Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
19 Out, 2018 - 11:04

Um bitoque ao Balcão: a refeição mais portuguesa com um twist do chef Henrique Sá Pessoa

Júlia Rocha

O Balcão, espaço gourmet de Henrique Sá Pessoa, no El Corte Inglés de Lisboa, presta homenagem a um dos pratos mais icónicos da gastronomia portuguesa.

Um bitoque ao Balcão: a refeição mais portuguesa com um twist do chef Henrique Sá Pessoa

No sétimo piso do El Corte Inglés de Lisboa, abriu, já no início do ano, o Balcão. Este espaço, do chef Henrique Sá Pessoa, pretende ser uma homenagem aos almoços e jantares de balcão, algo tão tipicamente português. Estão a lançar a sua versão do icónico bitoque, um prato sempre presente na gastronomia lusitana, tão simples na confeção e tão delicioso e reconfortante para todos.

No Balcão é possível provar o bitoque com o twist do chef Henrique Sá Pessoa, que não é mais do que uma homenagem a um prato clássico que, na sua harmonia, apenas pode ser aprimorado na técnica e na qualidade dos seus ingredientes que esconde a sua maior complexidade num processo diferente na hora de preparar o ovo.

Bitoque do Balcão: como é o prato perfeito?

bitoque balcao

O bitoque é natural de vários restaurantes e tascas portuguesas, um prato de conforto, uma referência irrecusável da gastronomia tradicional. Diz a sabedoria popular que um bitoque é de carne de vaca do pojadouro: um bife frito servido com molho e picles, suculento e tenro, servido sempre com batatas fritas, arroz e o famoso e imprescindível ovo estrelado, o ovo a cavalo. Sem esquecer o molho que o pão, sempre presente, vai absorver.

Henrique Sá Pessoa parece ter pensado em tudo: molho feito com alho, manteiga, vinho branco e mostarda. Ovo em que a gema é separada da clara, e depois cozinhada a baixa temperatura para que quando quebrada apresente uma textura cremosa, e não líquida. Por cima do bife, a primeira camada é a clara estrelada, a segunda uma cama de picles caseiros, e no topo, a gema reluzente.

Abrimos-lhe o apetite? Para provar a iguaria, basta subir até ao sétimo piso do El Corte Inglês, na Avenida Augusto de Aguiar, em Lisboa. O Balcão situa-se no espaço Gourmet Experience, sempre inspirado pelas tabernas portuguesas.

Veja também: