Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
23 Out, 2019 - 15:36

Boston: viagem de sonho pelas ruas encantadas da Beantown

Bárbara do Carmo

Boston tem os Celtics, o MIT ou a Universidade de Harvard. Mas tem muitos recantos desconhecidos, como parques e bairros deslumbrantes.

Vista geral de Boston

Boston é a cidade mais populosa do estado de Massachusetts. Com mais de 5 milhões de habitantes é uma cidade absolutamente global, tendo-se tornado num importante centro financeiro e comercial com universidades reconhecidas mundialmente, como Harvard ou o MIT. 

Boston até pode não ser a primeira cidade que vai querer visitar nos Estados Unidos mas, dada a proximidade a Nova Iorque, vale a pena o desvio.

boston no caminho da independência dos eua

Boston freedom trail

O papel da cidade na história e na independência dos EUA é notável, por isso comece a descobrir a cidade com uma incursão ao passado. The Freedom Trail é uma boa forma de conhecer a história da independência americana.

Ao longo dos dois quilómetros e meio deste trilho vai passar por vários pontos importantes – desde a Old North Church até Faneuil Hall, local onde os discursos mais intensos eram proclamados, passando pela Old State House, onde foi lida pela primeira vez a declaração da independência, e a terminar Bunker Hill, onde os rebeldes foram derrotados.

Outro tour que deve fazer é o Black Heritage Trail que promete levá-lo pela América afro-americana livre do século XIX. Passe pelos edifícios mais emblemáticos que marcaram a vida desta grande comunidade. 

Beacon Hill, o bairro mais cool da cidade

Este passeio pela passado vai levá-lo a um dos bairros mais característico da cidade – Beacon Hill. Aqui perca-se nas ruas ladeadas de casas cheias de charme em tons de tijolo e desfrute das montras de algumas da lojas mais elegantes de Boston.

Beacon Hill é em si um caminho de histórias, e não só pela sua aparência industrial – aqui, visita obrigatória ao Museu da História Afro-Americana.

Bairro de Beacon Hill em Boston

Skywalk Observatory: a cidade vista do céu

Para terminar este passeio pelos caminhos da memória, e antes de embarcar pelo lado mais cosmopolita e moderno da cidade, não deixe de subir ao Skywalk Observatory.

Primeiro pela panorâmica incrível da cidade – desde o centro financeiro, ao porto, até Cambrigde. A vista é magnífica e merecedora de um jantar, no topo dos 229 metros do edifício,para quem puder e quiser esticar os cordões à bolsa.

Mais acessível é a entrada no Dreams of Freedom Museum, que celebra o papel dos imigrantes na cidade.

Boston e a universidade de harvard

Indissociada da cidade está uma das mais importantes universidade do mundo – Harvard, que merece bem um passeio.

Localizada em Cambridge, sinta o pulsar da vida académica no campus, desfrute das várias esplanadas e visite algumas das principais atrações como o Museu de História Natural.

Já que está a pisar caminhos tão importantes, visite também o MIT (Massachusetts Institute of Technology), e descubra o mundo da ciência e da alta tecnologia. 

Universidade de Harvard em Boston

Demore-se nos jardins e parques da cidade

Se há coisa que Boston tem são parques. Parques grandes e tranquilos, apetecíveis para umas caminhadas faça frio ou calor.

Piers Park é um parque cheio de vegetação a desembocar no mar, Post Office Square, é um ótimo local para uma paragem para almoço. Uma zona verde encaixada no meio de arranha céus que merece uma visita. Charles River Esplanade, plantado em cima do rio, com uma vista de fazer inveja.

A verdade é que a lista é longa, e certamente que nos seus passeios vai dar de caras com algum recanto verdejante. Aproveite, respire fundo e desfrute.

Outros bairros que valem a pena

Boston é uma cidade riquíssima, a diversidade cultural estende-se da arquitectura, à gastronomia até à vida boémia. Brighton/Allston é conhecido pela sua vida académica, e por isso um bom local para se divertir numas saídas à noite. Charlestown, para os amantes de história. Dorchester, um bairro para quem gosta de comer bem. Mattapan, um bairro cheio de personalidade, que merece uma visita.

North End, um bairro italiano cheio de sotaque e ainda Boston’s Theater District, para quem gosta da Broadway, teatro e de espetáculos musicais, mesmo ao lado da Chinatown, onde estão os melhores restaurantes asiáticos de Boston.

As razões para incluir Boston na sua viagem aos EUA são mais que muitas. Aceite o desafio, e descubra o passado, o presente e o futuro, num cidade que conjuga tão bem todos os tempos.

Jardim público em Boston

Como ir?

A TAP tem voos diretos de Lisboa para Boston com preços a começar nos 520€ por pessoa.

Onde ficar?

Opções para repor energias não faltam na cidade, desde as mais baratas às mais dispendiosas.

Quando estiver a marcar a sua viagem, defina bem os locais por onde quer passar, explore as linhas de metro, defina o budget e vai encontrar um local à sua medida.

Onde comer?

Se é arrojado no que respeita a experiências gastronómicas está no sítio certo. Boston recebe influências de várias culturas e a gastronomia é prova viva disso.

Antico Forno é uma boa opção para os amantes de comida italiana, o 75 Chestnut serve aquela comida de conforto que nos faz lamber os dedos e o Summer Shack Boston é especialista em mariscos, de comer e chorar por mais.

Veja também