O seu cão não come? Saiba o que pode fazer

Quando o seu cão não come ou vai deixando de comer como deveria, existem alguns sinais aos quais deve estar atento. Fique connosco.

“sponsored by fidelidade”
O seu cão não come? Saiba o que pode fazer
Saiba o que pode fazer quando o seu cão não come

O seu cão não come e não sabe o que fazer? Não se preocupe, vamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Os motivos que podem fazer com que o seu cão deixe de comer são vários e é importante que esteja atento a alguns sinais que o seu melhor amigo lhe vai dando.

O que pode fazer quando o seu cão não come


Quando o seu cão não come, por vezes um dos motivos pode simplesmente resumir-se ao facto de se sentir triste ou aborrecido, ou até mesmo por ser alimentado pela nossa comida.

Sem dúvida que a primeira coisa que deve fazer quando repara que o seu cão deixou de comer ou está a comer substancialmente menos do que é normal, é levá-lo ao veterinário. É extremamente importante que o seu melhor amigo seja visto por um profissional para que seja então possível fazer um diagnóstico correto do que se estará a passar na saúde do seu cão.

Se tem reparado que o seu cão aparenta estar mais cabisbaixo, menos brincalhão ou apresenta outro tipo de sintomas que não são comuns no seu quotidiano, deve ficar bastante atento à sua alimentação. É normal que quando um animal se sinta triste, coma menos ou deixe totalmente de comer.

Tal como nos humanos, os animais também passam por fases mais complicadas, e muitas vezes isso reflete-se no apetite. Para além disto, é importante que siga todas as instruções que lhe forem dadas ao longo da consulta com o veterinário, para que consiga resolver o problema do seu cão.

Algumas pessoas aproveitam os restos da sua comida para alimentarem os seus cães ou apenas para completarem a sua alimentação diária. Todos nós sabemos que os cães adoram quando os mimamos com um pedaço de carne depois da ração. Contudo, este tipo de atitude nem sempre é o melhor para o estômago do seu animal.

Sem qualquer dúvida que a intenção é a melhor quando tomamos esse tipo de atitudes, afinal só queremos partilhar com ele o nosso fantástico jantar ou almoço. Porém, deve saber que pode não estar a contribuir para a boa saúde do seu cão.

comida de cao

O cão não come: 4 sinais de alerta

Quando o seu cão deixa de comer, existem alguns sinais para os quais deve estar atento e que, muitas vezes, podem passar despercebidos. Tome nota.

1. Mudanças na alimentação: como já referimos, é importante que a alimentação do seu cão seja regrada e sem grandes misturas entre rações e a nossa comida. O que acontece muitas vezes é o facto de os donos desconhecerem a existência de certos alimentos que ingerimos, que podem ser perigosos para os cães. A forma como os alimentos são processados influencia na digestão e, consequentemente, alguns dos nossos alimentos provocam uma má digestão no organismo do seu melhor amigo. O que, por sua vez, poderá fazer com que ele deixe de comer totalmente.

2. Alimento demasiado seco: se a ração que o seu cão come é bastante seca, este também pode ser um dos motivos que leva a que o seu melhor amigo deixe de comer. Se observar que o seu cão não está a comer a este tipo de ração, deve trocá-la por uma mais húmida ou semi-húmida. Desta forma, ele conseguirá ter mais apetite visto que se trata de um alimento mais saboroso e suculento.

3. Presença de doenças: se o seu cão sofrer de alguma doença é muito provável que isso se consiga reparar através da sua alimentação. Isto é, quando o cão está doente ele não irá ter tanto apetite como seria de esperar numa fase normal e saudável da vida. Portanto, se começar a reparar que o seu cão deixou de comer é extremamente importante que o leve ao veterinário para que se possa descartar a hipótese de existir uma doença que esteja a levar à perda do apetite.

4. Mudanças de humor: se o seu cão tem demonstrado um comportamento diferente do normal, entristecido ou aborrecido, deve manter alguma atenção às taças onde coloca a ração dele. Quando os animais se sentem deprimidos, é muito comum que não tenham vontade de comer e é por isso essencial que esteja atento aos comportamentos e estados de espírito do seu melhor amigo.

Os sinais e os motivos que levam o seu cão à total perda do apetite podem ser vários, contudo só o veterinário conseguirá fazer os testes e exames necessários para que lhe seja atribuído um diagnóstico assertivo.

Dependendo do diagnóstico, o veterinário irá dar-lhe algumas dicas e/ou indicações para o tratamento (no caso de se tratar de uma doença).

Portanto, assim que verificar que o seu cão não se está a alimentar, deve redobrar a atenção que lhe dá diariamente. Para além disto, é também essencial que controle a taça da água do seu cão. Muitas vezes e perante a falta de apetite, os cães também podem começar a beber menos quantidade de água do que é normal.

Por isso, já sabe: vigie sempre as taças do seu animal e dê-lhe muita atenção para que ele nunca se sinta sozinho.

Veja também: