se adequar perfeitamente a um apartamento, é necessário fazer algum exercício com este cão, uma vez que o mesmo tem tendência a engordar.

6. Spitz alemão

spitz alemão

Também conhecido por Lulu da Pomerânia, um cão desta raça distingue-se pela sua energia e pelo seu vistoso pêlo, daí a necessidade de o escovar duas vezes por semana.

Outras das suas principais caraterísticas prende-se com o facto de ser possessivo, podendo tornar-se ciumento e desconfiado, assumindo-se como um pequeno cão de guarda. Deste modo, uma forma de contornar esta particularidade é através de uma educação firme.

7. Chihuahua

chihuahua

Os chihuahuas, para além de serem bons cães para apartamento, têm a vantagem de serem “portáteis”. Deste modo, pode facilmente transportá-lo, sendo que eles vão adorar acompanhá-lo. De todos os modos, sendo o chihuahua muito enérgico também gosta de correr e dar os seus passeios. Outra particularidade, que pode não agradar os seus vizinhos, é o facto de ladrar facilmente face a qualquer desconfiança.

8. Dogue alemão

dogue alemão

Este é, talvez, o cão que gera mais surpresa nesta lista. Apesar do seu porte grande, ou melhor gigante, adapta-se perfeitamente a apartamentos. Só precisa de um pequeno passeio, muito mimo e de um espaço amplo para se deitarem, isto porque a sua altura ultrapassa facilmente os 80 cm!

Embora a sua envergadura possa intimidar, o dogue alemão é bastante afável, carinhoso e dedicado, sendo por isso considerado um bom cão de companhia.

Cães para apartamento: leis aplicáveis


A decisão de adotar um cão requer bastante ponderação. Nesse sentido, é importante conhecer a lei relativamente a ter animais em apartamento para fazer escolhas conscientes e informadas.

A portaria n.º 1427/2001 de 16 de dezembro estipula que “sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por apartamento até três cães ou quatro gatos adultos”.

Porém, no ato de compra e venda de um apartamento, ou mesmo de aluguer, é necessário que o comprador ou inquilino seja informado acerca da existência ou não de proibição de animais no condomínio, e este deve estar sempre afixado no imóvel em local visível.

Veja também: