O ano de 1996 ficou marcado, no sector automobilístico, com o lançamento do A3, modelo com que a Audi estabeleceu um novo parâmetro no segmento dos compactos: o nível premium.
Quatro gerações, depois o A3 recebe uma profunda atualização – facelift como é normal dizer-se – que marcará a versão de 2024.
A marca alemã sublinha que a atualização, que é transversal aos modelos Sportback e ao Sedan “inclui novos elementos de design e inúmeras ofertas digitais”.
E as novidades não se ficam só pela estética ou pelas inovações tecnológicas: “o A3 Allstreet, um crossover diferenciado, é uma nova adição ao portfólio.
Com o seu visual off-road característico, três centímetros a mais de distância ao solo que o A3 Sportback e a posição elevada dos bancos, oferece uma experiência de condução semelhante à de um SUV e um alto nível de funcionalidade”, evidencia a Audi.
Allstreet: o grande destaque da gama A3
O Audi A3 Allstreet é o grande reforço da gama compacta premium da marca alemã, ao oferecer uma experiência de condução com características de crossover. Esta versão distingue-se pela maior distância ao solo e uma posição de condução mais alta, além de detalhes estéticos que reforçam a robustez do modelo.
Externamente, o A3 2024 exibe uma secção frontal renovada, com a Singleframe de moldura única em preto baço e três ranhuras específicas integradas no spoiler dianteiro e no difusor traseiro.
As embaladeiras são escurecidas e os acabamentos na área inferior das portas contribuem para uma perceção imediata de que o Allstreet é mais alto.
No habitáculo, as novidades incluem um novo desenho do seletor da caixa de velocidades, mais pequeno, saídas de ventilação redesenhadas e uma consola central com nova configuração.
O equipamento de série é generoso, com a oferta tecnológica a oferecer, entre outros, um ecrã tátil de 10,1 polegadas; Virtual Cockpit da Audi e uma plataforma de carregamento do telemóvel por indução.
Sistemas de assistência à condução
A Audi acompanha a atualização do A3 com um conjunto de sistemas de assistência à condução que visam elevar ainda mais o nível de segurança do modelo.
De série o A3 recebe o Audi Pre Sense Front, sistema de prevenção de colisões e assistência de viragem, e o sistema de aviso de saída de faixa. Estes ajudam a evitar acidentes com outros utentes da estrada.
Outro equipamento presente é o Cruise Assist Adaptativo, que auxilia no controlo longitudinal e lateral e é complementado por uma função de mudança de faixa assistida, aumentando o conforto de condução.
O sistema controla aceleração, travagem e direção em velocidades de até 210 km/h e, também auxilia, nas mudanças de faixa em velocidades acima de 90 km/h.
Como explica a marca, o sistema ativado através do MMI “utiliza dados do radar traseiro para exibir setas brancas no painel de instrumentos e no head-up display para indicar se e em que direção é possível mudar de faixa”. Se o condutor iniciar a mudança de faixa tocando na seta, o sistema auxilia-o ativamente na condução.
Outro sistema de grande utilidade na cidade é o Park Assist com Park Assist Plus, que ajuda o condutor ao estacionar e ao sair de lugares de estacionamento.
De destacar o design da iluminação exterior do A3 que recebe elementos óticos mais finos e que enfatizam a largura do automóvel. Os elementos de 24 pixels que compõem as luzes diurnas digitais nos faróis LED e Matrix LED estão disponíveis em três fileiras na borda superior da carroçaria.
Nesta nova configuração é possível selecionar e alternar entre até quatro assinaturas digitais diferentes de luzes diurnas através do sistema MMI, instalado na consola central do habitáculo.
Motorizações com 150 cv e S3 com 329 cv
Quanto às motorizações, o A3 chega ao mercado com as versões 35 TFSI e 35 TDI. O primeiro é um motor a gasolina de 1,5 litros e 150 cv com caixa automática S tronic de sete velocidades e tecnologia mild-hybrid. O segundo é um bloco diesel de 2,0 litros, também com 150 cv e caixa automática S tronic de sete velocidades.
A marca preconiza o alargamento da gama com uma versão revista do Audi S3, com motorização 2,0 litros e potência de 329 cv. Segundo a Audi o A3 Sportback e o A3 Sedan, que saem da linha de montagem da fábrica, de Ingolstadt, estão disponíveis para encomenda a partir deste mês de março.
Na Alemanha, o Sportback 35 TFSI S tronic será comercializado a partir de 35.650 euros. O Sedan terá um custo adicional de 800 euros.