Publicidade:

Sabe qual é o melhor mês para procurar emprego? Descubra aqui

Esta é uma dúvida recorrente e que suscita discórdia. Descubra qual o melhor mês para procurar emprego e aumente as probabilidades de sucesso na sua busca.

Sabe qual é o melhor mês para procurar emprego? Descubra aqui
Envie currículos na melhor altura

Está em casa sentado ao computador a enviar email atrás de email com o seu currículo vitae anexado. Com certeza que este cenário lhe parece familiar, mesmo que apenas à distância. A busca por um lugar no mundo laboral nem sempre é fácil e pode mesmo deixar qualquer um frustrado e desmotivado. Mas talvez possa ajudar se souber qual é o melhor mês para procurar emprego e, assim, garantir que as hipóteses de sucesso são bastante superiores, certo?

Se há tema que costuma gerar discórdia e que é debatido sem cessar é o da melhor época para conseguir um emprego. E não é de admirar – afinal, quem não quer saber a resposta e garantir o seu lugar numa empresa?

Se por um lado há quem diga que um currículo enviado no verão é sinónimo de vitória, por outro lado há quem defenda que é o final do ano o momento ideal para o recrutamento. A verdade é que todos têm opiniões diferentes e nem sempre é fácil perceber qual é a mais acertada.

Já não é segredo para ninguém que o sucesso do recrutamento depende, em muito, dos candidatos. Por isso mesmo, para além da preocupação com a entrevista, deve ter em conta o momento de envio da sua candidatura. Não se preocupe porque chegou o momento de saber qual o período ideal para escrever o tão importante email – tome nota.

Aproveite o melhor mês para procurar emprego


saiba qual é o melhor mês para procurar emprego

Estar desempregado ou num emprego de que não se gosta pode ser um verdadeiro desespero. E o cenário ainda se agrava mais quando as inúmeras candidaturas enviadas parecem não surtir qualquer efeito. Não fique frustrado porque com pequenos ajustes poderá mudar o rumo da sua vida laboral.

Com o final das férias e o regresso às aulas, setembro parece, aos olhos de muitos, a altura ideal para o envio de currículos e o melhor mês para procurar emprego – até porque muitas são as empresas que retomam funções neste mês. No entanto, muitos são os especialistas que garantem que esta ideia não corresponde à realidade.

Acontece que após esta rentrée, habitualmente, as empresas investem num processo de análise dos seus recursos, necessidades e metas que se pode prolongar por algumas semanas. Depois de definidos os objetivos, é altura de procurar a mão-de-obra necessária para lhes dar resposta. Assim, é possível dizer que outubro e novembro são os meses mais indicados para o envio de candidaturas se quer garantir que o seu currículo passa pelas mãos certas.

Contudo, logicamente, o sucesso não é exclusivo destes dois meses do ano, De facto, uma boa ideia será aproveitar também os meses entre maio e julho, antes do período mais intenso de férias (agosto), altura em que algumas empresas investem em novos talentos. Isto acontece porque algumas organizações preferem fechar o processo de recrutamento antes do início do novo ano laboral.

Então e os piores meses para procurar emprego?

Já em relação ao pior mês para procurar um novo emprego é seguro afirmar que não existe discórdia: agosto é o mês em que deve aproveitar a praia e esquecer as candidaturas. Regra geral, a maior parte das firmas está fechada ou a meio gás devido ao período de férias, o que significa que é muito menos comum existir um processo de recrutamento durante este mês.

Porém, infelizmente para quem procura lugar numa empresa, o consenso já não se mantém quando o assunto é o mês de dezembro, que parece ser uma boa altura em alguns casos e um período a esquecer noutras situações.

No caso de uma empresa que inicie um processo de recrutamento em outubro, à partida, já deverá ter tudo tratado por esta altura. Por outro lado, se a procura for iniciada mais tarde, é bastante possível que dezembro continue a ser uma boa opção. A verdade é que é necessário analisar caso a caso e nunca baixar os braços.

As melhores dicas para procurar emprego


E porque procurar e conseguir um emprego tem muito que se lhe diga e é uma tarefa influenciada por diversos fatores está na altura de rever as melhores dicas para garantir o máximo de sucesso.

1. Currículum vitae: deve ver o CV como a primeira impressão que um recrutador tem de si e das suas capacidades, uma espécie de carta de apresentação. O documento deve destacar-se dos restantes, pelo que não se limite aos templates mais básicos.

Não se esqueça de incluir os seus dados pessoais, a formação e a experiência profissional que já adquiriu. É também muito importante destacar todas as informações que possam diferenciar o seu perfil dos restantes candidatos – saber falar diversos idiomas ou ter algum talento específico são bons exemplos.

2. Faça uma procura seletiva: é importante que filtre as ofertas de acordo com as suas capacidades e os seus verdadeiros interesses. Não se deixe levar pela frustração e não se inscreva indiscriminadamente em todas as ofertas de trabalho que encontrar.

3. Preparação: a entrevista é o momento-chave de todo o processo, pelo que deve transmitir confiança e preparação para responder a qualquer questão.

Veja também: