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Case study: conheça o novo método de recrutamento

Com a evolução dos tempos, os métodos de recrutamento das empresas também mudaram e surgiu um novo método, que complementa a entrevista: o case study.

Case study: conheça o novo método de recrutamento
Prepare-se para os desafios de uma entrevista

O mercado de trabalho está a evoluir e mudar e, por isso, a exigência no recrutamento também. Por esse motivo, tornou-se necessário fazer ajustes nas entrevistas de emprego e encontrar novas formas de avaliar os candidatos. Foi neste contexto que surgiu o método que tem conquistado cada vez mais mais empresas: o case study. Esta é uma tática que permite aos recrutadores garantirem que fazem a escolha mais acertada e que contratam os melhores talentos.

A verdade é que os métodos tradicionais nem sempre cumprem os objetivos nem permitem uma recolha de dados completa. Esta nova metodologia testa os candidatos de modo a garantir uma entrevista eficaz e sem as falhas de outrora. Afinal, a exigência cresce diariamente e ninguém quer ficar para trás.

Fique agora a conhecer o método de recrutamento do momento e saiba como se pode preparar para enfrentar este desafio caso seja necessário.

O método case study de A a Z


conheça o método case study

Ser chamado para uma entrevista é apenas o ponto de partida e pode ser visto como “a parte mais fácil”. Acontece que depois segue-se toda uma fase de preparação, afinal, ninguém quer fazer má figura em frente a um recrutador. Pesquisar informações sobre a empresa, ler sobre o setor ou apenas treinar a sua apresentação são, de certeza, passos que lhe são familiares.

A verdade é que cada vez mais é necessário ir bem preparado para uma entrevista de emprego, uma vez que as empresas se têm tornado mais exigentes. As perguntas parecem mais complicadas e surgem até novas formas de testar as capacidades e os conhecimentos dos entrevistados, tal como o case study.

E em que consiste este método? Trata-se de uma forma de avaliar as competências profissionais do candidato através de uma situação de simulação das tarefas da função à qual se candidata.

É providenciado um dilema com o qual a empresa está ou poderia estar a deparar-se. O avaliado deve depois analisar a situação, identificar os problemas chave e desenvolver uma solução lógica capaz de pôr fim à questão. No fundo, o objetivo é ver de que forma o indivíduo se comporta quando confrontado com uma situação que poderá tornar-se bastante real na eventualidade de ser o escolhido para a posição em aberto.

case study pode ser realizado em contexto de entrevista, ou pode ser como um exercício enviado ao candidato pela empresa, com um prazo de entrega.

Benefícios

Se pensa que estes testes existem apenas para lhe dificultar a vida está enganado. Na realidade, o método case study pode trazer diversos benefícios tanto para a empresa como para os funcionários (que vão muito para além do processo de recrutamento).

No caso das empresas as vantagens são óbvias. É uma forma de garantir maior facilidade na escolha do funcionário, de assegurar que as suas exigências são correspondidas e, por fim, de estimular o sucesso a longo prazo.

Já no caso dos colaboradores, pode dizer-se que ficarão melhor preparados para ser bem sucedidos na posição que ocuparem, uma vez que já mostraram, na prática, as suas capacidades profissionais. Saberão responder melhor a qualquer desafio que lhes sejam lançado e conseguirão ser mais produtivos e eficazes.

Dicas para impressionar

Antes de mais, é importante que perceba que não existe uma receita infalível que lhe garanta o emprego na eventualidade de passar por um destes testes. No entanto, existem algumas dicas que poderão ser uma grande ajuda e que tornarão o processo mais fácil:

  1. Prepare-se com antecedência: é muito importante que o recrutador perceba que se deu ao trabalho de se preparar para a entrevista. Deve informar-se ao máximo sobre a empresa, sobre a sua área de atuação e, caso seja possível, sobre o tipo de perguntas ou desafios que o entrevistador costuma lançar;
  2. Esteja atento: toda a sua atenção deve estar centrada na entrevista e nas perguntas que lhe são colocadas para que não haja falhas de interpretação. Pense no quanto quer o emprego e no quão benéfico poderá ser para a sua carreira para que o objetivo não lhe escape;
  3. O silêncio nunca fez mal a ninguém: esqueça aquela ideia de que as entrevistas têm de assentar num diálogo extremamente ativo e que tem de participar ao máximo. A verdade é que, por vezes, estar em silêncio e ouvir aquilo que têm para lhe dizer é mesmo a melhor prática, especialmente quando confrontado com um teste de case study;
  4. Coloque todas as dúvidas: as perguntas não só são aceitáveis como são também expectáveis. Não se sinta constrangido quando lhe surgir alguma questão ou dúvida e aproveite para pedir o máximo de informação possível ao recrutador;
  5. Explique o seu raciocínio: a verdade é que o caminho que fez até lá é tão importante como a resposta final. Numa situação de case study dificilmente existe apenas uma resposta certa, pelo que é muito importante que explique todos os passos e o raciocínio até à sua conclusão final. E lembre-se de que por vezes pensar outside the box é uma mais-valia.

case study pode ser apresentado de diversas formas, sendo que as mais comuns são em contexto de entrevista ou exercício escrito, dependendo da função a que se candidata.

Independentemente do modelo, é importante que esteja sempre esclarecido quanto ao objetivo da entrevista e da atividade e que siga todas estas dicas. Pode ser que assim garanta o seu lugar naquele emprego que sempre quis.

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