Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
24 Ago, 2020 - 15:11

São Leonardo de Galafura: monumental miradouro para o Douro

Márcio Matos

O Miradouro de São Leonardo de Galafura é um local de visita obrigatória, que oferece uma paisagem única sobre o imenso e imponente Douro. Não perca.

Miradouro de São Leonardo da Galafura

O Miradouro de São Leonardo de Galafura fica no concelho da Régua, perto de Covelinhas, na freguesia de Galafura.

Dono de uns imponentes 640 metros de altura, este miradouro oferece uma vista desafogada sobre o rio Douro e a magnífica paisagem envolvente.

Nas imediações, há, ainda, uma capela (com festividades no penúltimo fim de semana do mês de agosto), um parque de merendas (com bancos de pedra e muita sombra, onde pode fazer um piquenique) e um marco geodésico.

Este é, portanto, um espaço super agradável para uma tarde diferente em família.

São Leonardo de Galafura e o miradouro que conquistou Torga

São leonardo da galafura na região do Douro

Na região de Trás-os-Montes, entre Vila Real e Peso da Régua, perto de Covelinhas e Gouvinhas, fica este fabuloso miradouro, de onde é possível admirar a paisagem duriense, caraterizada pelos socalcos associados às vinhas e ao vinho do Douro.

A centenas de metros de altitude, é possível vislumbrar, em dias mais limpos, as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo e Valença do Douro. Além da capela, do parque de merendas e do marco geodésico, há ainda no espaço um painel de azulejos que exibe um texto de Miguel Torga.

O miradouro é, também, uma zona de lendas. Conta-se que por ali existirá uma moura encantada, a Dona Mirra, que se passeia pelo meio do mato e, à noite, se refugia numa gruta na encosta rochosa, uma espécie de palácio subterrâneo.

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Miguel Torga, nasceu a poucos kms de Galafura, na aldeia de São Martinho de Anta. Por essa razão, não é de admirar que conhecesse bem este miradouro e o tenha visitado várias vezes para admirar o Douro.

Sobre esta localidade, o escritor transmontano disse que: “São Leonardo era como um barco de quilha para o ar, que a Natureza voltara a meio do vale.”

Também no seu Diário XII a partir deste miradouro escreveu a 08 de abril de 1977: ‘O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir.

Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor pintou ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão.

Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta.’

Além das passagens no seu Diário, Miguel Torga dedicou ainda um poema a esta freguesia.

Como ir?

Se estiver na zona do Peso da Régua e do Pinhão, e saia em Covelinhas. Depois, dirija-se até ao alto de São Leonardo. Quem vai de Vila Real, deve seguir a estrada nacional 313 (Parque Industrial) e procurar as palavras com a indicação de Miradouro.

Coordenadas GPS: Latitude 41° 10′ 21.684″  Longitude: 7° 40′ 19.887″

Wine Barrels
Não perca Wine Barrels: venha dormir nos pipos da Quinta da Pacheca

Peso da Régua e São leonardo de galafura

Se visitar o Miradouro de São Leonardo de Galafura, vá também até ao Peso da Régua e usufrua de tudo o que esta cidade tem para dar.

Esta que é a primeira região demarcada produtora de vinho do mundo, a Régua funcionou como entreposto comercial, de onde partiam e chegavam os barcos com o vinho do Porto.

A paisagem envolvente, o Alto Douro vinhateiro, é património da humanidade, classificado pela UNESCO. Além das vistas, aqui vale a pena ficar a conhecer as casas senhoriais, as grandes quintas produtoras de vinho e os palacetes.

Em termos culturais, merecem uma visita o Museu do Douro, o Solar do Vinho do Porto e a Casa do Douro.

Veja também