Publicidade:

Os 4 melhores chás para constipação

Está constipado e não sabe como aliviar os sintomas e acelerar o processo de cura? Conheça 4 chás para constipação que podem ajudar.

Os 4 melhores chás para constipação
Infusões que ajudam a curar a constipação

O recurso a chás e infusões para tratamento e alívio de dores e incómodos é muito comum, e com os chás para constipação não é diferente. Estes podem mesmo fazer a diferença.

Gripes e constipações são doenças causadas por vírus que afetam o sistema respiratório e causam sintomas como desconforto no tórax, tosse, nariz entupido ou com pingo e olhos lacrimejantes, por exemplo.

Apesar de existir uma grande variedade de fármacos indicados para o tratamento dos sintomas, alguns chás para constipação podem contribuir para o alívio da dor e do desconforto. Recomenda-se que procure um médico ou farmacêutico e evite a automedicação.

4 chás para constipação que deve conhecer


Chá de gengibre

cha de gengibre

O chá para constipação feito com gengibre é saboroso, aromático e mais eficiente quando preparado a partir da raiz natural ou desidratada. O gengibre pode ajudar a aliviar a congestão nasal e torácica associadas aos sintomas de uma constipação.

Os componentes químicos da raiz do gengibre podem também auxiliar o corpo na luta contra as células virais e acelerar o processo de recuperação do organismo. Quem sofre de gastrites e azias deve consultar um médico antes de recorrer ao chá de gengibre, pois este pode agravar estas condições.

Chá de eucalipto

cha de eucalipto

As folhas do eucalipto podem servir para preparar uma infusão para a constipação. Muito conhecido por tratar febres e náuseas, o eucalipto possui um composto, conhecido como eucaliptol, que ajuda a limpar a secreção das vias respiratórias.

Este mesmo composto pode ser um aliado no tratamento da gripe. Pessoas com a pele sensível ou extremamente alérgicas devem consultar um médico antes de beber chá de eucalipto.

Chá de hortelã

cha de hortela

A hortelã é um ingrediente que está presente em muitos remédios e descongestionantes. O mentol, composto químico presente na planta, é o responsável por aliviar a congestão e promover as tosses que podem levar ao alívio do muco.

O óleo das folhas da hortelã contém benefícios antivirais: ajuda a prevenir a proliferação dos vírus que causam constipação e gripe. O chá de hortelã é seguro em doses normais, enquanto que um alto consumo de mentol pode ser tóxico para o organismo humano.

Chá verde

verde

O chá verde contém antioxidantes conhecidos, como quercetina, e um aminoácido chamado l-teanina, que ajudam o corpo a lidar com as infeções. Estes compostos também estão presentes no chá preto e no oolong, que são chás processados a partir do chá verde.

A quercetina tem um efeito antiviral já comprovado e funciona como um aliado do organismo no combate aos vírus que causam constipação. Esta pode inibir a reprodução dos mesmos e parar a infeção ainda nos seus estágios iniciais.

Recomenda-se moderação no consumo de chá verde devido à quantidade de cafeína presente na bebida, que pode causar efeitos como vómitos, enjoos, depressão, ansiedade e dificuldade em dormir.

Veja também: