ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Olga Teixeira
Olga Teixeira
21 Mar, 2022 - 09:40

ATGo: conheça a aplicação para quem trabalha por conta própria

Olga Teixeira

A ATGo é uma aplicação da AT para trabalhadores independentes. Conheça as principais funcionalidades desta app.

Trabalhadora independente a navegar na app ATGo

A ATGo, uma app da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para trabalhadores independentes, simplifica tarefas como emitir e consultar faturas, analisar despesas e rendimentos ou perceber qual o ponto da situação quanto a impostos.

Quem trabalha a recibos verdes visita regularmente o Portal das Finanças, já que é desta forma que pode emitir recibos e tratar de questões relacionadas com despesas e impostos. Para simplificar este contacto e permitir que o acesso seja mais fácil, a AT lançou em março de 2022 a ATGo, uma app gratuita disponível para dispositivos  iOS e Android.

Quem pode usar a ATGo?

A aplicação destina-se a quem exerce atividade profissional por conta própria e não tem contabilidade organizada.

A AT está a aperfeiçoar alguns aspetos da app e vai ainda acrescentar novas funcionalidades, de forma a que esta plataforma possa ser um ponto único de acesso aos seus serviços.

No entanto, já há muitas tarefas que podem ser efetuadas. Vejamos as principais.

O que pode fazer através da ATGo?

A AT Go permite o acesso a algumas tarefas rotineiras para quem é trabalhador independente. O resumo da sua situação perante a AT, a emissão de recibos e faturas e o acesso a estatísticas são algumas das funcionalidades disponíveis.

O Manual do Utilizador explica de forma detalhada como proceder em cada uma delas. Além disso, pode criar atalhos rápidos para as ações que realiza com mais frequência, tornando mais fácil e rápido encontrar o que pretende.

Informação sobre a atividade

Através do menu Visão Geral pode, por exemplo, consultar os dados da sua atividade profissional que estão registados na AT.

Uma das funcionalidades de que dispõem é verificar o seu enquadramento em IVA e IRS. Isto é, pode, a qualquer momento, perceber quanto já pagou em impostos ou se beneficia de isenção. Se tem vários CAE e CIRS pode consultá-los.

Assim, verá o resumo da atividade profissional com o respetivo código e descrição de CAE principal, data de início de atividade e os enquadramentos de IVA e IRS.

Se tiver uma atividade considerada como principal e várias secundárias, ficará a saber qual o enquadramento de cada uma dessas atividades. Através da app ATGo é possível também obter informação sobre atividades que já teve e encerrou.

Impostos

Quer saber quanto já pagou de impostos este ano? A aplicação da AT dá-lhe informação sobre o somatório do Valor do IVA liquidado, bem do valor de IRS que já foi alvo de retenção na fonte ou do Imposto de Selo que declarou.

IRS para quem passa recibos verdes
Veja também IRS para quem passa recibos verdes: guia para 2022

Emitir recibos verdes

Se trabalha por conta própria, esta é uma tarefa que tem de efetuar regularmente. E se, até aqui, era necessário aceder ao Portal das Finanças para emitir e enviar as faturas, agora basta usar a app. É mais cómodo e tem ainda mais funcionalidades.

Com a ATGo pode emitir recibos, faturas e faturas-recibos e consultar os que já emitiu, tal como sempre fez no Portal das Finanças. A grande novidade é que agora pode guardar templates, o que facilita o preenchimento.

Esta é uma funcionalidade bastante útil para quem tem clientes regulares, já que pode gravar os dados desses clientes. Assim, sempre que tiver de passar uma nova fatura, já não tem de preencher campos como o NIF ou a morada.

Tal como no Portal das Finanças, continua a ter a opção de pré-visualizar o documento e de anular a fatura.

Ao fazer a emissão, o sistema emite um número identificativo, que funciona como comprovativo que pode enviar ao cliente. Se o documento emitido for uma fatura, tem a possibilidade associar-lhe posteriormente o respetivo recibo de pagamento.

Acesso a estatísticas

A ATGo traz igualmente funcionalidades relacionadas com estatísticas, que são úteis para perceber, por exemplo, quanto está a ganhar.

Se tiver mais do que um CAE, pode verificar a faturação em cada atividade. Através da app, tem também acesso a dados e gráficos para comparar rendimentos. Por exemplo, comparar determinado trimestre com o mesmo período do ano anterior. Ou ter uma noção de como evoluíram os seus rendimentos ao longo deste ano.

A ATGo apresenta-lhe igualmente o Top 5 de Clientes, quer em termos monetários quer em número de documentos emitidos. Assim, poderá perceber o peso
que cada um representa no rendimento total.

Analisar despesas

Se tem despesas afetas à atividade profissional, poderá igualmente ver gráficos que permitem analisar essas despesas a partir de várias perspetivas. São ferramentas úteis para gerir o desempenho da atividade, traçar objetivos ou planear os próximos passos.

Pode, por exemplo, comparar os rendimentos e as despesas, ver quais são as despesas profissionais por categoria ou comparar comparar despesas e receitas com o período homólogo.

Veja também Guia do trabalhador independente: impostos, contribuições, seguros

Fontes

Veja também