ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Olga Teixeira
Olga Teixeira
04 Nov, 2021 - 09:52

Black Friday 2021: guia para não perder as melhores promoções

Olga Teixeira

A espera acabou. Chegou, finalmente, a Black Friday 2021! Reunimos as melhores promoções num guia completo e essencial para esta temporada de descontos.

Homem a comprar online na Black Friday

Marque na agenda: 26 de novembro é dia de Black Friday e de fazer negócios daqueles que não esquece tão cedo.

Além de saber de antemão o que quer comprar e ir comparando preços, é importante que comece também a preparar o seu orçamento para este dia. Até porque se for como a maioria dos consumidores em Portugal, o mais provável é que acabe por gastar cerca de 327€ em compras.

Segundo os dados revelados pela Netsonda, num estudo que elaborou para a Worten, este é o valor médio que os portugueses planeiam despender tanto nas lojas online como nas lojas físicas.

A lista de compras para a Black Friday

O estudo mostra que 89% dos inquiridos admitem fazer compras neste dia. Entre os que pretendem aproveitar as promoções, mais de metade (56%) tenciona comprar produtos de tecnologia.

Entre as preferências estão também a moda e acessórios (48%) e os eletrodomésticos, que estão na lista de compras de 37% dos participantes no inquérito. Os perfumes e cosméticos vão ser igualmente bastante procurados, já que estão nas intenções de compra de 24% dos inquiridos.

No entanto, a grande surpresa da Black Friday 2021 são os livros, que quase duplicaram no que respeita a intenções de compra: em 2020 eram referidos por 14% dos inquiridos, mas em 2021 esse valor sobe para 27%.

Os portugueses também deverão usar a Black Friday para antecipar alguns presentes de Natal. Segundo os dados da Netsonda, 86% vão fazer compras para si próprios, sendo que cerca de metade (51%) aproveitará também para adquirir algo para o companheiro/a e 43% vão procurar algo para os filhos.

Onde encontrar os produtos mais comprados em Portugal?

Mas passemos ao que interessa: o que comprar e onde fazer as compras. De acordo com o mesmo estudo, as preferências dos portugueses recaem, por ordem decrescente, sobre o produtos eletrónicos, moda e acessórios, eletrodomésticos, perfumes e cosméticos e artigos que possam ser oferecidos no Natal.

É precisamente com base neste conjunto de categorias que elaboramos um guia completo e essencial para que possa tirar o maior partido da sexta feira de promoções.

Antes de partirmos para a lista, lembre-se que os descontos da Black Friday estão nas lojas físicas, mas também nas lojas online, onde é comum haver descontos exclusivos para compras digitais.

Para evitar o pico de atividade das compras online, que normalmente acontece logo ao início da manhã e ao final da tarde, aproveite por exemplo a hora de almoço ou os intervalos do trabalho para fazer as suas compras. Se não quiser arriscar a espera, o melhor mesmo é fazê-lo logo depois das 12 badaladas.

Onde fazer compras na Black Friday 2021

Moda (roupa, calçado e acessórios)

Relógios em montra de loja

BlueBird

Na BlueBird a Black Friday é quase um “black month”, já que os descontos em joias e relógios decorrem durante todo o mês de novembro. Até ao dia 30, no site e nas lojas físicas, ha 3.000 artigos de várias marcas com descontos que podem chegar aos 40%.

Adidas

A marca preparou uma seleção de artigos com desconto para celebrar a Black Friday e para reinventar looks nos dias mais frios. Sapatilhas, t-shirts, corta-ventos, calças, leggings e calções para homem, mulher e criança já estão a preços mais baixos.

Nike

A Nike ainda não abriu totalmente a época Black Friday, mas pode ir espreitando os modelos mais vendidos durante a campanha do ano passado e, quem sabe, começar a escolher as compras que quer fazer este ano.

Spartoo

Os descontos mais esperados ainda não estão disponíveis, mas já pode poupar 10% em compras. Como há muito por onde escolher, comece a selecionar os seus favoritos. Se só lá vai com compras a metade do preço, também pode ir espreitando o outlet, onde quase se pode dizer que é Black Friday o ano inteiro.

Brazilian Bikini Shop

A sonhar com férias na praia? A Black Friday pode ajudar a compor o guarda-roupa. Enquanto o dia mais esperado não chega à Brazilian Bikini Shop, pode ir aproveitando outros descontos no site da marca.

Decenio

Os descontos da Black Friday ainda não chegaram, mas os artigos identificados como “Mediterrano Prices” estão, até ao fim de novembro, com descontos que podem chegar aos 70%.

Lemon Jelly

Se quer aliar moda e sustentabilidade, comece já a conhecer os produtos selecionados para a campanha e vá visitando o site da marca para ficar a par das novidades.

Swarovsky

Se quer saber em primeira mão todas as novidades da Black Friday, comece por subscrever a newsletter da marca para receber mais informação sobre os descontos que estão a caminho.

Tous

As datas para os os grandes descontos ainda não são conhecidas. Mais uma vez, se subscrever a newsletter recebe informação valiosa antecipadamente.

Vans

Este ano, a marca de sapatilhas está muito discreta e ainda não anunciou descontos bombásticos. O melhor é ir acompanhando o site, porque é uma questão de tempo até começarem a aparecer novidades.

New Balance

Para saber primeiro das novidades da New Balance relacionadas com a Black Friday, o melhor é subscrever a newsletter que a marca preparou para o efeito. Para já, fica a certeza: não será só um dia, mas uma Cyber Week Sale. Ou seja, uma semana de descontos.

Salsa

À semelhança de outras marcas, só mesmo subscrevendo a newsletter da Salsa é que fica a saber de antemão com que descontos pode contar para a Black Friday. A marca já iniciou a contagem decrescente e promete descontos em jeans, sobretudos e blusões.

Intimissimi

A marca promete descontos vantajosos na coleção de inverno, ideais para começar a preparar as suas compras de Natal. Subscreva a newsletter ou visite uma loja para conhecer outras promoções.

Tezenis

Para saber mais detalhes da campanha da Black Friday, tem de subscrever a newsletter no site, mas pode ir já aproveitando as promoções de outono.

Mulheres a comprar lingerie com desconto
Veja também Descubra as melhores lojas para comprar lingerie com desconto

Notino

Os perfumes e maquilhagem da Notino vão ter uma semana inteira com preços mais baixos: desde segunda-feira, 22 de novembro, a domingo dia 28. Com o código de desconto paga menos 20% em todos os produtos das suas marcas favoritas. 

Tecnologia e eletrodomésticos

Mulher a comprar eletromésticos

Worten

Os preços já começaram a descer na insígnia da Sonae. Até 29 de novembro há descontos em muitos produtos, além de eletrodomésticos. E com uma vantagem adicional para quem quer antecipar as compras de Natal: as devoluções podem ser feitas até 31 de janeiro.

Fnac

Na Fnac, a Black Friday começa a 12 de novembro e promete descontos em alguns dos artigos mais desejados, como consolas, smartphones, brinquedos, computadores ou máquinas fotográficas. Se tiver cartão de aderente tem acesso antecipado às promoções.

Gearbest

Pode não ser o primeiro site que lhe vem à cabeça na hora de comprar um novo gadget, mas a Gearbest também festeja a Black Friday. Além das reduções próprias do dia, também encontra no site algumas vendas flash, onde os preços de determinados produtos caem a pique durante um curto período de tempo.

Brinquedos e roupa de criança

Menino a brincar com brinquedo de madeira

Tuc Tuc

Nesta loja já encontra roupa para criança com baixas de 30% nos preços. Pode aproveitar esta promoção no site enquanto espera pela Black Friday.

Toys’R’Us

Os descontos de Black Friday ainda não foram anunciados pelo gigante dos brinquedos, mas quem se juntar ao clube da marca recebe um desconto de boas-vindas e acesso a promoções exclusivas.

Viagens

cancelar uma viagem ou reserva

Abreu

A agência ainda não tem expostos os descontos para o grande dia, mas já pode conhecer promoções imperdíveis para planear as suas férias. Para não perder a informação sobre a Black Friday é uma questão de ir acompanhando o site ou subscrever a newsletter.

Booking

Aqui o mote é que não precisa de esperar pela Black Friday, porque já pode encontrar outras ofertas de escapadinhas em Portugal. Mas há mais descontos a chegar no dia 26 de novembro, por isso fique atento.

TAP

A companhia aérea portuguesa ainda não tem informações sobre uma eventual campanha, mas pode visitar o site para descobrir outras promoções.

Outros

eBay

Preços mais baixos não são um exclusivo do dia da Black Friday: o gigante das compras digitais tem novos descontos todos os dias, ideais para ir preparando as suas compras de Natal.

Prozis

Os descontos do período da Friday ainda não chegaram, mas a Prozis já tem disponíveis códigos promocionais que reduzem os custos das suas compras em praticamente todos os produtos.

CUIDADOS A TER NA SEXTA-FEIRA DAS MEGA-PROMOÇÕES

Acontece todos os anos: algumas lojas sobem os preços para que, na Black Friday, os possam voltar a baixar e, desse modo, simular uma descida no preço.

Para evitar que os consumidores caiam em armadilhas ou se deixem levar pela azáfama criada em torno das promoções, a Direção-Geral do Consumidor aconselha o seguinte:

  1. Verifique antecipadamente os preços na loja e na Internet. Assim, poderá verificar se nos preços da Black Friday estão a ser praticados descontos reais.
  2. Para a pesquisa de preços dos produtos, utilize um comparador de preços/artigos.
  3. Avalie a relação entre o preço e o desconto praticado. Recorde-se que nem todos os descontos anunciados na Black Friday são realmente vantajosos.
  4. Para evitar filas de espera, pode comprar na Internet, porque muitas das ofertas da loja também estão disponíveis online.
  5. Verifique as políticas de trocas ou devoluções de cada loja.
Veja também