Publicidade:

Os 10 melhores sites para comparar preços online

Se gosta de fazer compras inteligentes, este artigo é para si: reunimos os melhores sites para comparar preços em Portugal e fazer os melhores negócios.

Os 10 melhores sites para comparar preços online
Já tem ajuda para fazer as contas

São promoções, são saldos, são liquidações. Será que tudo isto são ofertas vantajosas? Nem sempre. Por sabermos disso, fomos procurar os melhores sites para comparar preços em Portugal.

As estratégias do mercado não são propriamente secretas, mas continuam a resultar: preços que aumentam antes de entrarem as promoções, descontos que aparecem no dia em que a loja da concorrência está a vender o mesmo produto ainda mais barato… a criatividade é o limite quando o assunto é fazer “falsas promoções”.

A verdade é que nenhum consumidor gosta de ser enganado – e talvez por isso tenham surgido tantos sites para comparar preços na Internet. Para lhes fazer justiça, escolhemos os melhores e fizemos uma lista: assim já não tem por que “cair no conto do vigário”.

Top 10: os melhores sites para comparar preços


sites para comparar preços

1. KuantoKusta

De pacotes de arroz a máquinas fotográficas, esta plataforma compara o preço de praticamente todo o tipo de produtos. Basta que eles estejam à venda em lojas portuguesas – online ou offline – e este site diz-lhe quem faz o melhor preço.

A pensar nas compras do dia a dia, a plataforma criou ainda uma secção própria para comparar preços de supermercados – o KuantoKusta Supermercados -, onde os preços das grandes superfícies são apresentados lado a lado.

2. Comparador de preços da Deco

Como não podia deixar de ser, a associação que defende os direitos do consumidor também entrou na luta pela justiça de preços e criou um comparador que também está disponível na Internet.

Neste comparador pode fazer a pesquisa por loja, por produto e até pelo URL do produto que está a pensar comprar, o que é inédito. Pode, por exemplo, colar no comparador o link da página onde está o produto (na loja onde está a pensar comprar) e ele diz-lhe logo se está a fazer um bom negócio ou não.

3. Komparaki

Muito parecido com o KuantoKusta, este portal prima pela organização: tudo está catalogado e arrumado no lugar, o que torna a utilização muito simples e intuitiva.

Aqui pode pesquisar produtos por tipo e subtipo e comparar os preços praticados pelas várias superfícies. Fica praticamente impossível fazer um mau negócio se se guiar por este site.

4. ShopMania

Além de comparar os preços praticados por todas as lojas para cada produto, neste site ainda tem acesso ao histórico da evolução de preços, ou seja, consegue perceber se o preço tem sido estável ou se tem baixado nas últimas semanas. É quase como utilizar técnicas de investimento na bolsa, mas para compras mais vulgares.

Mais uma vez, a plataforma é fácil de usar e os produtos aparecem distribuídos por categoria. Tudo em português, não há qualquer dificuldade relevante à vista.

5. Kimovil

Entramos no campo dos telemóveis para lhe dizer que há um site onde a comparação é total: não só compara preços como também compara produtos, dissecando as características de cada um. O único defeito deste site é que só serve mesmo para telemóveis, não abrange nenhum outro tipo de produto.

6. Zwame

Menos conhecido que os anteriores, este comparador é focado nas tecnologias e abrange todo o tipo de produtos eletrónicos. Por ser mais centrado num tema, aborda produtos muito específicos, o que obriga, por um lado, a ter um certo conhecimento técnico para saber o que procurar, mas, por outro, é útil aos compradores de nicho, mais exigentes, que não estão propriamente à procura de um produto de massas.

7. Selectra

Outro comparador de produtos específicos: o Selectra diz-lhe se está ou não a pagar um bom preço pela eletricidade e pelo gás natural. Não é que Portugal tenha muitos fornecedores nestes campos, mas com a liberalização do mercado esta ferramenta tornou-se, sem dúvida, uma forma poderosa de simplificar o trabalho de comparação.

8. Kelly Blue Book

Mais um comparador para um único tipo de negócio, desta vez automóvel. Comprar um carro usado é, por si só, um negócio arriscado, mas torna-se mais difícil quando não tem real noção do valor que a viatura tem naquelas condições.

O KBB veio ajudar a simplificar o negócio: basta inserir na plataforma o tipo de carro que procura e as condições em que se encontra (como, por exemplo, o nṹmero de quilómetros), e pode compará-lo com outros carros. O preço é uma das dimensões da comparação, mas há mais que vale a pena explorar.

9. Mais Gasolina

São, muito provavelmente, os preços mais odiados pelos portugueses e agora têm uma montra que os expõe: o Mais Gasolina diz-lhe tudo sobre combustíveis – desde a localização de postos de abastecimento até ao preço cobrado em cada um.

Para utilizar o portal tem de desativar os bloqueadores de anúncios, mas é um preço relativamente pequeno a pagar considerando a utilidade que recebe em troca.

10. Portal do Cliente Bancário

Não podíamos deixar de lado os negócios dos bancos. Neste site encontra tudo o que, no fundo, lhe interessa: a comparação das comissões cobradas pelos bancos a operar em Portugal.

Pode pesquisar por instituição de crédito (que comissões cada uma cobra) ou por serviço (quanto custa em cada banco). A utilização é fácil, gratuita e sem “mas”. Se lida com bancos, é uma ferramenta a ter sempre presente.

Estes são, como lhe dissemos, os principais comparadores de preços em Portugal. Se é um comprador habitual nas plataformas internacionais, considere que também existem comparadores para outros países que podem ser-lhe particularmente úteis.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].