Ekonomista
Ekonomista
22 Set, 2022 - 11:54

5 caminhadas em Portugal que vai querer experimentar

Ekonomista

Do Gerês a Manteigas, passando por Viseu. Conheça 5 caminhadas em Portugal que não vai querer perder. Pés ao caminho!

Caminhadas em Portugal

Para todos aqueles que procuram caminhadas em Portugal, fizemos uma lista de 5 percursos imperdíveis. É que andar é uma das melhores formas de conhecer alguns recantos incríveis do país. Aliás, em alguns casos é mesmo a única maneira de chegar a sítios quase imaculados e onde a mão humana ainda não fez estragos.

Aproveite um fim de semana e meta pés ao caminho para percorrer dos trilhos mais belos que Portugal tem para oferecer. São paisagens deslumbrantes que não vai esquecer.

Conheça 5 caminhadas em Portugal

1

Percurso da Pedra Bela (Gerês)

O Percurso da Pedra Bela tem início e fim no miradouro da Pedra Bela, um dos locais mais conhecidos da Serra do Gerês, que se encontra a cerca de 800 metros de altitude. O trilho passa pelas fascinantes e famosas quedas de água do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que compensará todos os quilómetros percorridos só pela sua beldade. Após passar as cascatas, o caminho final até ao miradouro da Pedra Bela é feito unicamente pela estrada.

Ver percurso

2

Rota do Javali (Manteigas)

A Rota do Javali é sem dúvida mais uma das caminhadas em Portugal que não pode perder. Aqui poderá deslumbrar-se com a vista panorâmica sobre a vila de Manteigas, percorrer o interior de florestas magníficas, subir ao topo da ribeira de Leandres e sentir a famosa cascata do Poço do Inferno.

Pelo percurso encontrará outros pontos de interesses, como a Casa do Guarda-florestal dos Carvalhais ou o Viveiro Florestal das Moitas.

Ver percurso

Floresta em manteigas
A magnífica paisagem florestal da região de Manteigas
3

Piódão/Foz de Égua (Arganil)

O percurso circular da Caminhada Piódão tem início e fim no Largo Cónego Manuel Nogueira, e liga a aldeia do Piódão ao lugar de Foz d’Égua. A aldeia é considerada das mais belas de Portugal, sendo que foi classificada como imóvel de interesse público em 1978.

Este é um percurso de declive pouco acentuado, excetuando-se alguns declives. Quando finalizar o percurso e voltar a Piodão, aproveite para testar os famosos produtos gastronómicos produzidos na região.

Ver percurso

4

Trilho do Vinho do Porto (Lamego)

O Trilho Vinho do Porto, que arranca em Lamego, é outra das mais imperdíveis caminhadas no norte de Portugal que deve percorrer sem pensar duas vezes. Esta é, sem dúvidas, dos trilhos pedestres mais belos do nosso país.

Aqui percorrerá trilhos que atravessam famosas vinhas no Alto Douro Vinhateiro, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO, em 2001.

Ver percurso

5

Rota do Feto (Viseu)

Para finalizar a lista das 5 caminhadas em Portugal, rumamos a Viseu e recomendamos a Rota do Feto. Este é um percurso curto, com uma extensão de 5km, com nível de dificuldade considerado fácil. Este trilho foi homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e fascina pelos seus pontos de interesse, de âmbito paisagístico, patrimonial, histórico e cultural, ambiental e desportivo.

O percurso tem início na freguesia de Mundão, seguindo-se por uma zona residencial em direção à área florestal, onde poderá caminhar à sombra e com direito a  pequenos recantos convidativos ao lazer e ao descanso.

Ver percurso

Veja também