Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
22 Jul, 2020 - 11:27

Bronzear a pele sem escaldões para um verão em beleza

Teresa Campos

Em plenas férias de verão, é essencial aprender a bronzear a pele sem escaldões. Saiba como conseguir uma pele mais morena e sem queimaduras solares.

mulher deitada à beira-mar

Algumas pessoas ainda pensam que têm de escolher entre aplicar protetor solar e ficar bronzeadas. Nada mais errado! Conseguir bronzear a pele sem escaldões deve ser o objetivo de todos, já que uma exposição solar sem proteção apenas vai aumentar o risco de queimaduras solares, entre outros problemas como o próprio cancro de pele.

Além disso, é mesmo possível bronzear a pele sem escaldões, desde que sigam alguns passos e se adotem algumas medidas e, acima de tudo, desde que não se tenha pressa! A exposição solar deve ser gradual e não se podem esperar resultados imediatos. Portanto, tome nota dos nossos conselhos e sugestões e consiga o bronze com que sempre sonhou, sem prejudicar a saúde da sua pele.

Como é que uma pele fica bronzeada?

Certamente, já se perguntou por que é que algumas pessoas conseguem ficar morenas mais rapidamente do que outras. Isso tem a ver, entre outros aspetos, com a reação da pele de cada um à exposição da radiação ultravioleta.

A pele absorve os raios UV e UVB através da melanina, escurecendo. Se a exposição solar se prolongar, então esse escurecimento da pele pode manter-se e intensificar-se, resultando num bronzeado mais persistente.

De um modo geral, pode dizer-se que quem tem pele tipo III ou IV (mais morena e caraterística de quem tem cabelos e olhos mais escuros) bronzeia com mais facilidade, do que quem tem pele tipo I ou II (mais clara e caraterística de quem tem cabelos e olhos mais claros).

Mulher com bronzeado natural

7 dicas para bronzear a pele sem escaldões

Olhar para o relógio

Evtar a exposição solar entre as 10h e as 16h continua a ser uma recomendação que todos devemos seguir, pois neste horário os raios UV estão demasiado fortes.

Portanto, deve aproveitar as restantes horas, em que a radiação é mais fraca, mas também permite uma exposição mais intensa, sempre com protetor solar, claro.

Ter cuidado na água

Não importa se está no mar ou na piscina. O reflexo dos raios solares na água atingem a pele e, por isso, antes de ir dar um mergulho, deve reforçar a proteção, aplicando protetor solar na pele. Idealmente, deve ter um protetor à prova de água e, após o banho, deve voltar a reforçar a proteção.

Fazer uma exposição gradual

Imagine que começa a ir o ginásio. Certamente que no primeiro dia, o personal trainer vai aconselhá-lo a fazer um treino curto para que o seu corpo se vá, gradualmente, adaptando. O mesmo acontece com a exposição solar e é aqui que deve concentrar-se para bronzear a pele sem escaldões..

Quando entra de férias, deve começar por fazer exposições solares que não ultrapassem os 20 a 30 minutos diários. Claro que nos dias seguintes pode ir aumentando o tempo que passa deitado na toalha. Deste modo, vai conseguir um bronzeado mais uniforme e livre de queimaduras solares.

Esfoliar a pele

Este é um truque que, provavelmente, apenas alguns põem em prática. Leve na mala de férias um esfoliante e faça regularmente uma esfoliação ao seu corpo, de maneira a eliminar as células mortas e, assim, conseguir um bronzeado mais uniforme e uma pele mais bonita, lisa e macia.

8 alimentos que ajudam a bronzear: para um bronzeado perfeito e duradouro
Veja também 8 alimentos que ajudam a bronzear: para um bronzeado perfeito e duradouro

Hidratar a pele

É essencial que leve de férias consigo um bom hidratante, para aplicar depois das esfoliações e dos banhos, ao final do dia. Assim, conseguirá evitar o ressecamento da pele, fruto da exposição solar mais frequente, e o seu bronze vai ganhar ainda mais brilho.

Usar chapéu e óculos de sol

Principalmente enquanto estiver deitado na toalha, a fazer uma exposição solar mais intensa, é importante não descurar no protetor solar, mas também não esquecer a proteção dos olhos – através do uso de óculos de sol – e a proteção da cabeça e do rosto – através do uso de chapéu.

Assim, evitará problemas como a fotoqueratite ou a fotocunjuntivite, além de tolerar melhor o tempo que passa ao sol.

Comer alimentos com licopeno

Há alimentos que, efetivamente, ajudam a bronzear a pele sem escaldões. É o caso dos alimentos ricos em licopeno, como o tomate e a cenoura (e a maior parte dos alimentos coloridos). Portanto, aposte nas saladas frescas que, além de o ajudarem a ficar bronzeado, olham pela sua linha e permitem manter o peso sob controlo.

Veja também