Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
24 Ago, 2020 - 18:58

Cacifos automáticos: como receber encomendas fora de casa

Marta Maia

Precisa de receber uma encomenda, mas não está em casa? Saiba como funcionam os cacifos automáticos dos CTT, onde os encontra e quanto custa este serviço.

carteira deposita encomenda num cacifo automático

Acontece cada vez mais, à medida que as compras online ganham espaço nas nossas vidas: encomendamos produtos pela internet, mas não estamos em casa para recebê-los. O problema? O carteiro vai à nossa porta e, não obtendo resposta, volta para trás e leva a encomenda com ele, obrigando-nos a ir mais tarde a um balcão dos CTT para levantar o pacote.

Se esta também é a sua história precisa mesmo de conhecer os cacifos automáticos – uma solução disponível em vários pontos do país e que pode fazer toda a diferença na hora de receber encomendas.

O que são cacifos automáticos?

São cacifos públicos que pode utilizar, por curtos períodos de tempo, para guardar encomendas que lhe chegam pelo correio.

Estes cacifos estão disponíveis todos os dias, muitos deles 24 horas por dia, e são de acesso restrito, o que significa que só o proprietário temporário pode abri-los até terminar o tempo de atribuição.

sistema de entrega de encomendas que vão ser depositadas em cacifos automáticos

A quem pertencem?

A maior parte dos cacifos automáticos são dos CTT e servem para os carteiros depositarem encomendas que, de outra forma, teriam de ser entregues em mão.

No entanto, também existem cacifos da CP, pensados para os viajantes que precisam de guardar as malas durante os períodos de viagem.

Quanto custa este serviço?

Regra geral, os cacifos automáticos são gratuitos para o utilizador. No entanto, pode ter um custo, no caso de o comerciante que envia a encomenda não oferecer a opção de entrega num cacifo CTT.

Nessa situação, é cobrado o valor de 1,50 euros por cada pacote/caixa que for enviado para o seu cacifo.

Que tipo de encomendas podem ser enviadas para um cacifo?

Todas, exceto as que:

  • ultrapassem o peso e as dimensões permitidas;
  • tenham envio à cobrança;
  • precisem de recolha da assinatura da pessoa a quem se destinam para ser entregues;
  • venham de países fora da União Europeia e que, por isso, possam ter de pagar direitos ou taxas alfandegárias.

Onde encontro cacifos automáticos?

Encontra cacifos automáticos dos CTT em vários espaços da grande Lisboa e do grande Porto. As cidades de Leiria, Braga, Guimarães e, mais recentemente, de Loulé (Mar Shopping Algarve) também contam com um espaço que dispõe destes cacifos.

No caso da CP, encontra cacifos automáticos nas estações de Cais do Sodré, Oriente, Santa Apolónia, Rossio, Sete Rios e Cascais (Lisboa), em Campanhã e São Bento (Porto), nas estações de Coimbra e Coimbra-B, e na estação de Braga.

Como usar os CTT cacifos e os cacifos da CP?

Começamos pelos CTT cacifos. Se a loja online onde faz a compra tiver um contrato com os CTT, no momento do check-out vai ser-lhe dada a opção de receber a encomenda num destes cacifos.

Só tem de selecionar essa opção, escolher o cacifo que lhe é mais conveniente e, quando for notificado da entrega, ir lá levantar.

Note que, ao ser notificado da entrega, vai receber um email e SMS com dois códigos: um PIN e um número de identificação da encomenda. Vai precisar dos dois para abrir o cacifo.

Se a loja não tiver contrato com os CTT, cabe-lhe a si registar-se e escolher um dos cacifos automáticos disponíveis. Mas antes de pedir para enviar a sua encomenda para um destes cacifos, não se esqueça de garantir que tem créditos suficientes na sua conta para pagar o envio. Por cada encomenda, é descontado 1 crédito. E cada crédito custa 1,50 euros.

Ao fazer a encomenda online, quando lhe pedirem a morada de destino, indique a morada indicada pelos CTT. Pode consultá-la na sua área de cliente Cacifo 24H.

Quando a encomenda chegar, vai receber por e-mail e SMS os códigos PIN e de identificação da embalagem para poder abrir o cacifo.

CTT seguir encomenda: tudo o que precisa de saber
Veja também CTT seguir encomenda: tudo o que precisa de saber

Para os cacifos da CP não é necessário qualquer registo. Basta colocar lá as malas, fechar o cacifo e guardar o código para depois poder abrir de novo.

Períodos máximos de utilização

É importante que tenha em mente que os cacifos automáticos têm períodos máximos de utilização e não podem ficar fechados para sempre.

No caso dos CTT, tem cinco dias úteis para levantar a encomenda – findo este prazo, ela é devolvida ao remetente.

Nos cacifos automáticos da CP o período máximo é de 24h, sendo que, terminado o tempo, o cacifo fica disponível de novo (e qualquer pessoa passa a poder abrir).

Horários de utilização

Alguns dos cacifos automáticos dos CTT estão disponíveis 24 horas por dia, porque têm espaços próprios e dedicados. Outros dependem do horário dos locais onde se encontram.

Também os cacifos da CP estão sujeitos ao horário das estações em que se situam.

A segurança dos cacifos automáticos

A segurança dos sistemas dos cacifos automáticos é frequentemente posta em causa por potenciais utilizadores, que se sentem desconfortáveis em confiar as encomendas a um espaço que é público. No entanto, todos os cacifos automáticos que referimos estão sob vigilância.

No caso dos cacifos da CP, a vigilância é garantida pelo sistema de segurança das estações.

No caso dos CTT, os cacifos estão guardados por uma combinação de videovigilância, fechaduras antivandalismo e um sistema de deteção de encomendas. Além disso, o só é possível levantar a sua encomenda com os códigos que recebe no seu telemóvel e email.

Tenha em atenção às dimensões das encomendas

Uma nota final importante tem que ver com o tamanho das encomendas. Se, no caso da CP, os cacifos automáticos são de dimensões maiores (porque foram pensados para guardar malas), no caso dos CTT os cacifos automáticos são relativamente pequenos.

So é possível receber encomendas com um peso bruto (peso do produto + peso da embalagem) até 20 kg e de dimensões até 75 cm x 61 cm x 48 cm.

Caso a sua encomenda não caiba no cacifo, é devolvida ao remetente. Se a loja onde comprou tinha a opção de entrega num cacifo dos CTT, a sua encomenda é devolvida à loja, caso contrário a encomenda será reencaminhada para morada indicada quando se registou site dos CTT.

Veja também