Publicidade:

As 10 estradas mais bonitas de Portugal

O nosso país tem muitos tesouros escondidos. Percorra as estradas mais bonitas de Portugal, de entre as quais está uma das mais bonitas do mundo.

As 10 estradas mais bonitas de Portugal
Inspiração para as viagens de carro

Portugal é um país pequeno, mas com tesouros encantados a cada canto. Se a pressa do dia-a-dia e o facilitismo das autoestradas nos levou a esquecer as longas horas de viagem nas estradas nacionais, talvez esteja na hora de voltar a descobrir as estradas mais bonitas de Portugal. Entre elas encontra-se aquela que foi considerada a mais bonita do mundo. Fique com a nossa lista e inspire-se.

As 10 estradas mais bonitas de Portugal

1. EN222

A estrada que foi considerada, em 2016, como a melhor do mundo para se conduzir, segundo um estudo da Avis. Falamos em particular do troço que liga o Peso da Régua ao Pinhão, literalmente o percurso mais bonito que se pode fazer. Os socalcos do Douro, o reflexo do rio e, claro, a estrada em si, são para aproveitar. 27 km daquela que encabeça as estradas mais bonitas de Portugal.

 

2. EN2

A estrada nacional número 2 é icónica. Quem nunca percorreu determinados troços deste percurso a caminho de férias ou para visitar família? A estrada liga Chaves a Faro, num extensão de 737 quilómetros. Destacamos o troço que liga Almodôvar a São Brás de Alportel, considerada como património nacional.

 

3. EN247

Apesar de a estrada completa ligar Peniche a Cascais, destacamos o troço entre Cascais a Colares, que circula por 20 quilómetros de paisagens lindíssimas. Vale a pena visitar as vilas de Sintra e Cascais usando esta estrada. A N247 foi também considerada uma das melhores estradas do mundo, em parte pelo seu rácio de segundos gastos em retas e em curvas.

 

4. EN246-1

A estrada que liga Castelo de Vide ao Marvão, subindo ao cume da serra, é um percurso que vale a pena fazer várias vezes. O Alentejo é feito de planícies magníficas e deste troço de apenas dez quilómetros, que fica na memória. Com lugares históricos a visitar ao longo do percurso e com a beleza da natureza exibida ao longo do mesmo, há muito a apreciar nesta estrada.

 

5. EN230

A estrada serrana que liga Aveiro à Covilhã merece destaque como uma das estradas mais bonitas de Portugal pelo troço entre Teixeira e Pedras Lavradas. As paisagens são epicamente cinematográficas, no coração da serra.

 

6. EN112

São 94 os quilómetros que unem Portela do Vento a Castelo Branco que têm destaque no topo da Serra do Açor. As curvas são muitas, mas o piso é largo, com vistas panorâmicas fantásticas e muitos pontos onde parar, à descoberta desta zona do país.

 

7. EN267

Vamos agora para o Algarve, passar pela rural nacional 267, que liga Silves a Monchique, pelo meio da serra algarvia. As influências árabes no sul de Portugal são visíveis nas paisagens que pode admirar a partir deste percurso.

 

8. N221

De Barca D’Alva a Freixo de Espada à Cinta, a N221 percorre 22 quilómetros com paisagens sem iguais. O Douro remoto e frequentemente esquecido tem muita história neste percurso. Tem cinco miradouros onde parar e admirar a paisagem agreste e magnífica.

 

9. N339

O coração da Serra da Estrela está nesta estrada. Aproveite para chegar da Covilhã ao ponto mais alto de Portugal Continental, a percorrer curvas e contracurvas que são em si admiráveis.

 

10. N301

Terminamos o passeio pelas 10 estradas mais bonitas de Portugal no Minho. Vá de Caminha até bem perto do Parque Nacional Peneda-Gerês, passando por Vilar de Mouros e Paredes de Coura. O melhor do litoral e do interior num percurso de 52 quilómetros.

 

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: