Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Dez, 2018 - 18:52

Como escolher a cor da base em pó mais adequada para si

Mónica Carvalho

Um guia completo para não errar na escolha: saiba como acertar na hora de escolher o melhor tipo e cor de base em pó para o seu rosto.

Como escolher a cor da base em pó mais adequada para si

Fazer a escolha certa na hora de comprar a base em pó mais apropriada para o seu tom de pele pode não ser uma tarefa fácil. É importante conhecer bem o seu tipo de pele, para definir, então, qual o produto mais indicado e o que garantirá melhores resultados.

Tome nota de algumas dicas para conhecer a sua pele e escolher a melhor base em pó:

  • Se a sua pele for oleosa, opte por produtos mais secos, livres de óleos e hidratantes;
  • Se a sua pele for mista, poderá optar por bases livres de óleos, mas é imprescindível que coloque sempre um primer antes da aplicação;
  • Se a sua pele for seca, então deverá eleger uma base muito hidratante, pois ajudará a evitar a sensação e o aspeto de pele seca e quebrada.

Tudo sobre a base em pó

Como escolher a cor da base em pó

base em pó

Em relação à cor certa da sua base em pó, há vários truques que pode seguir para escolher o tom perfeito, para conseguir um ar tão natural que ninguém perceberá que está a usar maquilhagem:

  • A tonalidade deve corresponder à cor do rosto, que é sempre mais clara que a pele do resto do corpo;
  • Deverá sempre testar o produto no rosto, nas bochechas, queixo e maxilar;
  • Não experimente a base na mão, pois a cor da pele nessa região é diferente do rosto;
  • O ideal é fazer uma primeira aplicação de teste e durante algumas horas perceber se além do tom, a sensação provocada pela aplicação da base é adequada.

Como aplicar a base em pó

base em pó

1. Limpar o rosto

Não basta lavar a cara com água, convém sempre usar um tónico que ajude a eliminar todas as impurezas – quer antes, quer depois do uso de maquilhagem.

2. Aplicar hidratante

Com os dedos, espalhe creme hidratante por todo o rosto, para manter a pele macia e suave. Este passo ajudará, também, a fixar melhor – principalmente a base em pó.

3. Aplicar primer

Basta um pouco de primer, para ajudar a preencher os poros grandes e as linhas finas, fazendo uma mais suave e mantendo a maquilhagem por mais tempo.

4. Aplicar o corretor

No caso da base em pó, o corretor deve ser aplicado primeiro, sob pena de o pó eliminar a sua presença e atenuar a tonalidade.

5. Colocar a base em pó

Deve usar um pincel para pó ou uma esponja de maquilhagem adequada. Se for uma base em pó compacta, basta passar a esponja ou o pincel e espalhar no rosto. Porém, se for uma base solta, deve mergulhar o pincel no pó e, depois, bater levemente para sacudir o excesso de produto.

6. Espalhar a base em pó

Comece por colocar a base no centro do rosto, seguindo-se as laterais do nariz e em direção aos lados do rosto. Depois, aplique na testa, do centro para as linhas do cabelo. Também deve aplicar base no queixo e ao longo da mandíbula, sempre de dentro para fora e fazendo uma ligeira curva ascendente.

O objetivo da aplicação da base em pó, líquida ou creme, é a uniformização da pele, permitindo um tom homogéneo e natural. Siga este conselho e conseguirá um look muito natural, realçando os seus pontos fortes.

Veja também: