Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
14 Mai, 2018 - 11:47

O avião ainda é a maneira mais segura de viajar? Veja as estatísticas

Mónica Carvalho

Não têm sido anos fáceis para a aviação: entre quedas e desastres, é natural questionar se os aviões são a maneira mais segura de viajar. Um especialista falou sobre o assunto.

O avião ainda é a maneira mais segura de viajar? Veja as estatísticas

Não são raras as notícias de problemas em algum avião, o que nos levou a questionar se os aviões ainda são a maneira mais segura de viajar. Desde quedas, a problemas no motor, à segurança nos aeroportos, poderão ser muitos os que ponderam outras opções de meios de transporte na hora de viajar.

Como medir o risco de andar de avião?

avião

Fonte: Max Pixel

De acordo com um estudo da revista Research in Transportation Economics,  para cada mil milhões de passageiros que viajam de carro, aproximadamente 7,2 pessoas morrem, 3,17 pessoas morrem em barcos por mil milhões de quilómetros percorridos e menos de uma pessoa morre numa viagem de comboio, metro ou autocarro. Mas, ainda assim, o avião é realmente o meio de transporte mais seguro – pelo menos de acordo com esta medida, já que por cada mil milhões de passageiros, apenas 0,07 pessoas morrem.

É um ótimo histórico, mas o criminologista e professor da Universidade de Georgetown, nos EUA, Frederic Lemieux, alerta para muitas outras experiências negativas e que podem lançar o medo de andar de avião, como as fiscalizações às bagagens, à sobrecarga de trabalho das equipas de pilotagem, às inspeções apressadas e que podem condicionar a segurança nos aviões.

Razões por que os aviões são a maneira mais segura de viajar

1. Baixo índice de colisão

O número de fatalidades que ocorrem devido a acidentes com aviões é drasticamente menor do que os que ocorrem com outros meios de transporte.

2. Aviões mais seguros

A tecnologia evolui rapidamente e tem sido utilizada quer na prevenção da sinistralidade, quer na construção de aparelhos melhores, mais rápidos, confortáveis, fiáveis e seguros.

3. Maior controlo do tráfego aéreo

Se numa estrada não podemos contar com ninguém a observar-nos para nos proteger, o mesmo não podemos dizer dos aviões. 24 horas por dia, sete dias por semana: existem sempre dezenas de olhos a rastrear os céus, a dar instruções e a informar sobre as condições do voo, levantamento e aterragem.

4. Treino rigoroso

Para se tornar num piloto de aviões, é necessário passar por processos rigorosos de treino e certificação, num processo exigente, duradouro no tempo e bastante exaustivo, no qual as avaliações psicológicas ganham cada vez mais importância.

Por isso, não tenha medo: os aviões são a maneira mais segura de viajar e a forma mais simples de conhecer cantos do mundo que podem ser verdadeiras surpresas.

Deve ter receio de andar de avião?

aeroporto

Fonte: Max Pixel

O atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, nos EUA, foi um ponto de viragem no mundo da aviação. Em consequência desse acontecimento, milhares de pessoas cancelaram os seus voos por terem medo de que algo semelhante pudesse voltar a acontecer.

Um estudo realizado por uma escola de aviação mostrou que quem possui uma natureza controladora e uma grande imaginação são preditores do medo de andar de avião. E, Lemieux sugere ainda que a incapacidade do passageiro médio em distinguir entre o que é normal e o que não é apenas agrava o problema.

Vejamos o seguinte exemplo: enquanto a maioria de nós pode facilmente determinar se um motor de carro está com problemas, qualquer som menos vulgar (para um leigo na matéria) de um avião pode ser algo absolutamente aterrador.

Todavia, atualmente, a tecnologia é uma grande aliada na prevenção de acidentes, inclusivamente de aviões, fazendo deste o meio de transporte mais seguro do mundo. Saiba porquê.

2017 foi o ano mais seguro de sempre

avião

Fonte: Max Pixel

O ano de 2017 foi o mais seguro para o transporte aéreo mundial desde 1946 e desde a criação de estatísticas sobre acidentes de avião, num total de 36,8 milhões de voos em 2017, de acordo com duas agências especializadas no tema da segurança aérea, a Aviation Safety Network faz parte da Flight Safety Foundation e a agência holandesa To70.

No total, ocorreram dez acidentes envolvendo aviões de transporte de passageiros civis, que fizeram 44 mortos. Com estes novos dados, conclui-se que os aviões são a maneira mais segura de viajar, sendo a probabilidade de morrer num acidente com um avião comercial de um em 16 milhões.

Veja também: