Tudo remonta ao período entre Julho de 2006 e Novembro de 2008 em que o Barclays vendeu fundos de investimento a cerca de 12.300 clientes, sendo que a maioria se tratava de reformados ou próximos da idade de reforma, clientes esses que investiram à volta de 692 milhões de libras (825 milhões de euros).
De acordo com declarações da Autoridade de Serviços Financeiros, a instituição bancária “falhou nas suas obrigações ao não ter assegurado que os fundos estavam alinhados com os objectivos” dos clientes, que no fundo apenas pretendiam garantir rendimentos antes da reforma.
Outros erros referidos foram relativamente a falta de informação nos prospectos e outros documentos pois não “explicavam claramente os riscos envolvidos”. Além disso, os próprios funcionários demonstraram pouca formação para explicar o funcionamento destes fundos.
Perante estes factos, o banco já se desculpou e comprometeu-se a corrigir toda esta situação.
Apesar disso, o regulador bancário já determinou que a instituição irá pagar uma multa de 7,7 milhões de libras (9,2 milhões de euros) e indemnizações de 60 milhões de libras aos clientes, de forma a compensar as suas perdas, assim como por violação do dever de informação a investidores em fundos de risco, sendo esta é a multa mais elevada de sempre aplicada até hoje, por falhas em serviços bancários.