Maria Graça
Maria Graça
13 Dez, 2023 - 10:38

Burgau: descanso na aldeia a que chamam Santorini portuguesa

Maria Graça

Burgau tem casas caiadas e portas azuis. Um mar calmo e límpido. Conheça esta vila algarvia a que chamam a Santorini nacional.

Vista da praia do Burgau

A comparação foi sendo feita aqui e ali por muitos turistas, que viam muitas parecenças entre a vila do Burgau, no Algarve, e a famosa ilha de Santorini, uma dos mais famosos destinos da Grécia.

As casas caiadas de branco dispostas numa cascata que desce até ao mar, as portas pintadas de azul e um mar clamo, límpido e de águas amenas, reforçaram a comparação. Mas o Burgau é terra firme portuguesa.

Localizado na costa algarvia, bem a sul de Portugal, é o destino ideal para uma escapadinha à beira-mar. Mesmo no Inverno.

Dona de uma das mais bonitas praias do país, atividades para todas as gerações e uma infinidade de atrações nas proximidades, a vila cativa quem por lá passa, oferecendo descanso e aventura.

Esta antiga aldeia piscatória, no concelho de Vila do Bispo, encaixa-se numa baía, a menos de 30 minutos de carro de Lagos. Com um cenário fascinante, ruas estreitas de pedras, casas caiadas de branco e uma praia com um extenso areal, Burgau merece a sua visita.

Se procura um refúgio tranquilo, esta encantadora joia costeira promete uma experiência inesquecível.

Burgau: destino de praia e de lazer

Apesar da sua forte herança piscatória, Burgau vive atualmente maioritariamente do turismo, atraído pelos seus mil encantos. Durante o verão, a vila ganha vida com eventos que tomam conta dos bares e cafés locais, mas é bem mais tranquila durante a o inverno e a primavera.

Bem no seu coração encontra-se o maior tesouro: uma praia única que se estende ao longo do Oceano Atlântico e rodeada de montes e falésias que a protegem dos ventos do Barlavento.

Conhecida pelas suas areias douradas e águas cristalinas, a praia de Burgau é um paraíso para os amantes do sol e entusiastas da água e desportos aquáticos. Para os que procuram descanso e tranquilidade, os raios de sol convidam ao merecido descanso enquanto se deixa embalar pelos ritmos das ondas.

O seu longo areal é ideal para uma caminhada ao longo da costa enquanto sente a brisa do oceano e admira as vistas panorâmicas da região. A praia oferece também excelentes condições para nadar e é adequada para famílias, tornando-a um destino idílico para todos.

Casa no Burgau
Um das tradicionais casas do Burgau, com uma frondosa buganvília

Atividades aquáticas

Os mais aventureiros, encontram no Burgau uma grande variedade de atividades aquáticas. Para descobrir os penhascos, as grutas marinhas e as enseadas escondidas ao longo da costa, nada melhor que uma excursão de caiaque ou standup paddle.

Os entusiastas de mergulho e snorkeling têm também a oportunidade de descobrir a vida marinha que prospera sob a superfície. Para os espíritos mais irrequietos, o surf e o bodyboard são as escolhas mais populares, visto que a região do Algarve possui algumas das melhores ondas da Europa.

Não importa a sua preferência ou grau de habilidade, as águas azuis de Burgau estão prontas para serem exploradas.

Pequenas escapadinhas: não deixe de visitar

O que torna esta vila única é a sua localização no limite poente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.

Esta região protegida é o lar de uma diversificada flora e fauna e oferece vistas deslumbrantes sobre a costa. Quer seja um amante da natureza, banhista ou um amante de emoções fortes, Burgau tem algo para oferecer a todos.

No entanto, nas redondezas existem também várias atrações que vale a pena explorar.

A alguns quilómetros, a cidade de Lagos encanta através da sua rica história, cultura e arquitetura. Passeie pelas ruas de paralelepípedos da cidade antiga, visite os impressionantes penhascos de Ponta da Piedade ou mergulhe na herança marítima da região no Museu Marítimo.

Para os amantes da natureza, a visita ao Parque Natural da Costa Vicentina é obrigatória, onde poderá explorar a beleza de penhascos íngremes, praias escondidas e fauna diversificada da região. Não deixe de dar um salto a Odeceixe ou às praias de Aljezur.

Para uma mudança de cenário, aventure-se em direção leste até Sagres, um paraíso para surfistas e lar do imponente Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste da Europa. Explore os penhascos dramáticos, visite a Fortaleza de Sagres e desfrute do pôr-do-sol do farol, com vista para o Oceano Atlântico.

Quer escolha relaxar sob o sol, aventurar-se em atividades emocionantes ou explorar as maravilhas históricas e naturais nas proximidades, a vila de Burgau atende aos desejos de todos os viajantes.

Embarque nesta jornada e crie memórias duradouras neste paraíso costeiro da região algarvia.

Veja também

Artigos Relacionados