Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Fernanda Silva
Fernanda Silva
05 Jul, 2016 - 08:41

Consumo de ómega 3 reduz risco de morte por ataque de cardíaco

Fernanda Silva

Costuma ingerir alimentos com ómega 3? Devia! Isso vai melhorar a sua saúde, sobretudo em termos cardiovasculares, mostra novo estudo.

Consumo de ómega 3 reduz risco de morte por ataque de cardíaco

{%%affiliation_html_713%%}Os ácidos gordos ómega 3 fazem parte da gordura polinsaturada, ou seja, a gordura boa e essencial para o nosso organismo.

Um grupo de investigadores analisou os resultados de 19 estudos de 16 países e concluiu que o consumo de alimentos ricos em ácidos gordos de ómega 3 reduz o risco de morte por ataque do coração entre 10% e 25%.

As conclusões, publicadas recentemente na revista médica JAMA Internal Medicine, dos Estados Unidos da América, tiveram por base uma investigação da Universidade de Stanford, que analisou dados de 45.630 pessoas, tornando este num dos estudos mais completos realizados sobre o impacto desta gordura na saúde.

Os resultados foram similares, independentemente de fatores como idade, sexo, raça, diabetes, uso de aspirina ou de medicamentos para baixar o colesterol.

Por isso, se quer melhorar a sua saúde cardiovascular e reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco deve ingerir ómega 3.
Onde pode encontrar estes ácidos gordos? Por exemplo, no peixe, sobretudo no salmão, atum, sardinha, anchovas, truta ou cavala; em frutos secos, como as nozes ou a linhaça; e em feijões de soja ou tofu.

Além dos benefícios para a saúde do coração, são também conhecidos os efeitos positivos no cérebro e na visão deste ácido gordo. 

Veja também: