Publicidade:

Implante dentário: o que é, tipos e preços

Muitas pessoas sofrem com a ausência de dentes pelos mais variados motivos. Nesses casos, o tratamento de eleição é a colocação de um implante dentário.

Implante dentário: o que é, tipos e preços
Saiba como funcionam os implantes dentários e quais os seus benefícios

Não é novidade para ninguém que um sorriso bonito é importante não só por questões de saúde mas também de autoestima. Claro está que problemas nos dentes e nas gengivas estragam este cenário perfeito e dão dores de cabeça a quem tem de os enfrentar. Ora, é precisamente por esse motivo que a colocação de um implante dentário ganha cada vez mais importância.

Tantas vezes vistos como um investimento num futuro com mais confiança, os implantes encontram-se entre os tratamentos dentários mais requisitados nos consultórios de dentista. Chegou a altura de saber tudo sobre esta técnica.

Implante dentário: tudo o que deve saber


saiba tudo sobre implantes dentários

Os implantes dentários são pequenas estruturas de metal, geralmente titânio, cirurgicamente colocadas no osso maxilar que se encontra encoberto pela gengiva, com o objetivo de ocupar o lugar da raiz do dente. O dentista pode, depois, colocar coroas dentárias, de modo a substituir o dente perdido.

Para poder colocar um implante dentário, é necessário que tenha gengivas e ossos saudáveis – só assim garante sucesso do procedimento. De facto, esta é a única opção que preserva e estimula o osso natural do maxilar.

Os resultados desta técnica dependem também de si, uma vez que a higiene bucal é crucial para o sucesso a longo prazo dos seus implantes. Também as visitas regulares ao dentista passam a ser uma obrigação. Embora não exista um prazo de validade definido, a verdade é que, com o devido cuidado, alguns implantes podem durar a vida inteira.

Tipos de implantes dentários

conheça os tipos de implantes dentários

Embora existam diversos tipos de implantes dentários, faz sentido mencionar os 3 principais e mais comuns:

  • Implantes dentários convencionais são os mais frequentes, não existindo um público-alvo específico;
  • Implantes curtos são colocados quando existe pouca profundidade de osso;
  • Implantes zigomáticos são colocados apenas no maxilar superior, uma vez que se fixam no osso zigomático. São utilizados quando se verifica uma perda óssea extensa.

Nenhum dos implantes causa dor aquando da sua colocação, uma vez que o paciente se encontra anestesiado. No caso dos primeiros dois tipos de implante dentário, é utilizada anestesia local, ao passo que o implante zigomático pode estar sujeito a anestesia geral.

No pós-operatório, poderá ter de tomar analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. De qualquer forma, o médico que fizer o procedimento recomendar-lhe-á a melhor atuação.

Preços

O preço dos implantes dentários pode variar de acordo com diversos fatores, como o tipo de procedimento utilizado, por exemplo. Também a clínica onde a cirurgia é feita tem peso no valor total.

Em média, cada implante tem um custo que oscila entre os 500 e os 850 euros, ao qual acresce o valor da prótese fixa, que varia entre 500 e 700 euros. No caso do implante zigomático, o preço tende a ser superior – é preciso ter em conta a necessidade de anestesia geral, por exemplo.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.