ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ana Graça
Ana Graça
06 Jul, 2018 - 12:41

O seu bebé bolça muito? Descubra porquê e o que fazer

Ana Graça

Está preocupado porque o seu bebé bolça muito? Não se alarme. Vamos perceber porque é que isso acontece e descobrir o que pode fazer para ajudar.

O seu bebé bolça muito? Descubra porquê e o que fazer

A alimentação do bebé é uma das principais preocupações dos recém-papás e é natural que assim seja. Um dos principais sinais que costuma deixar os pais alarmados é quando o bebé bolça muito.

O bebé bolça quando se dá uma subida de parte do conteúdo do estômago até à boca, situação muito comum nos primeiros meses de vida do bebé.

Saiba por que razão seu bebé bolça muito

Existe uma válvula entre o estômago e o esófago que impede o retorno do leite até à boca sempre que o estômago se contrai. Se o seu bebé bolça muito, isso deve-se à imaturidade dessa válvula, que ainda não se encontra a funcionar em pleno. O que acontece é que este músculo deixa o conteúdo do estômago subir novamente, de forma acidental.

Outra das causas do bolçar deve-se ao facto do bebé engolir muito ar juntamente com o leite materno ou fórmula. Quando esse ar tem de sair pode trazer consigo o alimento ingerido. O facto de beber uma grande quantidade de leite pode também contribuir para o bolçar quando o bebé já se sente cheio.

Importa deixar claro que bolçar é absolutamente normal, não é prejudicial para o bebé, e existem, de facto, bebés que bolçam bem mais que outros.

É natural que, por volta dos 6 meses, a frequência do bolçar diminuía, e que aumente temporariamente por volta dos 9 meses, com o aumento da mobilidade bebé. Por volta do 1º aniversário, o bebé geralmente já não bolça.

O seu bebé bolça muito? Saiba o que deve fazer!

a) Alimente calmamente o seu bebé. Não tenha pressa;

b) Aumente o número de refeições e diminua a quantidade de cada mamada;

c) Mantenha o bebé numa posição vertical algum tempo após a refeição;

d) Espere que o bebé arrote antes de o deitar;

e) Evite que o seu bebé use roupas e fraldas demasiado apertadas;

f) Não estimule o bebé em demasia após a refeição;

g) Lembre-se que bolçar não é vomitar! O bolçar não implica qualquer esforço da parte do bebé, enquanto o vomitar implica esforço e contração dos músculos da barriga. Se tiver dúvidas na distinção deve aconselhar-se com o pediatra que acompanha o seu bebé;

h) Se continua preocupado porque o seu bebé bolça muito, não fique com dúvidas e exponha a situação ao pediatra que o acompanha. Afinal de contas, é natural os pais tenham dúvidas, preocupações e expectativas relativamente à alimentação do seu bebé. Deve procurar ajuda médica sobretudo nos casos de recusa alimentar, perda de peso, ou vómito constante do bebé.

Veja também: