Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
03 Jun, 2020 - 10:27

As 6 melhores dicas para um bronzeado natural

Catarine Martins

Com o verão a chegar é natural que queiramos uma pele bonita e dourada. Mas sabia que há algumas formas de conseguir um bronzeado natural? Descubra-as.

Mulher com bronzeado natural

No topo da lista de desejos para o verão está sempre o mesmo pedido: um bronzeado natural, com um tom dourado e duradouro. Afinal, quem não quer uma pele beijada pelo sol?

Só que, com os dias de praia ainda contados e após uma quarentena prolongada, é natural que se sinta longe do tom ideal. Não se preocupe. Para além da alternativa dos autobronzeadores, de que já lhe falámos, há algumas outras dicas que a ajudarão a conseguir um bronzeado natural de fazer inveja.

Prepare os calções, os vestidos frescos e as minissaias e tome nota. Este verão vai adorar a sua cor.

bronzeado natural: As 6 dicas infalíveis para pôr já em prática

Mulher na praia com pernas bronzeadas

1. Esfoliação milagrosa

Se ainda não iniciou os trabalhos para conseguir um bronzeado natural, saiba que a esfoliação corporal é o primeiro passo. A ideia é preparar a pele, para que se evitem manchas e se consiga uma cor uniforme e livre de falhas. 

Dois dias antes da exposição ao sol, esfolie todo o corpo, de forma a que as células mortas sejam removidas. Contudo, se a pele já foi exposta aos raios solares, não a esfolie. Pelo menos durante os dias seguintes.

2. Não abra mão do protetor solar

Não importa quão bronzeada está a pele, tampouco interessa se é mais branquinha ou mais morena. O protetor solar, além de necessário para proteger a pele dos raios UV, é um grande aliado para que consiga uma cor uniforme e duradoura. 

Assim, antes de se expor ao sol escolha o seu FPS (fator de proteção solar) de acordo com o tom natural da sua pele, e aplique o protetor solar em todo o corpo.

Tenha apenas em atenção que deve comprar um protetor solar novo todos os anos. Isto porque, este tipo de produto reduz a sua eficácia em até 40% de um ano para o outro. 

3. A pressa é inimiga do bronzeado natural

Se o seu foco para este verão está em conseguir uma cor de pele dourada, uniforme e bonita, saiba desde já que os resultados aparecem lentamente.

Comece aos poucos, com intervalos de exposição solar curtos mas diários. Assim, opte pelo início da manhã ou pelo final da tarde, uma vez que nestes horários os raios UV são menos agressivos. Mas não dispense a proteção solar.

Vai ver que ao fim de uma semana a sua pele já estará mais dourada.

Efeito do bonzeado sem sol
Veja também Pele bonita: 8 dicas infalíveis para um bronzeado sem sol

4. Faça do after sun um melhor amigo

Não há nada como voltar da praia, tomar um bom banho e hidratar a pele com um creme pós-solar, certo?

É que, estes cremes incluem substâncias calmantes que reduzem os efeitos desconfortáveis provocados pela exposição solar intensa. E, para além disso ajudam a proteger a pele da escamação, o que se traduz num bronzeado natural mais bonito e duradouro.

Por isso, quando estiver com preguiça de usar o after sun, lembre-se que é para bem do seu bronzeado. E da hidratação da pele.

5. Use autobronzeador até conseguir a cor que quer

Embora os autobronzeadores funcionem como um truque, para conseguir a cor desejada, a verdade é que podem ser os melhores amigos de um bronzeado natural.

Nesse sentido, se não tem muito tempo para apanhar sol, seja na varanda ou na praia, o autobronzeador vai dar-lhe uma ajuda.

Escolha um tom não muito mais escuro do que o seu tom natural, e prepare-se para dizer olá à cor de pele com que sempre sonhou.

6. O segredo também está à mesa

Sabia que há alimentos que estimulam a melanina presente na pele? Sim, leu bem. Alimentos ricos em licopeno, betacaroteno, ómega 3 e vitamina C,  ajudam a pele a atingir a cor perfeita, quando exposta ao sol.

Consequentemente, para conseguir um bronzeado natural, inclua na sua dieta:

  • Cenoura, tomate, melancia, limão, laranja, abóbora e melão;
  • Sumo de laranja e folhas verdes, ou cenoura e beterraba. Para além de saudáveis, estimulam a produção de melanina, e o betacaroteno presente nestes alimentos estimula também a pigmentação dos cabelos;
  • Peixes, soja, linhaça e nozes, uma vez que ajudam na absorção do betacaroteno.

Se quer atingir o bronzeado perfeito ainda este verão, saiba que é possível. Siga as nossas sugestões, proteja a sua pele e invista em melhorar a alimentação.

Assim, quando chegar à praia a sua única preocupação será colecionar momentos bons. E sorrir para as fotografias.

Veja também