ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Miguel Pinto
Miguel Pinto
10 Set, 2021 - 14:00

E você, onde estava no 11 de setembro de 2001?

Miguel Pinto

O 11 de setembro mudou o mundo. O terror globalizou-se e foi transmitido em direto. Ainda se lembra onde estava no dia dos atentados?

A 11 de setembro de 2001 o mundo mudava de forma dramática. No arranque de um novo milénio, nada mais iria ser como antes. Os ataques terroristas que nesse assolaram os Estados Unidos da América determinaram a implantação de uma nova ordem mundial e o reafirmar definitivo de uma ameaça que ainda hoje espreita ao virar da esquina. O terrorismo, disseram os atentados do 11 de setembro, veio para ficar e para nos atormentar para sempre.

O ataque às Torres Gémeas, assim como o do Pentágono e o falhado ataque ao Capitólio, deixaram o mundo perplexo, quer pela sua dimensão, quer pela sua ousadia. Pela primeira vez as pessoas viam o terrorismo quase em tempo real. A incredulidade do que acontecia mesmo em frente dos nossos olhos, o choque e o pavor de quem tinha sido diretamente afetado e desorientação das primeiras horas aos a tragédia é algo que dificilmente quem assistiu poderá esquecer.

As imagens dos aviões a bater nas torres do World Trade Center, o pânico dos nova-iorquinos ou a incrível queda dos edifícios, perpetuaram-se na memória colectiva. Reveja alguns desses momentos nesta galeria de imagens.

Vinte anos volvidos e nada ficou igual. O 11 de setembro é o grande acontecimento global nestas duas primeiras décadas do milénio. E toda a gente se lembra o que fazia ou onde estava quando olhou estupefacto para Nova Iorque e viu o terror em direto.

Livro A Nation Challenged

A Nation Challenged

O livro A Nation Challenged é uma obra editada pelo The New York Times e onde se podem encontrar não só as melhores fotografias daquele fatídico dia, mas também as melhores reportagens e primeiras páginas de um dos melhores jornais do mundo. Um documento único para se compreender a dimensão da tragédia que se abateu sobre a cidade que nunca dorme.

Veja também