Publicidade:

As 10 tarefas domésticas que pode parar de fazer já

Há tarefas domésticas que repetimos vezes sem conta sem que isso nos traga grandes vantagens! Saiba como fazê-las render mais e poupe tempo e dinheiro.

As 10 tarefas domésticas que pode parar de fazer já
Reduza a frequência de determinadas limpezas

Não há qualquer discussão que existem algumas tarefas domésticas de realização diária, tais como fazer as camas, lavar a louça ou limpar as bancadas da cozinha e casa de banho.

No entanto, outras há que poderão acabar por ser uma perda de tempo, e até de dinheiro, porque não acrescentam grande vantagem em fazê-las numa lógica tão repetitiva e constante! Neste artigo vamos partilhar consigo uma espécie de 10 mandamentos das tarefas domésticas que pode parar de fazer, ou pelo menos diminuir a sua frequência, e ganhar assim mais tempo para si e não gastar tanto em produtos e afins.

As 10 tarefas domésticas que está a repetir demasiadas vezes


tarefas domésticas

1. Limpar o pó às prateleiras dos livros

Claro que é impensável estarmos com frequência a tirar os livros das prateleiras para limpar o pó. Contudo, o espaço que fica entre os livros e a beira da prateleira é o local onde se acumula mais pó e onde andamos sempre, e com alguma dificuldade, a limpar. Porém, esta tarefa pode ser completamente eliminada se optar por alinhar os livros com o limite da prateleira, fazendo com que aquele pequeno espaço deixe de existir e de acumular pó.

E assim, com um simples gesto, está a poupar tempo, esforço e dinheiro (em produto para o pó, claro está!)

2. Limpar louça à mão

Além de ser uma tarefa morosa, sabia que é menos higiénico limpar a louça com um pano à mão? Muitas vezes utilizamos um pano que já está a uso e está, e por isso, com as normais bactérias e micróbios da utilização, que acaba por transferir isso para os pratos e copos!

Deixe a louça na máquina até ela estar seca, podendo mesmo abrir a porta para ajudar no processo de secagem. A tarefa de arrumar a louça torna-se muito mais rápida além de mais higiénica.

3. Aspirar a casa toda

Quando se pega no aspirador a tendência é fazer tudo de uma só vez e abranger a casa toda. Contudo, nem todas as divisões precisam de ser aspiradas com a mesma frequência. Diminua o número de vezes que aspira os locais onde há menos movimento!

Para ajudar a reduzir a sujidade dentro de casa, não se esqueça de deixar o calçado à porta e incutir esse hábito a todos os que lá vivem. Para alternar com o gasto do aspirador, pode ir passando um espanador manual.

4. Lavar a roupa depois de usada uma só vez

Nem todas as peças de roupa precisam de ser lavadas de todas as vezes que são usadas. Na verdade, essa regra aplica-se quase exclusivamente à roupa interior. As restantes peças de vestuário não acumulam sujidade suficiente para serem lavadas depois de serem usadas uma só vez. A maioria das peças podem ser imediatamente arrumadas ou outras poderão precisar apenas de ficar a arejar durante a noite.

5. Limpar o forno

tarefas domesticas

Quando fazemos assados o fundo do forno acaba sempre por ficar sujo, com manchas de gordura ou mesmo pedaços de alimentos. Para evitar ter de andar a esfregar o forno de todas as vezes que o usa (usando inclusivamente produtos caros para o fazer), opte por forrar o fundo do forno com uma folha de alumínio.

No fim é só pegar na folha, amarrotar e deitar fora. O fundo do forno manter-se-á impecavelmente limpo e a limpeza deste eletrodoméstico vai acabar por ser uma tarefa para levar a cabo muito raramente.

6. Passar a ferro a roupa toda

Se retirar a roupa da máquina de secar e a dobrar imediatamente, verá que não precisará de passar a ferro nem metade das peças. Esta tarefa ajuda não só a poupar tempo como também muito dinheiro em eletricidade para passar a ferro.

E esqueça a ideia de passar meias, cuecas e toalhas! Usando estas dicas, rentabilizará muito melhor o tempo dedicado às tarefas domésticas, sobrando mais para se dedicar àquilo que lhe dá mais prazer.

7. Usar a máquina de secar nos dias de verão e de sol

Se há coisa que não faz mesmo sentido e que tem de entrar para a lista de tarefas domésticas que pode parar de fazer já é esta: então está um sol radiante lá fora e vai colocar a roupa na máquina de secar? Não faça isso!

Além de ser muito mais económico e ecológico secar ao ar livre no estendal, a roupa fica com um cheirinho mais fresco e se a sacudir bem antes de estender fica quase sem vincos!

8. Varrer a casa quando tem pó

Se há tarefa ingrata é esta: a de varrer! E o curioso é que é uma coisa que temos o hábito de fazer diariamente. Não estamos a dizer que deve colocar a vassoura de lado, nada disso! Mas ela deve servir propósitos muito específicos, como para apanhar algo que entornou, que partiu, migalhas extra no chão, entre outras.

Agora, uma das tarefas domésticas que pode parar de fazer é a de varrer por uma questão de rotina de limpeza. E sabe porquê? Porque em vez de limpar está a levantar a poeira e sujidade toda! E se nos primeiros minutos a casa parece limpa, quando a poeira assentar vai perceber que foi tempo perdido.

9. Limpar os vidros em dias de sol

Esqueça. Não limpe os vidros em dias de sol! Além de se tornar uma tarefa mais difícil porque não vai conseguir detetar com clareza as manchas e poeiras, o sol acaba por secar os produtos que aplica na janela demasiadamente rápido e vai assim causar manchas difíceis de serem removidas.

Prefira sempre dias mais encobertos para completar esta tarefa.

10. Lavar a toalha de mesa após cada refeição

Se há coisa que se traduz em desperdício de dinheiro e de energia e tempo é esta: não lave a toalha de mesa após cada utilização! Além de ser muito pouco ecológico, a toalha não se suja assim tanto que justifique ir direta à máquina.

Uma boa sacudidela ou até uma passagem com um pano húmido serão geralmente tarefas suficientes para o próximo par de refeições.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação