Quem não recebe muito ao final do mês precisa de poupar, mas a prática pode acabar por desanimar qualquer pessoa, visto que apesar de o poder fazer como um profissional é possível continuar a não ter dinheiro suficiente para uma televisão gigante ou um carro novo – pelo menos por agora. Para o animar e motivar, damos-lhe a conhecer alguns benefícios de poupar nos quais ainda não tinha pensado.
7 benefícios de poupar o mais possível
1. Sabe bem
É bom ter coisas em casa, mas também é bom ter dinheiro no banco, pois sabemos que lá está representado o nosso esforço. O fato de termos dinheiro significa que contribuímos para a nossa sociedade, e que estamos a trabalhar para alcançar os nossos sonhos, mesmo que estes incluam estar na praia a beber e a relaxar.
2. Traz maior conforto
Dita a Lei de Murphy que “se algo pode correr mal, vai correr (mesmo) mal”, e ter dinheiro no banco à espera destes imprevistos é o mesmo que ter uma rede de segurança enquanto fazemos acrobacias. Quando tudo correr mal, a rede vai impedir-nos de bater com o rabo no meio do chão. Este é um dos maiores benefícios de poupar.
3. Permite alguns luxos
Quem recebe muito pouco ao final do mês pode vir a ter dias vividos em luxo graças à poupança. Quem poupa aos poucos consegue, ao fim de algum tempo, comprar o carro que sempre quis, uma televisão gigante, ou ir de férias para longe das suas preocupações.
4. Ensina a gerir dinheiro
Um dos grandes benefícios de poupar é esta ser uma prática que ensina a gerir dinheiro, tanto a si como aos seus filhos. Saber gerir dinheiro é fundamental hoje em dia, e se um dia o ordenado quadruplicar ou ganhar um prémio na lotaria, saberá como gerir o dinheiro de modo a garantir uma boa vida para os seus filhos.
5. Alivia o stress
Ter que esperar que o ordenado caia na conta bancária é stressante, e querer ir ao cinema e não poder porque o dinheiro ainda não chegou desanima qualquer um. O stress é um problema de saúde que deve ser evitado a todo o custo, e assim podemos concluir um dos benefícios de poupar é fazer bem à saúde – quem diria!
6. É bom para o planeta
Não gastar água a mais, reduzir o consumo de eletricidade, e combater o desperdício não só o ajudam a poupar dinheiro, como também reduzem o mal que é feito ao nosso planeta.
7. Ajuda-o a ter mais dinheiro
Através de Certificados de Aforro, de contas poupança, ou de outro tipo de investimentos, dinheiro poupado pode ser utilizado para vir a ter ainda mais dinheiro. Assim pode mais facilmente ter a sua televisão gigante para ver o que quiser!
Veja também: