ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Miguel Pinto
Miguel Pinto
02 Jun, 2021 - 14:09

5 praias mais quentes do Algarve para banhos retemperadores

Miguel Pinto

Cansado de mar bravo e águas geladas? A solução é conhecer as praias mais quentes do Algarve, que ficam no sotavento, e fazer a sua escolha.

cacela, uma das praias mais quentes do Algarve

Se há coisa que não falta no Algarve é sol e praia. No entanto, da mesma forma que cada areal tem as suas especificidades, também o mar se comporta de maneira diferente de praia para praia. Por isso, se anda à procura das praias mais quentes do Algarve, podemos dar-lhe uma ajuda.

A verdade é que não obstante a beleza selvagem das praias da região Oeste ou as propriedades medicinais das agrestes praias do Norte, não dispensam uma visita. mas pouca gente gosta de meter um pé na água do mar e sentir todo o corpo gelar. nada como um bom banho de mar em águas tépidas.

No caso do Algarve, é na região oriental, também conhecida por Sotavento, que se encontram as praias com a água mais convidativa, ou seja, mais quente. Assim, desvende connosco quais as praias mais quentes do Algarve e, quem sabe, é desta que decide para onde vai de férias.

As 5 praias mais quentes do Algarve

1

Praia do Ancão, Loulé

O concelho de Loulé tem uma oferta turística bastante diversificada: ruas mouriscas, o seu doce mel, a deliciosa aguardente de medronho, os saborosos bolos de amêndoa e de figo e, claro, as atividades piscatórias da região. Aqui, também encontra alguns dos alojamentos mais luxuosos do Algarve, como o Vale do Lobo e a Quinta do Lago.

A Praia do Ancão situa-se no Parque Natural da Ria Formosa e é caraterizada por um extenso areal e vastos campos dunares, repletos de plantas aromáticas. Tem um espaço amplo para estacionamento, serviços de apoio à praia e vigilância em época balnear.

Há acesso viário alcatroado a partir de Almancil, em direcção ao Garrão/Ancão, durante 7 quilómetros. Através do empreendimento turístico, inicia-se um percurso em terra batida de 1,5 quilómetros.

2

Barreta, Faro

O concelho de Faro engloba a península do Ancão e as Ilhas da Barreta (Deserta) e da Culatra. Aqui está também presente o Parque Natural da Ria Formosa, símbolo de uma notável biodiversidade ecológica.

As praias da Ilha Deserta são das mais belas do Algarve e contam com águas de temperaturas bem convidativas. Há equipamento de apoio e vigilância durante a época balnear. Siga de barco a partir de Faro (Cais da Porta Nova, conta com estacionamento amplo próximo do cais).

Barreta é uma das praias mais quentes do Algarve
3

Praia da Fuseta, Olhão

O concelho de Olhão tem cinco praias, situadas em pleno Parque Natural da Ria Formosa. A Praia da Fuseta situa-se na zona oeste da Ilha de Armona, em frente à vila de Fuseta. O seu areal é extenso e deserto, e beneficia da formação de piscinas naturais, na baixa-mar. Há serviços de apoio à praia e vigilância na época balnear.

O acesso a esta que é uma praias mais quentes do Algarve é feito por barco, a partir do Cais da Fuseta, com estacionamento amplo junto ao cais de embarque.

4

Cabanas, Tavira

O litoral do concelho de Tavira é arenoso, com areia fina e água morna. Na sua zona leste, situa-se a Ilha de Cabanas, localizada numa faixa estreita de areia que se estende até à barra de Cacela. A sua praia fica exatamente situada em frente à povoação de Cabanas, com serviços de apoio e vigilância na época balnear. Esta é uma região de boa gastronomia, onde pode (e deve) degustar iguarias como ostras, amêijoas, polvo ou peixe grelhado.

Aceda por barco a partir do cais, na marginal de Cabanas. Não se preocupe com o carro, pois há estacionamento em grande quantidade.

5

Cacela Velha, Vila Real de Santo António

Este concelho estende-se pela faixa litoral, entre Tavira e Castro Marim até à foz do Rio Guadiana. As suas praias são de águas tranquilas e mornas, pelo que atraem muitos turistas na época balnear. A Praia de Cacela Velha situa-se no extremo nascente da Ilha de Cabanas, próximo da barra de Cacela. Em 2015, foi considerada uma das 15 melhores praias do mundo, pela versão espanhola da revista “Traveler”. O único aspeto menos positivo é mesmo não possuir apoio de praia, nem vigilância na época balnear. Vá de barco a partir do cais do Sítio da Fábrica, a cerca de 1,5 quilómetros de Cacela Velha. Consegue estacionar junto ao local de embarque.

Como pode ver, a escolha é variada. São as praias mais quentes do Algarve, mas com toda a certeza que não será apenas a temperatura da água a fazer com que se decida por um ou outra. cada uma destas praias tem uma envolvente própria, alguns encantos que vão muito para lá dos aglomerados turísticos. Por isso, descobrir estas praias pode ser o primeiro passo para conhecer um Algarve diferente.

Veja também