Márcio Matos
Márcio Matos
09 Jul, 2019 - 12:35
Foz do Arelho: a praia do Oeste para umas férias em beleza

Foz do Arelho: a praia do Oeste para umas férias em beleza

Márcio Matos

A Foz do Arelho é uma vila portuguesa especialmente apreciada nos meses de verão, pelo seu areal amplo e temperaturas agradáveis. Conheça este destino.

O artigo continua após o anúncio

A Foz do Arelho é uma vila que pertence ao concelho das Caldas da Rainha, ficando a apenas 10 minutos da cidade. É muito conhecida pela suas praias, embora guarde muitos outros encantos e atrativos, particularmente os naturais.

Para quem procura um destino calmo, com sol e mar, e uma Natureza rica e diversificada, a Foz do Arelho revela-se, sem dúvida, uma localidade com todos os requisitos essenciais para umas férias bem passadas. E se pensa que por lá apenas pode estender a toalha no areal, desengane-se, pois há muito para ver e fazer nesta terra maravilhosa!

Foz do Arelho: origem e história

Esta localidade tem origem numa comunidade piscatória que vivia daquilo que o mar dava. Na segunda metade do século XIX, a fama das suas praias começou a espalhar-se, tonando-se uma estância balnear de eleição para muitos veraneantes.

Algumas figuras importantes da sociedade portuguesa da época, frequentadoras das termas das Caldas, aproveitavam precisamente para ir passear até à Foz do Arelho e aí passar algum tempo. Este foi o caso do rei D. Carlos e do empresário Francisco Almeida Grandela (Armazéns Grandela de Lisboa), de que falaremos mais adiante.

Apesar de uma história já longa, só há cerca de 10 anos, em 2009, é que esta localidade ascendeu à condição de Vila. Atualmente, é uma zona de passeio obrigatória para todos os habitantes de Caldas da Rainha.

O que ver e o que fazer?

foz do arelho

Praia

O areal dourado da Foz do Arelho é uma das principais atrações locais. Aqui, mar e campo conjugam-se na perfeição, com umas paisagens e uma tranquilidade que caraterizam a região. O areal é extenso e o mar vigoroso. A beleza natural associada a vários eventos e diversão fazem desta uma estância procurada não só pelos banhos de sol e mar.

Atividades e eventos

As atividades desportivas incluem torneios e animação, havendo também espaço para atividades mais lúdicas como a leitura, graças a uma biblioteca de praia. A animação noturna fica completa com eventos e festas, onde o mar se une a boa música e muita diversão. Todos os anos, entre julho e agosto, celebram-se as Festas da Praia da Foz do Arelho, onde não falta boa música.

A Avenida do Mar, o Largo do Arraial e a Avenida Francisco Almeida Grandela são locais de passagem obrigatória para quem procura oferta noturna. O Caravela Café Bar – Taverna é um espaço icónico da vila, muito conhecido pela sua animação.

O artigo continua após o anúncio

Outra atividade prazeirosa é comer e, para isso, a Foz do Arelho é um ótimo local, já que é terra de bom peixe e marisco, com restaurantes especializados na boa gastronomia portuguesa e – a melhor notícia – com vista para o mar! Anualmente, entre maio e junho, tem lugar o Festival do Marisco.

Lagoa de Óbidos

foz do arelho

A Lagoa de Óbidos é o mais extenso sistema lagunar de Portugal e serve de habitat de muitas espécies de fauna e flora. São diversas as aves aquáticas e migratórias que aí podem ser observadas, assim como pescado e moluscos bivalves, que pode adquirir junto dos pescadores locais.

Desportos aquáticos

No campo das atividades desportivas, há muito a fazer seja na praia, seja na lagoa. Vela, windsurf, canoagem, remo, kitesurf, jetski, ski náutico, stand up paddleboard, surf são algumas das práticas desportivas permitidas nas águas da Foz do Arelho.

Se não tem muita experiência, não há problema, pois também por ali existem escolas capazes de o ajudar a aprender as mais variadas atividades desportivas aquáticas.

Pesca

foz do arelho

Outra atividade também passível de ser posta em prática na aberta da Foz do Arelho é a pesca, sendo este local tido como um dos melhores pesqueiros de Portugal. Algumas das espécies por ali existentes são: o robalo, o linguado, a solha, o rodovalho, a dourada, a choupa, a tainha, a amêijoa, o berbigão, o mexilhão, o camarão, o polvo, a enguia e o caranguejo verde.

Não se admire se der de caras no areal com gente famosa de cana em riste. O deputado socialistas Manuel Alegre, por exemplo, é um assíduo frequentador da Foz do Arelho para umas valentes pescarias.

Percursos pedestres

Para quem procura algum movimento, mas sem muito adrenalina, os percursos pedestres são uma excelente opção, acompanhada pelas melhores vistas sobre a lagoa e a foz. Esse é o caso das arribas da Foz do Arelho, cujo cenário é surpreendente. Os 800m de percursos contemplam, ainda, as falésias que podem ser contempladas em total.

Penedo Furado

foz do arelho

Fonte: Flickr/Vitor Oliveira

O artigo continua após o anúncio

Esta é uma formação rochosa existente na estrada que segue para a freguesia do Nadadouro. A sua forma em “arco”, devido à erosão do vento e da chuva, é peculiar e atrai muitos visitantes. Os passadiços recentemente construídos são já uma das grandes atrações da região. merecem uma visita e são ideais para um passeio revigorante e, claro está, muito útil para manter a forma.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp