Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
06 Mai, 2020 - 12:34

Pele bonita: 8 dicas infalíveis para um bronzeado sem sol

Catarine Martins

Quer saber como alcançar e manter um bronzeado sem sol, de forma saudável? Reunimos 8 dicas para um tom de pele bonito e duradouro.

Efeito do bonzeado sem sol

Um bronzeado sem sol é o sonho da maioria das mulheres. Sobretudo agora, depois da quarentena, em que estivemos dias e dias em casa, apenas a apanhar tímidos raios de sol na varanda.

É que, convenhamos, nenhuma de nós gosta de ter aquela cor pálida e “doente” (batizada ironicamente por algumas de “cor de lula”). Queremos um tom dourado e saudável, como se a nossa pele tivesse passado todo este tempo a ser beijada pelo sol.

Faça do autobronzeador o seu melhor amigo para um bronzeado sem sol

A boa notícia é que é possível manter um bronzeado bonito, durante todo o ano, com a ajuda de alguns truques e produtos, já disponíveis no mercado. 

Com efeito, os autobronzeadores de última geração oferecem um tom dourado, saudável e natural enquanto nutrem a pele. O segredo está num agente chamado DHA que, ao entrar em contacto com o ar, sofre uma oxidação e dá à pele uma cor muito semelhante ao bronzeado natural.

Existem vários tipos de autobronzeadores, com diferentes texturas. Em creme, loção, spray ou gel. Em comum, todos têm o facto de dar uma tonalidade bonita à pele, enquanto a hidratam.

O grande desafio, contudo, é conseguir um bronzeado homogéneo. Mas, acredite, é apenas uma questão de prática e de aprender a usar a luva que acompanha o autobronzeador.

Assim, reunimos as melhores dicas para uma pele bonita e dourada, sem exposição solar. Afinal, apesar de já termos saído do confinamento, ainda é recomendado que permaneçamos em casa o maior tempo possível.

Bronzeado sem sol: as 8 melhores dicas para aplicar autobronzeador

Mulher com bronzeado sem sol

1. Esfoliar bem a pele

Esfoliar bem a pele do corpo antes de aplicar qualquer autobronzeador é fundamental, para que o produto penetre e o resultado seja homogéneo.

Por isso, se quer que a pele fique com um aspeto natural, não se esqueça do esfoliante para um bronzeado sem sol bonito.

2. Depilação

Se precisa de fazer a depilação e também quer usar autobronzeador, calma. O conselho dos dermatologistas é que espere pelo menos dois dias, entre uma ação e outra.

Isto serve para prevenir irritações cutâneas que poderiam piorar com o autobronzeador.

3. Secar bem o corpo

Depois de tomar um bom banho e antes de colocar o autobronzeador, assegure-se de que seca muito bem a pele, com uma toalha.

É que o autobronzeador deve sempre ser aplicado na pele seca de forma a não resultar em manchas.

4. Aplicar creme hidratante

Manter a pele bem hidratada é fundamental para o bom resultado do autobronzeador.

Por isso, antes de aplicá-lo assegure-se de que nutriu muito bem a sua pele (sobretudo nos sítios difíceis como os cotovelos, joelhos e pés). O ideal é que na noite anterior aplique um creme hidratante bem gordo.

5. Espalhar muito bem

O segredo para aplicar o autobronzeador corretamente é não ter pressa. Por isso, guarde um tempo para si, desligue o telemóvel e ponha a tocar uma música relaxante, quando for colocar autobronzeador.

A verdade é que vai ter que espalhar muito bem o produto (de preferência com uma luva própria), e insistir nos lugares mais difíceis do corpo. Caso contrário, o autobronzeador vai ficar acumulado em algumas zonas, como os joelhos ou os cotovelos.

E o resultado, já se sabe, será muito diferente do desejado.

6. Usar autobronzeadores diferentes para rosto e corpo

Se é muito branca e vai colocar autobronzeador no corpo para um bronzeado sem sol, convém que aplique também no rosto, para não ficar com dois tons muito díspares, numa zona e outra.

Contudo, o ideal é que use autobronzeadores específicos para o rosto e corpo (que podem ser da mesma marca e linha). Isto porque, a maior parte dos autobronzeadores de rosto já tem propriedades antienvelhecimento, e também factor de protecção solar contra os raios UV.

Se o que vai utilizar não tiver, deve aplicar protetor solar após o autobronzeador ter fixado.

7. Dormir com o autobronzeador

A maior parte das marcas sugere que vá dormir depois de aplicar o autobronzeador (para que o produto repouse na pele), e na manhã seguinte tome banho para retirar o excesso.

Mas, se tem medo de manchar os lençóis, saiba que hoje em dia a maior parte destes produtos já não deixa mancha no tecido. Porém, se quiser mesmo ter a certeza se mancha ou não, faça o teste com uma toalha velha.

8. Lavar muito bem as mãos

Imediatamente após aplicar o autobronzeador, é importante que lave muito bem as mãos, para que o produto não fique acumulado.

Operação verão: 7 produtos para prolongar o bronzeado
Veja também Operação verão: 7 produtos para prolongar o bronzeado

Como aplicar o autobronzeador?

Neste vídeo a youtuber portuguesa Helena Coelho ensina a aplicar o autobronzeador, passo a passo, para que o seu bronzeado sem sol seja mesmo perfeito. E de fazer inveja com um bronzeado sem sol.

Por isso, se ainda tem dúvidas de como fazer, vale a pena ver o tutorial.

Onde comprar?

As marcas mais famosas de autobronzeadores são a Vita Liberata e a St. Tropez.

Mas, atualmente, há muitos produtos bronzeadores a preços acessíveis em hipermercados, por exemplo. Pode encontrá-los também em perfumarias e parafarmácias.

Como vê, conseguir um bronzeado sem sol bonito e duradouro não podia ser mais fácil.

Preparada para se sentir ainda mais bonita?

Veja também