Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
02 Jun, 2014 - 11:57

Aumento do IVA ou redução dos salários são medidas em cima da mesa

Margarida Ferreira

O chumbo do Tribunal Constitucional está a fazer o Governo repensar novas medidas para equilibrar as contas nacionais. A incerteza paira no ar. O que vem lá?

Aumento do IVA ou redução dos salários são medidas em cima da mesa

Depois do chumbo do Tribunal Constitucional ao plano do Governo, os portugueses estão expectantes a aguardar as novidades que aí vêm. O que será que vai acontecer agora? Mais medidas de austeridade? O que está em cima da mesa e foi ontem noticiado, diz respeito a uma possibilidade de aumentar o IVA ou investir em mais cortes nos salários.

Aumento do IVA?

Caso o Governo tivesse decidido aumentar o IVA 1% no início do ano, poderia ter receitas equivalentes a 600 milhões de euros, o que seria compensatório. No entanto, como já estamos a meio do ano, o Governo será provavelmente obrigado a tomar medidas adicionais, que podem perfeitamente dizer respeito novamente a cortes salariais.

Sabe-se que desde sexta-feira que o Governo tenta abrir novas portas visando compensar o chumbo do Tribunal Constitucional que acontece uma vez mais. Segundo declarações ao Diário Económico, o Governo não se quer precipitar, mas sabe que “a alternativa a este chumbo do Tribunal Constitucional tem de chegar o mais rapidamente possível”.

O chumbo do TC em números

Os dados lançados ontem revelam que “a declaração de inconstitucionalidade do corte nos salários da função pública, as taxas sobre os subsídios de doença e desemprego e os cortes nas pensões de sobrevivência abrem um buraco de 610 milhões de euros”.

Em cima da mesa está também um novo aumento de impostos. Até lá, é aguardar as próximas notícias.

Veja também: