Cidade das Profissões
Cidade das Profissões
18 Mar, 2019 - 12:09
Dentro de mim: o primeiro passo de uma procura de emprego de sucesso

Dentro de mim: o primeiro passo de uma procura de emprego de sucesso

Cidade das Profissões

O primeiro passo, talvez o mais importante e, certamente. o mais difícil, numa procura de emprego de sucesso, é, sem dúvida, o autoconhecimento.

O artigo continua após o anúncio

O momento em que está à procura do primeiro emprego; que ficou desempregado, encerrou um negócio próprio, ou pensa recorrentemente que não quer continuar no seu atual emprego, pode ser o melhor momento da sua vida para potenciar uma mudança positiva.

Este é um tempo de pausa, de (re)conhecer quem é, para onde quer ir, pessoal e profissionalmente. É provavelmente a fase mais desafiante, porque nos obriga a olhar para dentro de nós e a reconhecer as nossas forças e fraquezas, sonhos (visíveis ou escondidos) e obstáculos na sua concretização.

E para quê? Para elaborar um plano de abordagem ao mercado de trabalho estruturado, com objetivos bem definidos, com consciência das suas próprias competências, pontos a melhorar, caminhos que já não quer seguir, outros que quer explorar.

A procura ativa de emprego começa dentro de si

As questões centrais que se deve colocar neste momento são:

  • Quem sou eu e o que sou capaz de fazer?
  • Para onde quero ir? O que quero fazer?

Durante esta análise interna pode chegar a conclusões diferentes:

  • reforçar a ideia de que ao longo da sua vida profissional foi acumulando experiências que justifiquem avançar, mesmo que a medo, com a vontade há muito sentida de iniciar um negócio próprio;
  • compreender e concluir que a área profissional em que trabalhou toda a vida não era, afinal, aquela que o/a preenchia e assumir que é altura de se realizar numa nova missão de vida, com outro propósito;
  • compreender que não possa ser possível concretizar o seu objetivo profissional, sem antes fazer formação especializada, dominar uma língua estrangeira, ou até certificar competências que já existem, mas que devem ser validadas/reconhecidas formalmente;
  • descobrir talentos escondidos, por detrás de hobbies que teimam em subsistir ou de sonhos que foram ficando no papel.

Descubra o que o/a faz feliz e reúna as ferramentas certas

Na verdade, o que tem de (re)descobrir é a atividade profissional que o/a faria saltar da cama todos os dias (faça chuva ou faça sol) para a desempenhar horas a fio, com um sentido de missão e de realização pessoal! Vença as “crenças limitadoras” que o/a impedem de agir e assuma o comando da sua vida. Avance para um projeto profissional que o/a faça feliz.

Só aí estará totalmente pronto(a) para um segundo passo: a construção da sua proposta de valor e a elaboração de documentos de procura ativa de emprego (cartões de visita, cartas de apresentação/candidatura, currículo, perfil no LinkedIn, portefólio). Mas avance apenas quando tiver a consciência de que tem as ferramentas certas e os contactos necessários para que este novo projeto profissional possa ser um sucesso.

Concebemos a Cidade das Profissões como este ponto de reencontro de si mesmo, um espaço onde se pode (re)definir e crescer, (re)descobrir o seu percurso profissional, construir ferramentas de procura ativa de emprego mais eficazes.

Um espaço de encontro entre profissionais que também se estão a (re)descobrir, e que tantas vezes aqui encontram o que lhes faltava para avançar para um projeto profissional de sucesso. Esperamos por si.

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp