Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
28 Mar, 2018 - 07:00

Banco BNI Europa já permite abrir conta por videoconferência

Viviane Soares

Banco BNI Europa dispõe de nova funcionalidade para abertura de conta: certificação de identidade através de videoconferência. Abrir uma conta nunca foi tão fácil.

Banco BNI Europa já permite abrir conta por videoconferência

Em Portugal desde 2014, o BNI – Banco de Negócios Internacional SA – é um banco digital com enorme crescimento no mercado nacional e o parceiro certo não só para particulares, mas também para empresas.

Tem como missão desafiar o ecossistema bancário tradicional colaborando com fintech’s para lançar novos produtos, permitindo utilizar a tecnologia mais avançada em termos de análise de risco, experiência do consumidor e entrada rápida no mercado.

Esta orientação estratégica permite que o Banco BNI Europa se afirme como um “Challenger Bank”, assente na lógica de arquitetura aberta e na diferenciação. Reconhecido por disponibilizar aos seus clientes produtos ajustados às suas necessidades, o Banco BNI Europa já permite, inclusivamente, a abertura de conta online por videoconferência.

Abertura de conta online por videoconferência: procedimentos

A nova funcionalidade na abertura de conta online é dirigida a clientes particulares residentes em Portugal, que queiram abrir conta à ordem somente com um titular e que possuam cartão de cidadão. O processo é extremamente simples, rápido e intuitivo, libertando-o das burocracias associadas à abertura de conta.

A este respeito é de sublinhar que o Banco BNI Europa se associou à Digital Sign para desenvolver, incluir e fazer a gestão da nova funcionalidade de abertura de conta online por videoconferência. Esta empresa de segurança eletrónica merece destaque pela sua atividade de Entidade Certificadora Portuguesa para a emissão de certificados digitais qualificados e está registada no Gabinete Nacional de Segurança como entidade acreditada, apresentando-se, em Portugal, como a única Entidade Certificadora autorizada a possibilitar a criação de Assinaturas Eletrónicas Qualificadas (QES) criadas em ambiente remoto (Cloud).

Asim sendo, os procedimentos  são os seguintes:

1. Validação de dados pessoais

placeholder-1x1

No início da videoconferência, o operador questiona o cliente sobre a concordância com a certificação de identidade através da videochamada e também solicita a confirmação sobre a forma de assinatura digital através do processo disponibilizado pelo Banco BNI Europa.

Durante a videochamada são recolhidas informações presentes no Cartão do Cidadão bem como imagens de frente e verso deste documento de identificação. Além disso, também é recolhida uma foto do cliente.

A ferramenta utilizada na videoconferência permite ainda recolher uma foto do comprovativo de morada e do comprovativo de situação profissional (quando aplicável).

2. Certificação de identidade

placeholder-1x1

O processo de certificação de identidade pode ser feito em dois dispositivos diferentes: desktop ou smartphone. Quando o cliente chega ao passo onde é efetuada a chamada ao serviço da videoconferência, tem de indicar qual o dispositivo que está a utilizar.

No caso de o cliente escolher desktop, é aberta uma janela na página e a chamada é iniciada. Se o cliente estiver a utilizar um smartphone (IOS e Android), terá de seguir para a store respetiva e fazer o download da app que permitirá iniciar a videoconferência. Neste caso será necessário inserir o código gerado na página da abertura de conta online para relacionar a chamada com o processo respetivo.

3. Assinatura eletrónica de documentos

placeholder-1x1

Após a conclusão da videoconferência e da verificação dos dados por parte dos operadores, é enviado um email para a caixa de correio eletrónico e um código para o telemóvel do cliente.

No email irá ser incluído um link que o cliente terá de aceder para seguir para o processo de assinatura eletrónica dos documentos. O último passo na assinatura eletrónica é a inserção de um código de assinatura enviado novamente para o telemóvel já validado. Para o cliente o processo termina aqui e só tem de aguardar o envio dos dados da sua conta.

Simples, não é? O procedimento de abertura de conta por videoconferência está disponível de segunda a sábado das 14 às 22 horas. Abrir conta >>

Veja também: