Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
26 Mai, 2020 - 16:08

Campo Maior: serenidade, história e tradições alentejanas

Bárbara do Carmo

A vila alentejana de Campo Maior, berço do maior produtor de café nacional, tem muitos encantos para uma escapadinha que promete. Venha conhecê-la.

Adega de Campo Maior

Uma vez por ano, a pequena vila alentejana de Campo Maior, enche-se de flores para receber os visitantes.

Mas Campo Maior é mais do que isto, é uma vila cheia de história e de curiosidades, para além de um recanto que espelha a serenidade tão característica do nosso Alentejo. 

É uma referência da economia nacional (graças ao incontornável Grupo Nabeiro, que tem aqui a sua sede e fábricas de produção de café). Mas também é uma das vilas mais bonitas do alto alentejo. Localizada no distrito de Portalegre, perto da fronteira com Espanha, Campo Maior, soma vários e deliciosos motivos para uma visita. 

campo maior: A grandiosa FEsta das Flores

Festa das Flores em Campo Maior
A festa das Flores atrai milhares de pessoas a Campo Maior

A começar pela Festa das Flores, que enfeita a vila com flores de papel pelo chão e suspensas na rua. Esta romaria leva milhares de pessoas à pacata vila alentejana.

As também conhecidas como Festas do Povo, são uma tradição que se estende desde o inicio do século XX, cuja origem está no culto ao padroeiro de Campo Maior, S. João Batista. 

Do café ao vinho pela mão da Delta

Na verdade, a Festa das Flores é um bom ponto de partida para explorar a região. Para os apreciadores de café, uma visita ao Centro de Ciência do Café é obrigatória.

Criado pelo grupo Nabeiro, este espaço “tem por objetivo proporcionar, a quem o visita, uma viagem interactiva ao mundo do café”, aquilo que é a sua produção e confeção.

Depois de embarcar nesta viagem, o difícil vai ser parar. Do café rapidamente se chega ao vinho, a tão típica iguaria portuguesa. Imperdível por isso, uma visita à Adega Mayor, desenhada pelo arquitecto Siza Vieira. Inaugurada em 2007, promete experiências únicas, envolvidas pela paisagem singular das planícies alentejanas.

Aqui pode fazer visitas às vinhas e adega, provas de vinhos e degustar as mais incríveis iguarias alentejanas. Um excelente programa para um dia em cheio. 

Depois de um dia repleto de atividades de degustação, pode desfrutar do calor alentejano. A Barragem do Caia, ou a Barragem do Abrilongo são ótimas opções, ambas com várias atividades náuticas. 

campo maior: os tesouros do centro da vila

Castelo de Campo maior
O castelo domina quase toda a paisagem da vila de Campo Maior

Visitar Campo Maior é ainda viajar pelo passado mouro: comece o seu roteiro pela Porta da Vila. Por aí suba até ao Castelo de Campo Maior para se deslumbrar com as vistas desafogadas e calmas da vila. Daí siga pelo sinuoso centro até à Igreja Matriz e faça uma visita à Capela dos Ossos

Nas redondezas, a Aldeia de Ouguela, a pouco mais de 8 quilómetros, é a memória viva do passado medieval. Um excelente passeio para fechar em beleza esta visita a Campo Maior. Se tiver tempo, Badajoz está à vista, a cerca de 19 quilómetros e Mérida a pouco mais de 75. 

Entre cá e lá, razões não faltam para conhecer Campo Maior. Uma opção incrível para um fim de semana prolongado ou para partir à descoberta dos ‘nuestros hermanos’. 

Como chegar

Quem vier do Porto deve seguir a A1 até Condeixa-a-Nova e aí apanhar a A13, em direção ao IP2. Depois apanhar a a N246 em Portalegre. Para quem vem de Lisboa, deve seguir no sentido A2 e A6 no sentido Elvas. 

Onde ficar

O Hotel Santa Beatriz é uma excelente opção para quem quer descansar e usufruir de uns dias românticos. Se vai em família, aposte numa das opções de turismo rural da região, como a Horta do Muro ou a Herdade do Alto.

Onde comer

A gastronomia alentejana é famosa em todo o país, açordas, sopas, migas, tudo com muitos coentros, para ser comido lentamente. Em Campo Maior, as opções são muitas e deliciosas. Experimente a Taberna O Ministro ou o Restaurante o Forno, são apostas caseiras e certeiras. 

Veja também