Publicidade:

Poupar no ar condicionado: 6 dicas infalíveis

Quer saber como poupar no ar condicionado? Temos várias ideias para baixar a fatura da energia e garantir uma climatização perfeita ao longo de todo o ano.

Poupar no ar condicionado: 6 dicas infalíveis
Soluções para poupar na fatura da luz

Para muitos, este aparelho é a grande salvação ao longo de todo o ano. Há quem não viva sem eles, mas nem sempre é garantida a correta utilização dos mesmos. Para poupar no ar condicionado basta estar atento aos consumos e mudar alguns hábitos no seu dia-a-dia.

Em alguns casos, o uso deste aparelho pode representar um aumento de 30% da conta da luz. Se quer evitar surpresas desagradáveis, basta seguir as nossas dicas. Não se vai arrepender.

Como poupar no ar condicionado e manter uma boa temperatura


poupar no ar condicionado

1. Mantenha o equipamento em bom estado

Se quer poupar no ar condicionado deverá apostar na manutenção cuidada do aparelho. Esteja atento ao estado dos filtros e faça limpezas regulares para garantir que o ar condicionado não precisa de demasiado esforço para manter a temperatura ao nível desejado (dizem os especialistas que os filtros devem ser limpos a cada duas semanas). Dessa forma, estará a reduzir a fatura de eletricidade ao final do mês.

Se preferir, pode solicitar a manutenção do ar condicionado a uma empresa ou contratar o respetivo serviço a longo prazo para um acompanhamento mais frequente, mas antes disso faça o seu estudo de mercado e perceba quais os preços e as condições praticadas. No caso de fugas, recargas e verificação da parte elétrica, o melhor mesmo é pedir ajuda especializada.

2. Programe o aparelho corretamente

Esta é uma das dicas mais importantes: para garantir uma climatização eficiente nunca deve ter uma diferença de temperaturas entre o exterior e o interior da casa superior a 12 graus. A temperatura média a que deve programar o ar condicionado é de 20 graus no verão e de 24 graus no inverno.

3. Preste atenção à eficiência energética

Se está a pensar investir num ar condicionado, não se esqueça de consultar a eficiência energética do aparelho em causa. Alguns modelos mais eficientes podem custar mais algumas dezenas de euros, mas vão permitir poupar energia e garantir uma fatura de energia mais baixa.

Os especialistas aconselham a compra do ar condicionado “inverter”, que possibilita poupar, todos os anos, até 30% mais de energia do que um aparelho normal.

4. Use o ar condicionado de forma inteligente

Para poupar no ar condicionado não deve apenas estar atento à manutenção e à certificação energética do aparelho. Utilize-o apenas quando necessário e use (e abuse) das fontes naturais de calor e de frio consoante a estação do ano.

No verão, utilize os estores para reduzir a necessidade de refrigeração condicionada e para garantir uma temperatura mais baixa dentro de casa – durante o dia evite a entrada de raios solares diretos e durante a noite abra as janelas em lados opostos da casa.

Se tem uma ventoinha, use-a em conjunto com este aparelho: vai atuar como um dispersor eficaz do ar produzido pelo ar condicionado, permitindo a climatização homogénea de todo o espaço de forma mais rápida.

No inverno, levante os estores e abra os cortinados para obter o máximo de exposição solar. No final do mês, a conta bancária agradece.

5. Tenha atenção ao desperdício

Sempre que está a utilizar o ar condicionado deve estar atento ao desperdício de energia que, no final do mês, poderá originar um aumento significativo da fatura de eletricidade.

Se estiver a utilizar o aparelho, não abra as janelas e garante que todas as aberturas estão bem vedadas. A entrada de ar vai obrigar a um esforço extra do ar condicionado para manter a temperatura desejada.

6. Reorganize o seu espaço

Antes de instalar um ar condicionado, deve reorganizar a localização dos móveis de sua casa. Porquê? Sempre que há obstáculos à circulação do ar o esforço deste aparelho para fazer chegar a temperatura ao nível desejado é maior.

Coloque o ar condicionado no local mais arejado da habitação e a uma altura elevada, distante dos móveis. Em caso de dúvida, fale com os técnicos que instalam o aparelho para ajudar neste planeamento.

Ar condicionado: boas práticas


Quer mais dicas para poupar no ar condicionado? Temos mais algumas e, por isso, continue a tomar notas. Verifique o espaço onde vai instalar o aparelho: quanto mais curta for a distância entre a unidade interior e exterior mais eficaz será o funcionamento.

Mas há mais: instale a unidade exterior, de preferência, num local abrigado do sol e arejado e esteja atento aos respetivos pontos de fixação (para evitar acidentes e despesas extra desagradáveis).

Compre o aparelho de ar condicionado em lojas que garantam a instalação ou que indiquem um instalador de serviço. Dessa forma, os defeitos ficam abrangidos pela garantia do respetivo aparelho (em geral, de dois anos). Em relação à instalação, a mesma deve ser feita apenas por técnicos especializados.

Se seguir as nossas dicas, vai poupar no ar condicionado e garantir conforto a todo a familia ao longo do ano, faça frio ou calor. Chegou, por isso, a hora de começar a poupar e a rentabilizar este aparelho.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].