Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
28 Abr, 2020 - 12:12

Como diminuir as olheiras sem produtos de beleza

Catarine Martins

Sabia que há algumas formas de diminuir as olheiras sem produtos de beleza? Conheça-as e comece já a poupar enquanto diz adeus aos olhos de panda.

Mulher a disfarçar olheiras

Sabia que pode diminuir as olheiras sem produtos de beleza? Sim, leu bem. Embora muitas mulheres as tenham acentuadas em virtude de fatores genéticos, muitas outras só começam a notar um escurecimento maior com o passar dos anos, muito por causa de alguns maus hábitos.

E, se é verdade que o mercado está repleto de produtos para disfarçar ou reduzir os temidos círculos negros, também o é que há algumas formas de os atenuar que não envolvem gastar dinheiro algum.

Contudo é importante reconhecer aos cremes e produtos de maquilhagem, como as bases e os corretores de olheiras, o seu valor. Afinal, é inegável que são bons aliados na hora de uniformizar a tez e dizer adeus às olheiras.

Só que, há também alguns outros truques e hábitos fáceis que deve implementar na sua rotina de beleza, para conseguir atenuar os incomodativos “olhos de panda”.

E, claro, porque não aliá-los aos seus cremes favoritos?

5 formas de diminuir as olheiras sem produtos de beleza

Jovem com olheiras

1. Uma boa noite de sono

Sem novidades por aqui, certo? Aliás, basta pensar que uma noite mal dormida é sinal de cansaço, olhos inchados e olheiras marcadas, no dia seguinte.

Com efeito, dormir bem (entre seis a oito horas) é meio caminho andado para diminuir os círculos negros e papos sem produtos de beleza.

Para além disso, dormir é uma das melhores formas de cuidar da sua pele, uma vez que é durante o sono que se dá a regeneração celular.

2. Use uma almofada extra para dormir

E já que estamos a falar de dormir, talvez queira considerar fazê-lo na posição mais correta, já que isso também pode ajudar a diminuir as olheiras sem ter que recorrer a produtos de beleza.

Ao dormir de lado, use uma almofada extra entre as pernas, na altura dos joelhos, ou na curvatura da cintura. Se dormir de costas, a almofada extra deve estar atrás dos joelhos ou na curvatura da lombar.

Esta simples alteração vai permitir que tenha uma boa noite de sono, evitando a retenção de fluídos durante a noite e, consequentemente, impedindo que as olheiras amanheçam ainda mais marcadas.

3. Aposte nas receitas caseiras

Sim, às vezes as receitas com ingredientes naturais são a solução para muitos males, e nem as olheiras ficam de fora. Sobretudo numa era em que a beleza se quer, cada vez mais, sustentável.

Pelo que, há algumas dicas caseiras para diminuir as olheiras que pode, e deve, implementar na sua rotina de beleza.

Desde a aplicação das rodelas de pepino ou de batata sobre os olhos (truques muito conhecidos), até à aplicação de saquetas frias de chá de camomila ou chá verde, não há como enganar com estas dicas que aumentam a circulação sanguínea, atenuando os círculos negros.

Também o óleo de amêndoa ou óleo de coco são grandes aliados no combate às olheiras. Só precisa de aplicar e massajar no contorno ocular, o óleo da sua preferência, antes de ir dormir.

Outra boa dica é recorrer às compressas frias de leite ou água gelada. Embeba um destes líquidos em algodão e aplique-o sobre os olhos, durante cerca de 15 minutos, enquanto relaxa.

Igualmente, o açafrão ou curcuma, pode ser a solução para as suas olheiras, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Para isso, se quiser introduzi-lo na sua rotina de beleza, semanalmente misture um pouco desta especiaria com sumo de ananás, de forma a criar uma pasta espessa. Depois é só aplicá-la na zona das olheiras e deixar repousar durante 10 minutos. Remova tudo com um pano humedecido em água morna e já está.

Por fim, não esqueçamos também a água de rosas, que para além do seu cheiro perfumado, é dona de propriedades que ajudam a hidratar e rejuvenescer a pele.

Consequentemente, embeber um disco de algodão em água de rosas e aplicar na zona das olheiras, deixando atuar por 15 minutos e retirando depois com água fria, é um bom truque para as atenuar.

Muljer a aplicar esfoliante caseiro
Veja também 5 receitas de esfoliante caseiro para uma pele bonita

4. Reduza o consumo de sal e álcool

Importante é também que corte em dois dos principais inimigos das olheiras: o sal e o álcool.

Sim, o sal é um dos principais causadores da retenção de líquidos, bem como o álcool. E, a retenção de líquidos é uma grande estimuladora de olheiras fundas, escuras e marcadas.

Por isso, para bem da saúde da sua pele, consuma-os com moderação.

5. Beba muita água

Os benefícios de beber água são amplamente conhecidos. Mas sabia que a água também ajuda a atenuar as olheiras?

Tendo em conta que grande parte do nosso corpo é composto por água, não é de estranhar que ela desempenhe um papel tão importante no bom funcionamento do nosso organismo.

E, é à água que devemos uma boa hidratação cutânea. O que é que isto tem que ver com as olheiras? Bem, quando a sua pele está bem hidratada e nutrida, as olheiras tendem a ser menos profundas e escuras.

Pelo que, se ainda não introduziu o hábito de beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, está na altura de o fazer.

Como vê, dizer adeus aos olhos “de panda” sem produtos de beleza está ao alcance de qualquer uma. Implemente estas dicas na sua vida e prepare-se para sentir diferenças.

Veja também